LunarLux é um RPG independente desenvolvido pela CosmicNobab Games e publicado pela Freedom Games. Embora o jogo tenha clara inspiração na série Mega Man Battle Network, a obra consegue criar uma proposta própria que é bastante engajante, assim como um mundo vibrante e instigante.
Sobre humanos e Murks
Em LunarLux, acompanhamos a história da jovem Bella, uma guerreira muito promissora de Luna e que deseja acabar com os conflitos entre humanos e monstros conhecidos como “Murks”. Enviada para missões em vários lugares, a garota vai aos poucos entendendo melhor as condições de vida dos moradores de Luna e as verdades escondidas por baixo dos panos.
Além de Bella, os personagens relevantes incluem sua parceira-robô Tetra e vários outros NPCs, muitos dos quais já conhecem a protagonista ou pelo menos já conheciam algum de seus parentes. Nossa heroína foi criada dentro da Estação Espacial Lunex, onde o seu pai cientista trabalha, e a sua falecida mãe era uma general bastante popular.
Conversar com todos os personagens é incentivado pelo jogo por meio de um sistema de afinidades regionais. Ao falar pela primeira vez com alguém ou realizar uma quest secundária, o jogador ganha corações que afetam toda a cidade, fazendo com que todas as lojas daquela área ofereçam descontos que podem chegar a 40%.
Além de Bella, os personagens relevantes incluem sua parceira-robô Tetra e vários outros NPCs, muitos dos quais já conhecem a protagonista ou pelo menos já conheciam algum de seus parentes. Nossa heroína foi criada dentro da Estação Espacial Lunex, onde o seu pai cientista trabalha, e a sua falecida mãe era uma general bastante popular.
Conversar com todos os personagens é incentivado pelo jogo por meio de um sistema de afinidades regionais. Ao falar pela primeira vez com alguém ou realizar uma quest secundária, o jogador ganha corações que afetam toda a cidade, fazendo com que todas as lojas daquela área ofereçam descontos que podem chegar a 40%.
Também somos convidados a explorar os ambientes interagindo com os diversos objetos do cenário, tendo a chance de encontrar vários itens e até mesmo pistas para desbloquear baús de tesouro. O que torna a exploração ainda mais divertido é o fato de que podemos usar um traje espacial cujo estilo pode ser mudado ao longo do jogo. Com essa vestimenta, viajamos muito mais rápido e podemos ignorar paredes e outras barreiras por estarmos voando, alcançando áreas antes muito distantes.
Ainda gostaria de destacar que se trata de uma obra com ambientação futurista, o que faz com que os ambientes tenham como temática o espaço sideral. Temos pequenas colônias em construção, uma grande metrópole composta por prédios gigantescos, uma estação espacial, cavernas, entre outros locais. As áreas são bonitas, coloridas e convidativas.
Em alguns poucos momentos, exploramos também ambientes cibernéticos controlando Tetra. Neles, temos que procurar a saída, destruindo inimigos e barreiras no caminho apenas usando o tiro básico e a movimentação da personagem. Esses momentos são curiosos, embora as vidas limitadas que forçam o jogador a começar novamente se falhar sejam um pouco inconvenientes.
Em alguns poucos momentos, exploramos também ambientes cibernéticos controlando Tetra. Neles, temos que procurar a saída, destruindo inimigos e barreiras no caminho apenas usando o tiro básico e a movimentação da personagem. Esses momentos são curiosos, embora as vidas limitadas que forçam o jogador a começar novamente se falhar sejam um pouco inconvenientes.
Combate de turnos, dinamismo e planejamento
LunarLux é um RPG baseado em turnos cujo estilo de combate é baseado basicamente em duas etapas. Primeiramente, devemos escolher que ação queremos tomar, podendo selecionar entre várias habilidades ativas com custos e efeitos variados. Algumas dessas opções já estão disponíveis desde o início, enquanto outras podem ser encontradas explorando os ambientes ou comprando-as nas lojas.Uma vez selecionado o golpe, devemos escolher entre três opções de “habilidades de apoio”, que incluem modificadores para fortalecê-lo, ataques adicionais, invencibilidade por um turno, etc. Após essa etapa, habilidades específicas podem exigir a realização de inputs específicos, como apertar botões no timing certo ou escolher entre pedra, papel e tesoura.
Os golpes também podem ter outras vantagens únicas que valem a pena de acordo com o contexto. Existem ataques focados em causar determinados efeitos como paralisia e outros que causam mais dano contra chefes ou criaturas EX (uma linha mais poderosa disponível na reta final). Com determinados itens, também é possível aumentar o poder de cada golpe, melhorar a chance de ativar seus efeitos e intensificar uma habilidade de suporte.
Os golpes também podem ter outras vantagens únicas que valem a pena de acordo com o contexto. Existem ataques focados em causar determinados efeitos como paralisia e outros que causam mais dano contra chefes ou criaturas EX (uma linha mais poderosa disponível na reta final). Com determinados itens, também é possível aumentar o poder de cada golpe, melhorar a chance de ativar seus efeitos e intensificar uma habilidade de suporte.
Depois disso, temos o turno dos inimigos, que implica em tentar se defender dos padrões de ataque deles. Dependendo do golpe executado pelo oponente, teremos a chance de desviar ou usar escudos para defender nossa personagem seguindo estilos diferentes de input.
Em algumas ocasiões, vemos Bella em tabuleiros de tamanho variável e podemos desviar de projéteis e outros ataques a movimentando para um lado. Em outras, necessariamente devemos gastar um escudo (que é uma energia finita, mas recarregável) para podermos nos defender no momento exato, cujo timing costuma ser bem relaxado.
Em algumas ocasiões, vemos Bella em tabuleiros de tamanho variável e podemos desviar de projéteis e outros ataques a movimentando para um lado. Em outras, necessariamente devemos gastar um escudo (que é uma energia finita, mas recarregável) para podermos nos defender no momento exato, cujo timing costuma ser bem relaxado.
Temos também momentos em que o jogo segue um formato similar a Undertale, com a protagonista sendo transformada em coração e precisando desviar de uma chuva de balas. Em geral, esses são os padrões mais perigosos dos inimigos e com potencial de danos mais altos.
No início, a manutenção de escudos pode ser um pouco difícil, especialmente ao lutar contra múltiplos inimigos. Porém, conforme o jogador consegue upgrades para aumentar a sua quantidade máxima de escudos, fica bem mais fácil lidar com esse desafio. Da mesma forma, um detalhe útil é que o jogador pode usar um item por turno antes de escolher o ataque, fazendo com que esse gasto não implique também na perda de uma ação que poderia ser importante para acabar com o inimigo mais rapidamente.
Por exemplo, ao usar a granada que paralisa inimigos três vezes, é possível ativar um combo com 100% de chance de impedir a ação do oponente naquele turno. Já uma determinada mistura de granada e bumerangue atinge todos os inimigos de uma vez só, tendo a chance de dar ao jogador uma possibilidade de evitar totalmente os ataques naquela rodada.
Com o tempo e uma boa dose de curiosidade e exploração, conseguimos receitas para esses combos. Mesmo não sendo necessárias para ativar os poderes em questão, elas podem ser especialmente úteis para descobrir aquelas combinações inesperadas. A partir de certo ponto da história, também liberamos outro aliado com suas próprias habilidades e um estilo de golpe especial diferente, voltado a causar danos mais expressivos.
Por fim, a capacidade do jogador de eliminar os inimigos sem tomar dano é avaliada em rankings ao final de cada batalha. Nenhum outro fator influencia nessa avaliação, sendo possível conseguir rank S ao se manter ileso.
Infelizmente, os erros podem ser bem grotescos e quebrar a leitura consideravelmente, deixando o leitor perplexo sobre o que deveria ter sido e como a alta quantidade de erros não foi detectada. Para citar um exemplo simples, o chefe final tem uma habilidade especial em português chamada “Foca de Habilidade”, porque traduziram o termo “seal” para o animal “foca” em vez do extremamente óbvio “selo”.
Outros dois elementos menores também incomodam na experiência. Primeiramente, o balanceamento acaba sendo um tanto desequilibrado no final, tendo uma batalha contra um inimigo “comum”, no caminho para o último boss, em que os seus golpes são até mais poderosos do que o do chefão.
Além disso, é um pouco triste que os diálogos dos NPCs sejam geralmente estáticos, mantendo-se iguais durante o jogo inteiro. Com isso, algumas falas não se adaptam ao contexto atual da narrativa e podem ficar totalmente deslocadas e não fazer mais sentido.
No início, a manutenção de escudos pode ser um pouco difícil, especialmente ao lutar contra múltiplos inimigos. Porém, conforme o jogador consegue upgrades para aumentar a sua quantidade máxima de escudos, fica bem mais fácil lidar com esse desafio. Da mesma forma, um detalhe útil é que o jogador pode usar um item por turno antes de escolher o ataque, fazendo com que esse gasto não implique também na perda de uma ação que poderia ser importante para acabar com o inimigo mais rapidamente.
Combos e avaliação
O combate ainda tem outras peculiaridades que vale a pena ter em mente. Primeiramente, realizar bons ataques e defesas leva ao acúmulo de uma energia conhecida como Lux. Com a barra cheia, Bella é capaz de fazer um “Combo Lux” escolhendo uma sequência de três golpes que podem ativar grandes poderes dependendo da escolha e ordem das habilidades.Por exemplo, ao usar a granada que paralisa inimigos três vezes, é possível ativar um combo com 100% de chance de impedir a ação do oponente naquele turno. Já uma determinada mistura de granada e bumerangue atinge todos os inimigos de uma vez só, tendo a chance de dar ao jogador uma possibilidade de evitar totalmente os ataques naquela rodada.
Com o tempo e uma boa dose de curiosidade e exploração, conseguimos receitas para esses combos. Mesmo não sendo necessárias para ativar os poderes em questão, elas podem ser especialmente úteis para descobrir aquelas combinações inesperadas. A partir de certo ponto da história, também liberamos outro aliado com suas próprias habilidades e um estilo de golpe especial diferente, voltado a causar danos mais expressivos.
Por fim, a capacidade do jogador de eliminar os inimigos sem tomar dano é avaliada em rankings ao final de cada batalha. Nenhum outro fator influencia nessa avaliação, sendo possível conseguir rank S ao se manter ileso.
Detalhes que deixam a desejar
LunarLux conta com uma tradução para o português, mas infelizmente sua qualidade deixa a desejar diversas vezes. Embora haja vários momentos em que o texto flui bem, temos não apenas problemas de digitação, como também vários erros contextuais, como personagens se referindo aos outros com o pronome errado ou usando expressões que fazem pouco sentido em português.Infelizmente, os erros podem ser bem grotescos e quebrar a leitura consideravelmente, deixando o leitor perplexo sobre o que deveria ter sido e como a alta quantidade de erros não foi detectada. Para citar um exemplo simples, o chefe final tem uma habilidade especial em português chamada “Foca de Habilidade”, porque traduziram o termo “seal” para o animal “foca” em vez do extremamente óbvio “selo”.
Outros dois elementos menores também incomodam na experiência. Primeiramente, o balanceamento acaba sendo um tanto desequilibrado no final, tendo uma batalha contra um inimigo “comum”, no caminho para o último boss, em que os seus golpes são até mais poderosos do que o do chefão.
Além disso, é um pouco triste que os diálogos dos NPCs sejam geralmente estáticos, mantendo-se iguais durante o jogo inteiro. Com isso, algumas falas não se adaptam ao contexto atual da narrativa e podem ficar totalmente deslocadas e não fazer mais sentido.
Que a Lux sempre ilumine nossos caminhos
LunarLux é um RPG indie apaixonante, cujos elementos de história e gameplay são muito bem-empregados, bebendo de suas inspirações clássicas sem tentar ser apenas uma cópia barata delas. O resultado é instigante e uma das minhas experiências favoritas do ano, embora seja uma pena que a tradução para o português não tenha tido o devido capricho que merecia.Prós
- Sistema de combate por turnos engajante que valoriza a gestão de recursos como vida, escudos e itens;
- A boa variedade de padrões de ataques para aliados e inimigos mantém o frescor do combate;
- A mecânica de voar é uma forma prazerosa de explorar os ambientes em busca de recursos escondidos.
Contras
- A tradução em português é recheada de erros grotescos;
- A dificuldade do jogo aumenta de forma desequilibrada na reta final;
- As falas de NPCs às vezes não evoluem, deixando de fazer sentido pelo contexto.
LunarLux — PC — Nota: 8.5
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli
Análise produzida com cópia digital cedida pela Freedom Games
Análise produzida com cópia digital cedida pela Freedom Games