Starfield (XSX/PC): dicas para iniciantes

O essencial para se aventurar nas estrelas.

em 30/09/2023

Em um RPG de exploração espacial complexo como Starfield, é normal que o jogador sinta-se um pouco perdido ao explorar as enormes possibilidades que tem à disposição. Para que a sua experiência seja a mais proveitosa possível, reuni essas dicas que serão de grande ajuda para aproveitar o que o universo tem de melhor.

Melhores habilidades para começar

A cada nível ganho, somos presenteados com um ponto de habilidade, que pode ser usado para aprimorar nossa proficiência em diversas áreas do conhecimento. Obviamente, o desenvolvimento da skilltree depende do seu estilo de jogo, mas a lista a seguir contempla os pontos mais importantes de modo geral.


Levantamento de Peso: é uma habilidade essencial para todos os jogadores, pois, independentemente do seu estilo de jogo, você terá problemas com a administração do inventário e a capacidade de itens que seu personagem pode levar consigo.

Treinamento em Mochila Propulsora: o jetpack funciona como um pulo duplo, muito útil para alcançar lugares difíceis durante a exploração ou conseguir uma posição de vantagem em combate. É necessário pelo menos um ponto nessa habilidade para conseguir usar as mochilas propulsoras.

Duelo, Certificações de Pistola, Fuzil, Laser ou Escopeta: essas habilidades aumentam o dano de armas e podem causar efeitos bônus nos níveis avançados. A dica aqui é focar somente no estilo de combate do qual você mais gosta, o que é muito mais eficiente que espalhar os pontos em todos os tipos disponíveis. É muito melhor ser especialista em uma arma do que ter conhecimento raso em várias.

Furtividade: investir pelo menos um ponto neste item acrescenta um marcador de visibilidade quando nosso personagem se abaixa, o que é muito útil para saber se os inimigos à sua volta percebem sua presença. É essencial para praticar furtos e fazer ataques surpresa.


Persuasão: nem sempre as coisas se resolvem na força bruta. Como Starfield é um RPG, muitos conflitos podem ser apaziguados com uma boa conversa. Você pode evitar combates, convencer NPCs a ceder itens importantes e até mesmo obter recompensas maiores por tarefas realizadas apenas usando a lábia.

Contêineres infinitos e todas as bancadas de trabalho

Logo no início da campanha, somos recrutados para a Constelação, um grupo de pesquisa científico que estuda os mistérios dos artefatos. Ser um membro dessa organização dá acesso a uma série de facilidades em sua sede, como um quarto com uma cama em que você pode descansar para se recuperar e um cofre com capacidade infinita.


No subsolo da Guarida, temos acesso a uma oficina completa com todos os tipos de bancadas para construir itens em Starfield. Nesse local há ainda um container que também funciona como armazenamento infinito. Eu recomendo que você o use para guardar materiais e recursos, pela conveniência de deixar tudo próximo às bancadas de trabalho.

Como conseguir abates fáceis de naves

Ao seguir a campanha principal, você será apresentado ao comandante Tuala na sede da TAMC em Jamison, que lhe oferecerá a oportunidade de alistar-se como recruta na Vanguarda. A dica é aceitar a proposta o quanto antes.

A quest de recrutamento é na verdade um tutorial muito simples e didático, que requer poucos minutos para fazer e lhe dará um bom panorama do contexto de Starfield, em uma espécie de tour em um museu virtual interativo.


Essa missão também dá acesso ao simulador, o que é um ótimo meio de aprender os fundamentos do combate espacial. Mas o melhor de tudo é que os abates feitos no simulador contam para evoluir habilidades que exijam derrotar naves inimigas, mas sem o risco de enfrentar combates de verdade.

Escolha bem o seu parceiro

Durante as missões, você estará acompanhado por um parceiro controlado pelo computador. Esse acompanhante é muito útil, pois lhe ajudará nos combates, carregará peso e até servirá para quebrar a monotonia, fazendo comentários de tempos em tempos.

As habilidades de NPCs designados para as naves contarão como se fossem suas. Se você precisar fazer dobras de longa distância, por exemplo, poderá fazer uso dos talentos em astrofísica avançados da Sarah.


Se estiver carregando muito peso, você pode conversar com seu companheiro para que ele possa carregar equipamentos para você. Eles podem levar até 150 Kg de material sem reclamar.

Nos combates, o parceiro usará a arma que você equipar ao transferir itens para ele, selecionando-a na lista com o botão Y. É necessário que ele carregue munição compatível com essa arma, mas a boa notícia é que essa munição nunca é consumida.

Note, porém, que os personagens têm especialidades e alinhamento moral. Se você gosta de seguir a lei e a ordem, Sarah será uma boa companhia; por outro lado, se você não é tão apegado a agir de acordo com as regras, talvez Andreja seja uma parceira mais interessante. Se precisar de alguém bom com rifle, Sam é uma boa opção.

Em missões furtivas, vá sozinho

Embora um parceiro seja útil, a inteligência artificial não é nada discreta. O personagem controlado pela máquina não é muito esperto e provavelmente iniciará um tiroteio quando você estiver se esgueirando entre os inimigos.

Se uma tarefa exige discrição, vá a um lugar seguro e ordene à sua companhia para ficar parada naquele lugar.

A importância do descanso

Dormir e sentar são atividades mais importantes do que parecem em Starfield. O descanso recupera seu HP e pode curar ferimentos e enfermidades, evitando o gasto com insumos médicos.


Sonos contínuos de oito horas locais ou mais garantem um bônus de 10% na experiência por 25 minutos, então é sempre uma boa tirar uma soneca antes de completar uma missão.

Sentar é uma maneira simples de matar tempo, o que é útil para mudar o ciclo de dia e noite em uma missão ou fazer com que os lojistas se reabasteçam, o que ocorre em ciclos de 24 horas locais. Toda loja possui cadeiras à disposição, então aproveite-as.

Ao infinito e além

Espero que com essas dicas a sua jornada em Starfield para descobrir os mistérios dos artefatos seja muito mais proveitosa e divertida. Com um pouco de conhecimento, o escuro do espaço já não será tão assustador e lhe convidará para aventuras inesquecíveis.

Revisão: Davi Sousa
Siga o Blast nas Redes Sociais
Maurício Katayama
é engenheiro eletrônico e tem uma filha fofinha que tenta morder os controles do papai. Curte jogos de luta, corrida e ação.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).