A Difficult Game About Climbing (PC) será lançado em fevereiro de 2024; veja o trailer de anúncio

Um novo representante para o gênero de escalada punitiva.

em 27/12/2023

O desenvolvedor solo Pontypants divulgou um trailer anunciando seu novo jogo: A Difficult Game About Climbing. A previsão é que o lançamento para PC (Steam) ocorra em algum momento não especificado de fevereiro de 2024.

O título segue os passos de jogos de Bennett Foddy, mais especificamente GIRP, game em Flash de 2011 que você pode jogar gratuitamente no site oficial, mas também tem influência de Getting Over It With Bennett Foddy, de 2017.

Confira a descrição no Steam:
Use apenas o mouse para controlar as mãos do seu escalador e subir uma montanha enorme e traiçoeira, cheia de desafios e surpresas. Cuidado com superfícies escorregadias enquanto sobe em direção ao pico. Glória eterna e um presente maravilhoso aguardam todos os escaladores que conseguirem chegar ao topo!

Apenas mouse: você precisa de um mouse para jogar este jogo. Os botões esquerdo e direito do mouse são usados para agarrar com cada mão. (Portanto, um trackpad não funcionará bem).

Aproveite:

  • Jogabilidade punitiva, mas não impossível. A prática leva à perfeição.
  • Sem enrolação, cada obstáculo é projetado com intenção.
  • Jogabilidade focada, sem elementos de distração.
  • Sem violencia. Você nunca pode morrer ou se machucar. Mas você pode perder todo o seu progresso com um erro... talvez isso seja pior.
  • Subir, escorregar, cair. De novo e de novo.
  • Sofrimento sem fim.

Mas não:

  • Pernas... Você não pode usar as pernas por algum motivo.

Nota do desenvolvedor:

Este jogo foi criado por uma pessoa, eu (olá). Este jogo é inspirado em Getting Over it with Bennett Foddy, que por si só é uma homenagem a um jogo ainda mais antigo, Sexy Hiking de Jazzuo. Eu tinha certeza de que o jogo de Bennett geraria inúmeros novos tipos de jogos semelhantes, que apresentariam desafios únicos, focados e, ainda assim, simples. Fiquei desapontado ao ver que essa tendência não se concretizou totalmente e então decidi fazer este jogo, na esperança de contribuir para o espírito de um gênero de jogo "tipo foddiano".
Fontes: Ponypants (YouTube), Steam




Admiro videogame como uma mídia de vasto potencial criativo, artístico e humano. Jogo com os filhos pequenos e a esposa; também adoro metroidvanias, souls e jogos que me surpreendam e cativem, uma satisfação que costumo encontrar nos indies.