Like a Dragon: Infinite Wealth (Multi), o oitavo título principal
da série anteriormente conhecida como Yakuza, promete dar continuidade à história de Ichiban e sua trupe ao chacoalhar a estrutura de RPG introduzida em Yakuza: Like A Dragon (Multi). No entanto, esta vez, os cenários urbanos japoneses dos
distritos de Kamurocho e Isezaki Ijincho foram deixados para trás em favor da
ensolarada e exótica Havaí.
Na Brasil Game Show 2023, a Sega ofereceu aos visitantes uma oportunidade
única de experimentar uma demonstração jogável no estande, ao lado de Like a
Dragon Gaiden: The Man Who Erased His Man (Multi). O GameBlast, por sua vez,
teve a oportunidade de testar esse novo título em primeira mão no evento,
confira nossas impressões.
A primeira coisa a se perceber na versão disponível de Like a Dragon: Infinite
Wealth é a tentativa válida de colocar em uma única demonstração jogável todas
as principais características da série em termos de jogabilidade. Isso
significa que logo de cara o jogador é introduzido ao ensolarado céu havaiano
com uma rápida cutscene de Ichiban Kasuga viajando de avião e, em seguida, se
deparando em uma contenda contra alguns arruaceiros locais ao lado de sua
party já formada.
Essa é a oportunidade perfeita para introduzir o sistema de batalha de
imediato. Logo de cara, é seguro afirmar que a série principal continuará com
a abordagem de RPG apresentada no título anterior, mas com algumas diferenças
notáveis no sistema de batalha que denotam evolução.
A primeira delas, a mais evidente, é que agora é possível controlar a
movimentação dos personagens pelo cenário durante seus respectivos turnos,
enquanto no anterior isso se dava de forma automática. Em seguida, logo
tentamos compreender as novas classes assumidas pelos outros personagens no
time de Ichiban: dançarina, cujas habilidades envolvem fazer os oponentes
chacoalharem o esqueleto, e motorista turístico, cujo ataque especial é
colocar os inimigos em uma van de transporte turístico e pular do carro
enquanto o atacante fica de costas para uma bela explosão.
Outra mudança substancial e cuja utilização se mostrou bem recorrente durante
as brigas é a implementação de combos entre os personagens na party, em que
dois personagens se unem para desferir um ataque combinado contra os
oponentes. Adicionalmente, efeitos pontuais durante os combates, como utilizar
alguns elementos de cenário, também são possíveis durante o processo, bem como
o sistema de summon (quando Ichiban usa seu telefone para ligar e
"invocar" uma mão amiga).
Apesar de haver certo debate a respeito da necessidade da presença do então já
aposentado Kazuma Kiryu, protagonista dos seis primeiros jogos, e das
implicações de jogabilidade em action brawler que ele traz consigo, deu para
sentir que o enfoque é justamente no sistema de RPG, uma vez que o gameplay
muda para o de um jogo de ação somente quando chega no turno do Kiryu e sua
habilidade temporária é utilizada com o apertar de um botão, quando ele
simplesmente quebra a quarta parede ao destroçar a interface de RPG de turno e
sair para a porradaria irrestrita.
Uma vez encerrado esse combate introdutório e o jogador já entendeu como
funciona o núcleo básico do sistema de batalha, ele fica livre para explorar
uma porção compacta do Havaí, um verdadeiro recorte do jogo completo no
sentido em que é possível explorar todo o mapa, entrar em conflito direto, no
meio da rua, contra os arruaceiros locais e realizar atividades diversas.
Para isso, o time de Ichiban tem acesso a um incrível patinete elétrico, uma
espécie de sucesso espiritual do que Lost Judgment já havia feito com o skate,
já que era um pouco demorado atravessar o distrito de Ijincho a pé e
consideravelmente chato ter que depender do táxi (por conta das telas de
carregamento). Mais do que simplesmente agilizar o movimento, é possível
determinar o trajeto e fazer com que a trupe percorra o caminho todo no piloto
automático.
Dentre algumas possibilidades — como o Karaokê que, infelizmente, não traz
Baka Mitai (a famigerada “Dame Dame”, para os não iniciados) — a que mais se
destaca é o minigame de entrega de comida que já foi anteriormente comparado
com outra marca da Sega, Crazy Taxi. Há também algumas substories, como a de uma garota apaixonada que quer entregar uma carta ao seu crush; a de um chef de cozinha que precisa de um garçom para ajudá-lo em seu restaurante; e uma terceira em que o jogo basicamente se transforma em Pokémon Snap, mas com homens sarados japoneses fazendo poses no lugar dos Pokémon, e Ichiban precisa fotografá-los enquanto faz um passeio de bondinho.
Apesar dessas atividades paralelas, há um objetivo final claro determinado no
mapa. Chegando lá, uma rápida cutscene desemboca em um eletrizante confronto
de chefe contra um enigmático policial local. No entanto, a trama acerca de
tal personagem permanece um mistério, já que a demonstração abruptamente
chegou ao fim, deixando os jogadores sedentos por mais informações.
É importante destacar que essa demo marca a primeira vez que os fãs ocidentais
tiveram a oportunidade de experimentar o jogo, uma vez que ela anteriormente
só esteve disponível na Tokyo Game Show, que ocorreu em setembro deste ano.
Like A Dragon: Infinite Wealth está previsto para ser lançado no PC,
PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series e Xbox One no dia 26 janeiro de
2024. Uma versão de demonstração — que não se sabe se será a mesma aqui
testada — virá de brinde para quem adquirir o Like a Dragon Gaiden: The Man
Who Erased His Name, que sai no mês que vem.