Star Ocean: The Second Story R (Multi): como recrutar os personagens

Entenda as regras para conhecer os personagens opcionais que o acompanharão na jornada — sem spoilers do enredo principal.

em 06/11/2023

Star Ocean: The Second Story R
 tem vários personagens jogáveis, contando com os doze originais do PS1 e a novata que foi adicionada na versão de PSP. Alguns são encontrados como parte da história, mas outros são mais obscuros de conhecer. Há até personagens mutuamente excludentes, então é possível que os jogadores terminem a campanha sem nem saber da existência deles.

Para resolver isso, preparei um guia de personagens indicando os requisitos para formar o grupo que você preferir. Não se preocupe, pois tentarei manter os spoilers no mínimo, mencionando nomes de cidades, mas sem entregar os rumos que a história do jogo toma.

Lutando para salvar o mundo

Primeiro, vejamos alguns números:
  • São 13 personagens no total;
  • Dois é o mínimo por campanha;
  • Oito é o máximo por campanha;
  • Quatro deles podem ser usados em batalha simultaneamente;
  • Quatro também é o número de personagens em Assault Actions.

É bom deixar claro que o número de EXP ganho em batalhas é um total dividido entre todos os participantes. Portanto, o montante ganho por cada um é inversamente proporcional ao tamanho da equipe.

Os que não estão na linha de frente do combate ainda receberão EXP, mas em quantidade reduzida. Ou seja, mesmo que você nunca use determinados personagens, eles ainda poderão passar de nível e ganhar pontos de habilidades para gastar.

O remake trouxe mais uma novidade para o pessoal que aguarda a vez no banco: eles entram para a equipe de apoio das Assault Actions. Basicamente, são invocações em batalha que realizam um ataque definido previamente no menu de jogo. Cada ataque tem um tempo de recarga específico. Com até quatro personagens de apoio, essa nova mecânica é muito útil para as batalhas.



Além do pessoal do próprio jogo, os protagonistas dos outros cinco títulos da série Star Ocean podem ser escalados para as Assault Actions, mas as joias que invocam essas seis pessoas precisarão ser encontradas ao longo da jornada.

Exceto por Rena e Claude, todos eles são opcionais. Sim, é possível seguir até o final jogando apenas com o casal de protagonistas. Se quiser tentar isso, não se preocupe (muito), pois eles evoluem mais rápido dessa maneira, uma vez que o total de recompensas por batalha será dividido apenas entre os dois. Logo, a dupla recebe o dobro do que seria devido caso estivessem em quatro.

Para ajudar, há ainda a opção de selecionar dificuldades pelo menu. De forma crescente, são Earth, Galaxy e Universe. O balanceamento nem sempre é preciso, então sinta-se à vontade para mudar a dificuldade para mais ou para menos sempre que tiver vontade de adequá-la ao seu gosto ou necessidade.




Quando for derrotado em batalha, você poderá selecionar Retry, sendo levado diretamente ao menu de jogo, onde pode alterar a dificuldade, os personagens, os equipamentos e até investir mais um pouco em habilidades de criação e de especialidades. Ou seja: mesmo que opte por entrar de cabeça na dificuldade Universe, essa escolha nunca será definitiva nem trará punições de que você se arrependa.

Vamos conhecer os personagens? Optei por agrupá-los de acordo com a maneira que ingressam no grupo, mas no final indico a ordem cronológica de aparição.

O elenco

Rena e Claude

Como protagonistas, Rena e Claude são os únicos personagens obrigatórios, cabendo ao jogador decidir no começo qual aventura seguirá. Na verdade, a decisão não muda a história, mas o ponto de vista a partir do qual a presenciará.

Por exemplo: ainda na primeira hora de jogo, Rena é raptada por um antigo amigo. Jogar com ela mostrará a cena em que é levada para a mansão e como ela tentou escapar pelas minas. Quem escolher Claude seguirá até a cidade para descobrir um meio de salvar a moça. Quando se encontram novamente, enfrentam juntos o mesmo chefão.




A escolha implicará em muitas outras nuances, mas, no fim das contas, é sempre uma questão de gosto. Não há um ponto de vista mais completo que o outro, eles se complementam e até incentivam a jogar uma nova campanha com personagens diferentes quando bater saudades do game.

Em todo caso, Rena será onipresente no grupo de batalha pelo valor de suas magias de cura e recuperação de status. Claude, por sua vez, é o melhor guerreiro do jogo, o que também deixa a vaga dele praticamente garantida ao longo dos desafios.



Dias e Leon

Uma diferença concreta nas histórias dos protagonistas se manifesta na presença de outros personagens, que só podem ser obtidos como aliados em determinada campanha. Assim, Dias é exclusivo à história de Rena, enquanto Leon cumpre o mesmo papel na de Claude.

Para mim, os dois são arrogantes e irritantes, mas Dias tem mais apreciadores mundo afora por ser um grande espadachim, enquanto Leon é um gênio-mirim cheio de si e mimado. No fim das contas, aqui também é uma questão de gosto do jogador, uma vez que esses personagens servem para balancear os estilos de luta do grupo: Rena é usuária de magia e recebe o guerreiro de espada, Dias; Claude é um guerreiro de espada e terá o cientista-mago Leon ao seu lado. A chance de recrutá-los faz parte da história e não há como perdê-la.



Ashton, Opera e Ernest

Ashton e Opera são os primeiros personagens excludentes. Caso você convide Ashton, Opera deixará de ficar disponível e, sem ela, não é possível chamar seu namorado Ernest para integrar suas fileiras. O inverso também é verdadeiro e chamar Opera impedirá a missão que apresenta Ashton.

As duas figuras não são parte do caminho principal da campanha e encontrar o guerreiro dos dragões é um pouco mais fácil do que a atiradora estelar. 




Primeiro, vejamos como conhecer Ashton. Se conversar com os dois habitantes logo na entrada da cidade portuária de Hailey, ouvirá os rumores de um perigoso dragão assombrando as minas de Salva, onde você já esteve no começo do jogo. Se retornar até o local, achará Ashton, que será possuído pelo dragão de duas cabeças e receberá a opção de se responsabilizar pelo acontecido.
Existe uma sidequest para procurar uma maneira de tirar os dragões do corpo do guerreiro, que, na prática, não altera o andamento da história, mas serve de capítulo extra para o desenvolvimento do personagem. Para isso, deverá ler um certo livro na estante do ancião de Marze, depois falar com o rei de Krosse para obter permissão de entrar no Mountain Palace e, de lá, subir ao topo das Lasgus Montains.

Opera segue por outra via. Em Krosse, há uma breve cena em que avistamos um homem de três olhos (é Ernest). Após o torneio Lacuer Armory Contest, podemos encontrar Opera no bar de Hilton, durante uma Private Action. Em seguida, retorne a Lacuer e peça uma nova audiência com o rei, na recepção do castelo. O monarca indicará que Opera teve permissão para ir ao Mountain Palace e é lá que você poderá convidá-la a entrar no grupo.

Ernest é praticamente um personagem secreto, considerando os detalhes necessários para convocá-lo. Além de ter Opera no grupo, é necessário retornar com ela até Arlia, o primeiro vilarejo do jogo, para uma Private Action em que ficamos sabendo um pouco mais da origem do casal. Depois disso, o homem de três olhos aparecerá automaticamente após uma missão da campanha principal, em Hoffman Ruins. Opera só permanecerá no grupo se Ernest for convidado.

Bowman e Precis

Ao entrar pela primeira vez na cidade acadêmica de Linga, você conhecerá a jovem e atrapalhada engenheira robótica Precis. Em uma Private Action, os protagonistas a conhecerão um pouco melhor e, do nada, ela pede para acompanhá-los na jornada. É sim ou não.




Caso diga sim, outro habitante da cidade não poderá entrar no seu grupo. Trata-se de Bowman, um herbalista e artista marcial que conhecemos como parte do enredo obrigatório. Caso tenha recusado Precis ou não tenha feito a Private Action com ela, Bowman se oferecerá para acompanhar Rena e Claude na investigação do Sorcery Globe.

Como ambos são bons atacantes, sinceramente, a escolha se resume a uma questão de gosto: a adolescente espevitada e tecnológica ou o cientista adulto e desenrolado.



Celine e Noel

A usuária de feitiçaria simbológica Celine é a primeira personagem secundária a ingressar na história de Rena e Claude. Ela entrará para o grupo de forma temporária e, ao final, poderá ser convocada. Será a principal feiticeira do grupo, com magias cada vez maiores e feitiços de fortalecimento dos companheiros.

O zoólogo Noel, por sua vez, é o último personagem que perguntará se pode acompanhá-los na jornada. Assim como ocorre com Celine, conhecê-lo é parte obrigatória do enredo, então não tem como errar.



Welch e Chisato

Welch é uma espécie de easter egg na série Star Ocean. Ela apareceu pela primeira vez no terceiro título, Till the End of Time, lançado para PlayStation 2 em 2003. Desde então, deu as caras em todos os jogos seguintes, incluindo aparições retroativas quando os dois primeiros aportaram no PSP.

Por isso, ela está presente no remake e não é difícil encontrá-la: basta ter ao menos quatro integrantes no grupo e realizar uma Private Action em Lacuer logo após o Lacuer Armory Contest. Ela estará diante do portão do castelo e literalmente cairá do céu.




Chisato é a última personagem que pode entrar no grupo e não é encontrada pelo caminho principal. Portanto, se decidir tê-la na aventura, lembre-se de deixar o oitavo lugar vago no grupo, o que provavelmente envolverá recusar personagens como Noel.

A jornalista é encontrada em Private Actions: primeiro em Centropolis e, em seguida, em North City.  Você a verá novamente quando estiver na dungeon chamada Crimson Crystal Cave. Pegue o documento que ela deixou cair e devolva para a moça no terceiro andar do prédio principal de Centropolis. 



Finalizando

Embora todos os personagens secundários sejam opcionais, diferencio abaixo entre aqueles que podem ser recrutados diretamente na história principal e aqueles que requerem que a pessoa que joga faça algo para consegui-los. Em resumo:

  • Rena e Claude são obrigatórios;
  • Dias e Leon dependem da escolha inicial de protagonista, respectivamente;
  • Ashton e Opera são opcionais e mutuamente excludentes, enquanto Ernest depende de Opera;
  • Bowman e Precis são mutuamente excludentes; ele pode ser recrutado durante a história principal e ela é opcional;
  • Celine e Noel podem ser recrutados na história principal;
  • Welch e Chisato são opcionais.
Em geral, Noel e Ernest são os menos apreciados, então são recomendados apenas a quem planeja fazer duas campanhas para jogar com todos os personagens ou quando tiver sobrando um espaço vazio no grupo — lembrando que, ao completar oito, não será mais possível recrutar novatos.
Por fim, para você se planejar melhor, a ordem em que os personagens aparecem para entrar para o grupo nem sempre é estrita, mas, em geral, é a seguinte:
  1. Claude e Rena
  2. Celine
  3. Ashton
  4. Opera
  5. Precis
  6. Welch
  7. Bowman
  8. Dias
  9. Leon
  10. Ernest
  11. Noel
  12. Chisato


Continua…

Este guia para iniciantes terá mais uma parte, que será publicada na próxima segunda-feira e ajudará a entender o complexo sistema de IC/Specialties, com dicas para gastar as centenas de pontos obtidos ao longo da campanha em habilidades que farão grande diferença.

Revisão: Heloísa D’Assumpção Ballaminut
Siga o Blast nas Redes Sociais
Victor Vitório
Admiro videogame como uma mídia de vasto potencial criativo, artístico e humano. Jogo com os filhos pequenos e a esposa; também adoro metroidvanias, souls e jogos que me surpreendam e cativem, uma satisfação que costumo encontrar nos indies. Veja minhas análises no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).