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Impressões: Slime 3K: Rise Against Despot (PC) gruda nossa atenção com uma jogabilidade viciante

Este roguelite de sobrevivência do universo de Despot’s Game já é uma pérola do gênero.

em 15/11/2023
Foi graças a Vampire Survivors que “me contaminei” com o gênero conhecido como roguelite de sobrevivência. Desde então, sempre que um novo título com uma premissa semelhante é anunciado, ou mesmo lançado sem nenhum aviso, direciono minha atenção a ele para avaliar se vale a pena investir mais do meu já escasso tempo livre, buscando a satisfação de testemunhar visuais caóticos repletos de tiros, objetos, inimigos e todos os artefatos imagináveis que possam caber numa tela.

Slime 3K: Rise Against Despot é a aposta atual para saciar minha vontade por um caos de balas em um roguelite estilizado, com algumas particularidades distintas dentro desse gênero em ascensão no cenário independente. Atualmente disponível em acesso antecipado no PC, vamos explorar o que ele oferece para satisfazer entusiastas do gênero, como eu.

Uma geleca contra o mundo

Slime 3K se passa no mesmo universo de Despot’s Game, um roguelike tático em que recrutamos humanos artificiais para combater as aberrações de um tirano conhecido como Déspota, em um jogo de sobrevivência no ano 3000. Em Rise Against Despot a gosma anteriormente usada para criar esses humanos tornou-se consciente e agora está contra seu criador, o próprio Déspota.
O objetivo é simples: sobreviva e destrua!
Comandando uma gelatina assassina, devemos percorrer um caminho de pura sanguinolência e massacre contra os humanos que tentam destruir nosso simpático e melequento amigo verde para alcançar o grande vilão deste mundo. Contamos com um crescente arsenal de armas e habilidades para atravessar níveis cheios de inimigos e armadilhas em uma jornada viciante, repleta de “tiros, porradas e bombas”.

Slime 3K é um roguelite de sobrevivência com jogabilidade simplificada, semelhante a outros exemplares do gênero. Nosso papel é movimentar o personagem pela tela, desviando, quando possível, dos inimigos e seus golpes. A ação de ataque é automática, mas é necessário posicionar a mira para direcionar os projéteis.

A distinção de Slime 3K em relação a seus semelhantes reside no elemento de deckbuilding que ele apresenta. Antes de cada partida, o jogador pode editar um baralho com as habilidades desejadas para a sessão; derrotar inimigos rende pontos de experiência para o slime, permitindo ganhar novas cartas para adicionar ao deck.
Classificados em graus, o jogador precisa montar um deck com as habilidades que deseja obter durante a partida.
Durante as partidas, a cada nível alcançado pelo slime ao derrotar inimigos, uma loja aparece no mapa, oferecendo itens que podem ser comprados para tornar a pequena gosma mais perigosa e poderosa. Esses itens incluem ações ativas, como pistolas, espingardas, fuzis, lança-foguetes; e itens passivos, como escudos e aumento da taxa de aparição de bônus.

Usando moedas obtidas nas lojas, é possível aprimorar o estoque para trazer uma variedade mais ampla de itens para compra e aumentar a taxa de aparição de cartas de raridade maior, nos permitindo acessar equipamentos mais poderosos o quanto antes. Atenção também para a quantidade de itens que você usará, pois os espaços para equipá-los são limitados.
Derrote inimgos para subir de nível e deixar o slime mais poderoso.
Cada item pode ser melhorado até um terceiro nível de evolução. Para tal, é necessário obter três fichas de cada equipamento para que ele suba de nível e tenha, basicamente, seu dano e tempo de carregamento otimizados. Caso você fique com os “bolsos” cheios, espaços de reserva podem ser usados para armazenar alguns destes itens. Entretanto, apenas os que estão ativos — no lado esquerdo da fileira de equipamentos — fazem efeito para o pequeno melequento.

O objetivo do jogador é sobreviver por um tempo predeterminado, enfrentar um chefe, derrotá-lo e avançar para a próxima fase. Com um total de 10 fases já disponíveis nesta versão, cada uma apresenta particularidades que se tornam mais desafiadoras com o tempo. Nas fases iniciais, os inimigos são mais lentos e causam menos dano, enquanto nas fases posteriores enfrentamos humanos mais resistentes, inteligentes e em maior número.

Portanto, nossa função aqui é simples: eliminar humanos, adquirir melhorias, sobreviver às ondas de inimigos e derrotar o chefe da fase. Apesar das inevitáveis mortes, é possível usar os pontos de melhoria permanente e novas combinações de cartas no baralho para tornar-se mais apto a sobreviver e progredir por mais tempo.

Ainda é básico, mas já entretém bastante

Lançado em acesso antecipado em 2 de novembro, Slime 3K já exibe uma produção sólida, mas ainda revela a necessidade de melhorias em vários aspectos, desde detalhes simples até elementos mais elaborados que evidenciam que este é um projeto ainda em desenvolvimento.
Cada nível eleva o desafio de forma considerável.
O visual em pixel art mantém o padrão, seguindo a mesma estética de seu "antecessor". A animação do slime e dos inimigos é bem-executada, embora muitos inimigos sejam reciclados de Despot’s Game, dando a sensação de falta de novidade, especialmente para quem já está familiarizado com o primeiro jogo.

Na parte musical, Rise Against Despot ainda carece de variedade, apresentando uma única faixa que se repete incessantemente desde o início até o fim da sessão de jogo. Após algumas partidas, optei por desativar a música e reproduzir minhas playlists ou ouvir um podcast, pois estava cansado da repetição constante da mesma melodia.

Visualmente, a diversidade é limitada, pois todas as fases ocorrendo no mesmo mapa, com pequenas variações na disposição de objetos e obstáculos, tentando criar a ilusão de que estamos em localidades distintas. Esse é outro ponto que está em estágio inicial e será aprimorado no futuro.
A interface ainda carece de polimento, mas cmo o tempo isso será resolvido.
Alguns menus e telas, como a de resultados, permanecem bastante básicos. Os próprios desenvolvedores afirmaram que essas áreas receberão atenção futura, conforme indicado por mensagens deixadas na própria tela sobre suas intenções de aprimoramento.

Mesmo com controles simples, a jogabilidade com controle ainda não está completamente desenvolvida. Embora seja possível jogar no esquema twin-stick, em que o analógico esquerdo controla o movimento e o direito controla a mira, o controle da esquerda age como um mouse, movendo a mira para qualquer parte da tela em vez de apenas orbitar o slime. Além disso, não é possível navegar pelos menus com um controle de jogo; assim, até a implementação total do suporte ao controle, é recomendável jogar com teclado e mouse.
Por vezes caótico, a jogabilidade já se mostra viciante e nos deixa com vontade de jogar cada vez mais.
Apesar de ser básico em muitos aspectos, Slime 3K apresenta um ritmo de jogabilidade bem estabelecido e trabalhado. Apesar de a jogabilidade também estar na lista de melhorias futuras, esse é o aspecto melhor desenvolvido até o momento, tornando o jogo intrigante mesmo durante o início de seu período de acesso antecipado.

Viciante como todo roguelite precisa ser

Slime 3K: Rise Against Despot se destaca como uma adição promissora ao gênero de roguelite de sobrevivência, oferecendo uma experiência visual coesa com sua estética em pixel art e animações bem executadas.

Embora ele apresente algumas limitações, como a falta de variedade musical, a reciclagem de inimigos e a simplicidade em certos aspectos visuais, é encorajador notar o comprometimento dos desenvolvedores em abordar esses pontos, conforme evidenciado pela comunicação efetiva com a comunidade, principalmente na página do jogo no Steam. A promessa de melhorias futuras sugere potencial para evoluir significativamente durante o período de acesso antecipado.

A jogabilidade, apesar de simples, já merece elogios pela sua fluidez e ritmo bem-estabelecidos, tornando-se o ponto melhor desenvolvido até então. Contudo, a ausência de suporte total para controles é apontada como uma limitação atual, ainda restringindo a gameplay ao uso de teclado e mouse. A ênfase na evolução da jogabilidade e a disposição para aprimorar outros aspectos indicam que o jogo está em constante refinamento.


Dessa forma, Slime 3K: Rise Against Despot representa uma proposta intrigante para os entusiastas do gênero, proporcionando uma experiência inicial sólida que, com as melhorias prometidas e a atenção contínua dos desenvolvedores, tem o potencial de se destacar ainda mais no fértil cenário de jogos independentes.

Curtiu nossas impressões iniciais? Para acompanhar mais de perto, deixo o convite para você experimentar Slime 3K: Rise Against Despot, já disponível em acesso antecipado via Steam.

Revisão: Davi Sousa
Texto de impressões produzido com cópia digital cedida pela tinyBuildGAMES

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
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