Alan Wake 2 (Multi): dicas para você não se afogar na escuridão

Um roteiro para você navegar entre a realidade e o Lugar Obscuro com (alguma) segurança.

em 22/11/2023

Navegar entre as realidades de Alan Wake 2 pode ser desafiador com tantos plots, manuscritos e perigos à espreita. Separamos algumas dicas indispensáveis pra te ajudar a vencer o Lugar Obscuro e enfrentar Scratch com tranquilidade. 

Salve frequentemente

Apesar de ter um sistema de salvamento automático, dentro do jogo também é possível salvar manualmente nas garrafas de café espalhadas pelo mapa. É indicado até criar múltiplos saves para ter segurança caso algo dê errado, como softlocks, problemas de recursos ou algo do tipo.

Visite com frequência o quadro dos personagens



Tanto Saga quanto Alan têm seu local específico que resume a trama e avança a narrativa. Ela tem o Quadro de Evidências e ele tem o Quadro de Enredo. Enquanto o de Saga serve para juntar as provas e resumo das recentes descobertas da investigação, o quadro de Alan é utilizado como um dispositivo de mudança no mundo obscuro, alterando a realidade conforme a história encontrada pelos cenários.

Revisite áreas 

O famoso backtraking também está presente no jogo da Remedy. Com um mundo semiaberto, é essencial que o jogador explore as áreas mais de uma vez. É possível encontrar itens, inimigos e segredos em áreas já conhecidas, quando você as visita em momentos diferentes do jogo. 

Faça as cantigas de crianças



Existe uma missão secundária em Alan Wake 2 que consiste em achar cantigas de roda, caracterizadas por desenhos infantis no chão, achar seus respectivos bonecos e montar conforme a história contada na canção. Essa atividade está espalhada por toda Cauldron Lake e recompensa o jogador com amuletos que dão bônus especiais.

Use a lanterna de Alan para achar segredos

A lanterna de Alan não tem apenas a utilidade de abrir portas ou rotas para o jogador. Com ela é possível encontrar áreas secretas, ou de difícil acesso, que garantem boas recompensas para encher seu estoque com recursos essenciais.

Leia as páginas do manuscrito



A narrativa é um ponto importante no jogo. Além das cutscenes e diálogos, um componente extremamente importante para o bom fluxo da história está nas páginas de manuscrito encontradas. Assim como no original, essas páginas oferecem um vislumbre do que vai acontecer, além de contextualizar personagens e dar voz aos pensamentos de alguns deles.

Não perca as caixas de suprimento

Enquanto joga com Saga é possível encontrar uma série de caixas recheadas de equipamentos. Esses depósitos são feitos pelo Culto da Árvore e cada um deles tem um pequeno puzzle para ser aberto. Abrindo uma quantidade média é possível nunca ficar em falta de munição, itens de cura etc.

Não estoque demais

Em minha primeira jogatina eu fui cuidadoso até demais e cheguei ao fim do jogo com os depósitos de ambos os protagonistas extremamente lotados. A recomendação é utilizar de forma consistente os itens de ataque, principalmente as granadas e sinalizadores. Os únicos itens que é recomendado fazer um estoque mais específico são os de cura, que podem faltar dependendo da sua habilidade em evitar o perigo.

Jornada ao desconhecido



Espero que as dicas de Alan Wake 2 ajudem a jornada a ser menos ameaçadora, mas, acima de tudo, tente não seguir qualquer guia à risca. É sempre interessante se aventurar e descobrir algumas dicas valiosas por si só, mesmo que envolva morrer de forma besta pra alguns inimigos. 

Revisão: Ives Boitano
Siga o Blast nas Redes Sociais
Luan Gabriel de Paula
Redator publicitário em tempo integral e amante de games nas horas vagas. Provavelmente aprendi a segurar um controle mais rápido do que uma mamadeira. Cresci com os maiores clássicos da Big N como Zelda, Mario e Pokémon. Hoje aproveito os pequenos momentos de descanso da vida corrida para me perder em Hyrule, em uma Tóquio pós-apocalíptica ou em um mundo de encanadores e cogumelos.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).