Text Adventures: o gênero que resistiu ao tempo e continua vivo

Com o advento das inteligências artificiais, jogos text adventures ganharam um grande aliado.

em 16/09/2023


Video game é coisa antiga, afinal, eles surgiram em meados dos anos 1950, mas os primeiros jogos eram extremamente limitados, como Ping Pong e Spacewar!. Todos contavam com jogabilidades simples e desafiadoras, mas faltava algo a mais, algo predominante no mercado de games: a narrativa.


Todos esses jogos se resumiam a atingir a pontuação mais alta possível e, portanto, eles não tinham um final. Essa situação começou a mudar em 1975, quando o programador Will Crowther escreveu o primeiro jogo de aventura por texto, o Colossal Cave Adventure, ou ADVENT, como também é chamado, já que o nome de arquivo poderia ter apenas seis caracteres no sistema operacional do PDP-10, o computador usado no desenvolvimento do jogo . A escolha do tema se deu por uma razão bem simples: Will era um explorador de cavernas amador, e decidiu criar o jogo como uma forma de se reconectar com seus filhos. O jogo era bem simples, focava na exploração de cavernas por meio de texto, com o auxílio de um guia/narrador, que falava com o jogador em frases completas,  e que compreendia comandos simples de duas palavras. Esse foi o primeiro jogo criado para o gênero. 

Um tempo depois, um estudante da Universidade de Stanford, chamado Don Woods, conheceu o jogo e resolveu expandir o código fonte original (com a devida autorização de Crowther), mantendo a parte de exploração de cavernas, mas acrescentando coisas a mais, como anões com machados, elfos, trolls e outros elementos de fantasia.
Foi em um computador como esse, o PDP-10, que nasceu o primeiro Text Adventure

A criação de Colossal Cave foi fundamental para o desenvolvimento do mercado de games, com o game sendo portado para diversos sistemas operacionais da época, e chegando até mesmo a ser distribuído junto com o Microsoft MS-DOS 5.0 em um disquete. Outro ponto de destaque na influência de Colossal Cave é ter servido de inspiração para a criação da Sierra Online, que logo depois se tornou a Sierra Games, desenvolvedora considerada uma das pioneiras nos jogos de aventura gráfica, com um dos principais títulos do seu portfólio sendo King’s Quest (jogo esse que recebeu um belo remake nas gerações mais recentes).

Colossal Cave é uma pedra fundamental na história dos games, e continua disponível na internet até hoje, assim como suas diversas versões modificadas por fãs. 

O gênero de text adventure foi um dos principais no mercado de games para computador de 1076 até meados dos anos 1990, quando começou a se tornar algo mais de nicho. Porém, ainda hoje é possível, e fácil, encontrar novos jogos desse gênero sendo criados.




Muitos desses novos jogos inclusive se aproveitam de inteligências artificiais para aumentar a imersão e a diversidade de gameplay para o jogador, permitindo não apenas uma maior variedade de cenários e opções, como também a compreensão de respostas mais elaboradas que tornam o jogo desafiador para a própria IA. Outro campo que tem permitido a proliferação do gênero são os smartphones, uma vez que é fácil encontrar diversas opções nas lojas de aplicativos das plataformas. 

Para quem gostava, ou ainda gosta, e tem interesse em criar seus próprios jogos, ferramentas não faltam. Aplicativos como Twine, Quest, ADRIFT, Inform, Squiffy, Inklewriter, e muitas outros estão disponíveis, quase todos gratuitos e bem simples de usar, exigindo pouco ou nenhum conhecimento em programação (outro charme desse gênero, na minha humilde opinião). Todos já estão linkados neste parágrafo, de nada.

Mas, para quem quer jogar e não criar, como já foi dito, opções existem aos montes na internet, com a única barreira sendo o idioma, já que a maioria acaba sendo em inglês. Aqui no GameBlast mesmo já indiquei um jogo de text adventure quando falei do sub-gênero fishing horror. Outras opções, você vê abaixo.

Colossal Cave Adventure



Não poderíamos começar as indicações com outro jogo que não o pai do gênero. Colossal Cave até hoje tem uma legião de fãs dedicados na internet, que buscam manter o jogo vivo e acessível a todos. Rick Adams é um desses fãs, que mantém um site no qual é possível ter acesso ao jogo e aproveitá-lo totalmente no navegador, além de direcionar outros fãs e interessados para fóruns, dicas e downloads de outras versões do game. 

Há também uma versão mobile do jogo disponível para smartphones, que você pode encontrar na Play Store, e também App Store para iPhones e Macs.

ZORK



Outro text adventure da velha guarda, e igualmente importante na popularização do gênero, foi Zork. Ele se mantém ativo até hoje devido a sua alta qualidade narrativa e reconhecimento avançado de texto. Nesses quesitos, Zork é muito superior a Colossal Cave.

O jogo é dividido em três partes, com o jogador iniciando dentro de uma casa, precisando explorá-la e depois sair para o mundo. 

Zork está disponível na Web.

Night House


Para um gênero que exige tanto da imaginação, uma coisa que não poderia faltar nesta lista é um jogo de terror. E Night House atende esse requisito com perfeição. 

Neste game, você é uma criança que acorda no meio da noite com vontade de ir ao banheiro e descobre que sua família não está em casa, sendo lançado em uma experiência assustadora. 

Night House está disponível na Web.

AI Dungeon



Dos jogos mais recentes, AI Dungeon é uma das melhores opções, já que em vez de apenas jogar em um universo criado pelo desenvolvedor, aqui, o jogador pode criar a ambientação na qual quer se aventurar, ficando a critério da IA criar os desafios e aventuras para o entretenimento. Apesar de ser mais um em inglês, a diversidade apresentada compensa muito pela diversão que o jogo proporciona. 

O jogo está disponível gratuitamente para PC via Web, Steam, Android e iOS.

Chat GPT

Mais um exemplo de Inteligência Artificial, e provavelmente a mais famosa do mundo no momento. E acredite, é totalmente possível jogar text adventures no Chat GPT, e o melhor de tudo, totalmente em português. 
Um exemplo de simples de como começar um jogo com o Chat GPT

Assim como seu antecessor nesta lista, a maior vantagem do Chat GPT (além do idioma e da gratuidade) é a customização da aventura. Você pode delimitar como quer a aventura com extrema riqueza de detalhes, para que a IA siga essas regras na construção do jogo. Possivelmente a customização aqui seja maior que a do AI Dungeon.

O Chat GPT está disponível para PC via Web, e smartphones Android e iOS.

Existe muito mais por aí

Esses três jogos são uma excelente opção para quem quer se iniciar nas aventuras do text-adventures, e até mesmo melhorar a fluência em outros idiomas. Sites como o Text Adventures e o The Interactive Fiction Database são excelentes para encontrar novos jogos e se aprofundar nesse universo. 

E para quem precisar de uma ajuda o pessoal da People's Republic on Interactive Fiction disponibilizou um PDF com instruções gerais que ajudam na maioria dos text adventures, sejam eles mais antigos ou modernos.

Um verdadeiro "mapa do tesouro" para quem curte Text Adventures

Para um jogador, é sempre legal redescobrir ou ter a chance de conhecer melhor uma parte tão importante das história dos video games. Você já conhecia os text adventures? Se não, lanço aqui o desafio: aproveite uma das ferramentas que citamos no texto e crie o seu próprio, depois mande o link aqui nos comentários para que a gente possa conhecer. Quem sabe eu não faça um texto sobre o seu jogo…

Revisão: Thais Santos


Jornalista e aficcionado por jogos e quadrinhos. Aproveita a profissão para falar do que gosta. Atualmente, é redator aqui no GameBlast e colaborador no Mapingua Nerd.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.