Anúncio de emprego indica que Jogo da Mulher Maravilha terá serviços online

Pouco se sabe sobre o título desenvolvido pela Monolith Productions, que recebeu escassas informações desde seu anúncio original.

em 17/11/2023


Desde o anúncio no The Game Awards 2021, o jogo protagonizado pela Mulher Maravilha permanece envolto em mistério, sem muitas atualizações sobre seu desenvolvimento. Embora tenha sido revelado como uma experiência single player com a icônica heroína como protagonista, uma interpretação de um anúncio de emprego para Lead Software Engineer revelou a necessidade de experiência em "manter vivo um produto ou jogo", sugerindo uma estratégia de vida prolongada para o título, possivelmente através de serviços online, microtransações e progressão online.


Embora um cargo de engineer geralmente não seja responsável pela tomada de decisões estratégicas envolvendo o produto — função normalmente atribuída a um producer — tal exigência de experiência pode ter a ver com alguns rumos traçados pela própria Warner Bros. Discovery no que diz respeito às visões que a empresa tem para com suas marcas. Recentemente, durante a divulgação dos relatórios financeiros, o CEO da Warner Bros., David Zaslav, comentou, sobre o foco da empresa em transformar suas principais franquias em jogos como serviço, refletindo uma estratégia de longo prazo.


Essa novidade a respeito do game liga um alerta nos jogadores porque, nos últimos tempos, a tendência de transformar jogos em serviços online trouxeram alguns prejuízos para a indústria de games. Dentre exemplos notáveis estão Anthem (Multi), Babylon's Fall (Multi) e, na mesma temática de super-heróis, Marvel's Avengers (Multi). 

Tendo isso em vista, esse burburinho de implementação de serviços de operação online no jogo da Mulher Maravilha será observado com cautela pela comunidade. Afinal, a mesma Warner sofreu um duro revés por causa de Suicide Squad: Kill the Justice League (Multi) devido a esse motivo. A recepção negativa, por sua vez, supostamente acabou fazendo com que o título precisasse ser adiado por um período de quase um ano
Atualização (18/nov): Em um comunicado emitido para a IGN, a Warner Bros. nega que a base do jogo da Mulher Maravilha será baseado em live service. Segundo a nota, "Mulher Maravilha é um jogo de ação e aventura single-player ambientado em um mundo aberto dinâmico. Esta experiência em terceira pessoa permitirá aos jogadores se tornarem Diana de Themyscira e apresentarem uma história original ambientada no Universo DC, ao mesmo tempo que apresenta o Sistema Nemesis. A Mulher Maravilha não está sendo projetada como um live service".

Siga o Blast nas Redes Sociais
João Pedro Boaventura
É jornalista formado pelo Mackenzie e pós-graduado em teoria da comunicação (como se isso significasse alguma coisa) pela Cásper Líbero. Tem um blog particular onde escreve um monte de groselha e também é autor de Comunicação Eletrônica, (mais um) livro que aborda história dos games, mas sob a perspectiva da cultura e da comunicação.