We’ve announced that you can simulcast on ANY live streaming service!
— Twitch Support (@TwitchSupport) October 20, 2023
Check out our new guidelines and FAQ here: https://t.co/bTVF3hkpV9 #TwitchConVegas
A informação, já atualizada na versão em inglês da página de suporte da plataforma, destaca que o simulcast, transmissão em tempo real em mais de uma plataforma, pode ser realizado desde que a experiência de usuário da audiência não seja comprometida.
Na prática, um streamer da Twitch agora pode realizar suas lives ao mesmo tempo na "roxinha" e em outros serviços como YouTube, Facebook ou TikTok, desde que não faça menção à outra plataforma em que sua transmissão esteja sendo realizada e que a qualidade não seja inferior à da fonte, ou seja, na Twitch.
Confira os detalhes da atualização dos termos de serviço a seguir:
Em acordo com uma mudança iminente em nossos Termos de Serviço, agora permitimos que você transmita simultaneamente em qualquer serviço. Acreditamos em dar a você a liberdade de transmitir simultaneamente em outros serviços, mas também queremos garantir que a experiência do usuário do Twitch não seja comprometida. Para tanto, foram estabelecidas as seguintes diretrizes:
- Você garante que a qualidade da experiência dos usuários do Twitch em seu Simulcast não seja, no mínimo, inferior à experiência em outras plataformas ou serviços, inclusive por meio de seu envolvimento com a comunidade Twitch, por exemplo, via chat.
- Você não deve fornecer links, ou de outra forma direcionar sua comunidade, para sair do Twitch para sua transmissão simultânea em outros serviços porque valorizamos a comunidade no Twitch e o papel fundamental que o envolvimento da comunidade desempenha para todos os usuários do Twitch.
- Você não usa serviços de terceiros que combinem atividades de outras plataformas ou serviços em sua transmissão da Twitch durante o Simulcast, como a fusão de bate-papo ou outros recursos, para garantir que a comunidade da Twitch seja incluída em toda a experiência da sua transmissão ao vivo.
Se você não seguir as Diretrizes de Simulcast, a Twitch enviará um aviso antes de tomar qualquer ação de fiscalização.
A mudança na postura da plataforma pode ser um reflexo do descontentamento de streamers parceiros e até da audiência, que acaba acompanhando seus criadores de conteúdo favoritos quando resolvem acompanhá-los para fora da Twitch. Nos últimos anos, muitos streamers abandonaram a plataforma, migrando para serviços como o YouTube, Booyah! ou TikTok, que possuem políticas menos restritivas sobre o tema.
Com a mudança na política, streamers parceiros ou afiliados da plataforma agora possuem um pouco mais de liberdade para expandir seu público e, por consequência, impulsionar monetização.
Fonte: Twitch via X