BGS 2023 Hands-on: Persona 5 Tactica (Multi) transporta o mundo estiloso da franquia da Atlus ao formato tático

RPG tático demonstra ser bastante promissor em sua primeira demo.

em 17/10/2023
Como parte da nossa cobertura da BGS 2023, tivemos a oportunidade de jogar vários títulos presentes no evento. Um deles foi Persona 5 Tactica, um RPG estratégico que leva os Phantom Thieves de Persona 5 a um novo conflito. Como o primeiro dia estava com pouca fila quando cheguei, tive a oportunidade de jogar uma parte bem significativa do título e trago aqui as minhas impressões.

Posicionamento e vulnerabilidades

Em Persona 5 Tactica, os Phantom Thieves são levados a uma espécie de realidade alternativa inspirada na Europa medieval. Lá, uma grande tirana chamada Marie toma o controle de boa parte da equipe, forçando o jogador a enfrentá-los para que possam voltar ao normal.

No ponto da história que comecei a jogar, Joker, Morgana e a nova personagem Erina lutam juntos contra as tropas da vilã. A ideia é movimentar o trio de aliados pelos mapas, planejando com bastante cautela o seu posicionamento. Com vários obstáculos no caminho, faz uma diferença enorme colocar o seu personagem para aproveitar a cobertura de paredes, barris e outros objetos, reduzindo significativamente o dano do inimigo.

Da mesma forma, os oponentes podem se aproveitar dos elementos do cenário para se proteger dos golpes do jogador. Se os personagens não estiverem bem posicionados, eles serão atingidos por um golpe crítico, dando ao atacante a chance de atacar novamente. Também é fundamental tomar cuidado com as fraquezas elementais que podem ser exploradas como no Persona 5 original.

Uma vez que um adversário está no chão por conta de um golpe crítico, o jogador pode movimentar seus aliados para usar um Triple Threat Attack. Esse golpe é similar a um All-Out Attack e ele atinge todos os inimigos dentro de uma área de efeito em formato de triângulo formada pelo posicionamento dos aliados. Para ativá-lo é necessário ter pelo menos um inimigo caído no meio dessa área e os personagens ainda precisam ter turnos disponíveis.

Explorando habilidades e efeitos

Cada personagem possui uma árvore de habilidades própria com elementos como versões mais poderosas e de maior alcance de seus golpes elementais básicos, melhorias de HP e SP, vantagens passivas, etc. Complementando esse elemento, os personagens podem equipar um Persona secundário que adiciona habilidades ao seu leque de poderes ativos e passivos.

Como tradicional da franquia, é possível fundir essas criaturas para criar opções mais poderosas. Dependendo das criaturas escolhidas, o resultado final pode herdar poderes bem diferentes do usual, criando possibilidades bem específicas para as builds.

Em termos das Arts (poderes ativos), temos vários golpes elementais, sendo importante levar em consideração os seus efeitos no combate tático. Por exemplo, Morgana pode utilizar a linha do vento, Garu, mas atingir um oponente com isso empurra o personagem para outro ponto do mapa, o que pode ser desfavorável em algumas ocasiões. Outras técnicas como Eiha podem causar status que enfraquecem os inimigos.

Além dos ataques mágicos, a demo que joguei mostrou o quão fundamental é entender as vantagens dos golpes físicos e do uso de armas de fogo. Ao se movimentar para o lado do inimigo, é possível golpeá-lo com um ataque de curta distância que o empurra para fora da cobertura, dando a um aliado a chance de causar um dano crítico. Já as armas de fogo são uma forma excelente de atacar à distância, mantendo-se em uma posição segura.

A partir da primeira luta contra os aliados que passaram a ser controlados por Marie, temos também acesso a habilidades especiais baseadas em tensão (Voltage). Conforme recebemos e causamos dano, a barra de Voltage aumenta, abrindo habilidades especiais que consomem essa barra. Além de magias poderosas, chama a atenção a técnica de Erina que invoca uma bandeira no campo, afetando aliados e inimigos próximos.

Terrenos e objetos

Outro elemento que promete fazer uma diferença significativa no combate é o level design das áreas. Já na demo foi possível ver elementos muito ricos de verticalidade e objetos interativos. Um bom exemplo disso é que em algumas áreas é possível encontrar barris com pólvora que podem ser atingidos para causar grandes explosões que atingem vários inimigos.

Temos também áreas com grandes torres que podem ser escaladas com escadas e paineis que permitem pular de uma área a outra. Uma quest secundária que abri exigia que o jogador explorasse ao máximo a capacidade de atingir inimigos vulneráveis para se locomover por uma área extensa em um único turno, demonstrando muito bem esses elementos.

Um jogo promissor no cenário tático


Persona 5 Tactica pode parecer apenas mais um spin-off de Persona explorando outro estilo de combate em um primeiro momento. Porém, o que tive a oportunidade de jogar na demo da BGS 2023 me surpreendeu positivamente. Fiquei bastante curioso para ver como o jogo completo conseguirá explorar o design de áreas para dar ao jogador as ferramentas para derrotar os inimigos de jeitos divertidos e curiosos.

Persona 5 Tactica será lançado para PC (Steam), PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e Switch no dia 17 de novembro de 2023.


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
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