Parte do processo da Microsoft junto ao órgão estadunidense Federal Trade Comission (FTC) pela aquisição da Activision-Blizzard foi publicado erroneamente em um website voltado à divulgação dos documentos públicos envolvidos na questão. O problema é que alguns desses arquivos eram confidenciais e continham amostras dos planos futuros da empresa, incluindo até e-mails enviados por Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming e da marca Xbox.
Mesmo já havendo sido retirados do ar, uma vez que as informações foram à web, não há mais volta. Veja abaixo um resumo do que os numerosos documentos indicam. Tenha em mente que, mesmo sendo legítimos, os documentos datam de 2020 a 2022 e tratam apenas de planejamento. Enquanto não houver anúncio oficial, o futuro da Xbox ainda não estará confirmado.
Codinome Brooklin
A revisão do Xbox Series X terá formato cilíndrico e será totalmente digital. Com isso em vista, o armazenamento será aumentado para 2 TB. O novo controle acompanhará o console, que também terá wi-fi mais rápida, entrada USB-C frontal, embalagem reciclável e menor consumo de energia. Todas as melhorias pelo mesmo preço oficial do Series X atual: 499 dólares. O lançamento deve ocorrer em outubro de 2024.
Codinome Ellewood
A revisão do Xbox Series S manterá o design externo atual e também o preço oficial de 299 dólares, mas trará o novo controle e o dobro do espaço interno, com 1 TB. A wi-fi melhorada, o menor consumo de energia e embalagem reciclável também estarão presentes aqui. O lançamento deve ocorrer antes do Brooklin, em agosto de 2024.
Codinome Sebile
A revisão do controle Xbox atual terá o mesmo formato ergonômico, mas substituirá o tradicional sistema de pilhas por bateria recarregável e trocável. Além de prometer botões mais silenciosos, os analógicos serão modulares. Planejado para ser usado com múltiplos dispositivos para aproveitar o ecossistema da nuvem, Sebile deverá chegar em maio de 2024 e custará 69 dólares.
Próxima geração
Ainda sem codinome ou mais detalhes, o console Xbox de próxima geração está planejado para ser lançado em 2028. O conceito ainda é uma ideia vaga de "híbrido de nuvem" e "plataforma imersiva de jogos e aplicativos" com o uso de inteligência artificial e aprendizado da máquina (machine learning). O cronograma do projeto inclui desde a decisão pela CPU a ser aplicada, o que pode já haver ocorrido em 2022, até a criação do primeiro dev kit, almejada para 2027.