Jogamos

Análise: Builder Simulator (Multi) — O sonho da casa própria também dá trabalho nos games

Crie a morada ideal com uma infinidade de recursos e bastante paciência.

Construir uma casa é uma tarefa complexa, que exige conhecimentos bastante específicos. Builder Simulator nos coloca no papel de um hábil construtor que consegue levantar qualquer tipo de empreitada. A questão é que nem sempre o tempo gasto compensa o trabalho.

De tijolo em tijolo

Para ajudar a nos prepararmos para o mundo da construção, Builder Simulator traz um longo tutorial de 12 passos, explicando cada etapa de como levantar uma casa. Não que ele não seja necessário, mas se torna arrastado por causa de Bill Derr, o ajudante que não cala a boca em momento nenhum. Pelo menos há a opção de abaixar o volume da voz totalmente e deixar o som ambiente. 

No mais, como qualquer Simulator que se preze, a jogabilidade é bastante detalhada para trazer o máximo de opções para que o jogador realmente passe por todas as fases de uma construção, desde fazer as fundações e preparar argamassa até posicionar os móveis e pintar paredes.

Nesse quesito, Builder Simulator entrega uma experiência bacana e dividida em modos específicos. Além do tutorial, temos os Contratos, que funcionam como um modo de missões, com tarefas específicas; o Sandbox, que nos permite levantar uma casa livremente com as medidas que quisermos; e o Design de Interiores, focada na parte interna e decoração.

A variedade de opções até é bacana, mas isso faz com que a repetitividade de ações seja exaustiva, pois o esquema de todas as construções é igual: cave a fundação, faça o concreto, levante paredes externas, faça argamassa, coloque tijolos, acerte portas e janelas e repita, com alguns leves detalhes de diferença. Não há opções que acelerem os processos que se replicam, como colocar tijolos ou distribuir argamassa.

Outra parte do processo que se mostra bastante complicada é colocar o projeto na planta. Por mais que o tutorial até ensine como fazer o esquema da sua casa antes de levantá-la de fato, sempre haverá um erro difícil que prejudica a conclusão da planta.

E aí entramos em outro problema, que é a ausência de textos em português. Por se tratar de um jogo recheado de termos técnicos e produtos específicos, até mesmo quem domina o inglês pode se perder um pouco pelo caminho.

O mestre de obras virtual

Com uma infinidade de comandos e itens para serem usados, como carriolas, espátulas, betoneiras, andaimes, rolos de pintura, baldes d'água e até uma marreta, espera-se que tudo em Builder Simulator seja fluido, mas nem sempre isso dá certo.

É bastante confuso revezar as ferramentas que usamos, itens que vão na construção e manejar outros aparatos, como a betoneira. Isso ocorre porque sempre usamos os gatilhos para escolher o que pegar ou soltar, e nem sempre esse comando é preciso, o que causa algumas irritações. Dirigir a carriola também é uma tarefa enfadonha, pois guiá-la altera a maneira como controlamos nosso personagem.

Ainda assim, esses problemas são fáceis de ser digeridos por quem tiver paciência em aprender como utilizar o arsenal de utensílios à disposição, e isso torna a experiência de Builder Simulator até que agradável.

Para não ser totalmente injusto, há algumas dicas escritas que podem dar uma forcinha para quem entende a língua inglesa. Também há um indicador visual laranja bem chamativo, que deixa evidente as áreas que precisam ser trabalhadas. E por falar em visual, vale citar que fora do campo de visão da obra, há diversas quebras de polígonos e distorções na paisagem. Não é algo que afeta o objetivo do jogo, mas não deixa de ser bem feio.

Por fim, só é possível levantar casas de tijolos. Não há outros tipos de construções com materiais variados, como chalés, cabanas, pousadas ou até mesmo grandes moradias, como edifícios residenciais.

Lar, doce lar

Builder Simulator tenta ganhar o jogador com um sistema bem completo de opções, mas cobra muita dedicação. Não nego que dá sim para aproveitar, mas a repetição e dificuldade de entender as instruções de cada missão podem afastar a maioria dos jogadores.

Prós

  • Há muitas opções de ferramentas e recursos para construir uma casa;
  • O tutorial é bem completo e ensina cada passo para fazer fundações, levantar paredes, etc;
  • Os jogadores mais dedicados encontrarão um título interessante para passar o tempo.

Contras

  • É muito difícil se acertar com a planta de projetos;
  • Os comandos não respondem prontamente no ato de interagir com um objeto;
  • Quebras de polígonos no ambiente;
  • Se torna altamente repetitivo muito rápido;
  • O ajudante Bill Derr é extremamente irritante.
Builder Simulator — PC/PS4/XBO — Nota: 7.0
Versão utilizada para análise: PS4
Revisão: Davi Sousa
Análise feita com cópia digital cedida pela Frozen Way

é amante de joguinhos de luta, corrida, plataforma e "navinha". Também não resiste se pintar um indie de gosto duvidoso ou proposta estranha. Pode ser encontrado falando groselhas no seu twitter @carlos_duskman
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google