Hideki Kamiya, diretor de Bayonetta (Multi), irá sair da PlatinumGames

Na desenvolvedora, estúdio do qual foi um dos fundadores, Kamiya também participou de vários outros games, como Astral Chain e The Wonderful 101.

em 25/09/2023

A PlatinumGames anunciou que o diretor, game designer e atual vice-presidente executivo da desenvolvedora, Hideki Kamiya, não fará mais parte da companhia a partir do próximo dia 12 de outubro. Por meio de uma publicação no seu perfil da rede social X (antigo Twitter), o estúdio japonês também comentou ser muito grato ao desenvolvedor pelas “ideias criativas, liderança e a contribuição para o crescimento da empresa desde o início até os dias atuais.”

Responsável por fundar a companhia, em 1 de outubro de 2007, ao lado de Tatsuya Minami, Atsushi Inaba e Shinji Mikami, sendo que os dois últimos foram parceiros do diretor na extinta desenvolvedora criada pela Capcom em 2004, e que seria fechada três anos depois, a Clover Studios, Kamiya ficou encarregado de dirigir o primeiro título da franquia Bayonetta e The Wonderful 101 na PlatinumGames.

No entanto, por conta de possuir enorme experiência na indústria, com um dos seus primeiros trabalhos sendo o envolvimento no Resident Evil original lançado em 1996, ele também contribuiu para diversas outras áreas na Platinum, tendo atuado como diretor criativo de Sol Cresta e supervisionado inúmeros projetos, como Bayonetta 3Astral Chain e Bayonetta Origins: Cereza and the Lost Demon.

Devido a tantas atribuições, não é de se estranhar que o diretor conseguiu alcançar o cargo de vice-presidente executivo do estúdio. Porém, ao utilizar o X para comentar o anúncio de sua saída publicado pela PlatinumGames, Kamiya revelou que optou por deixar a desenvolvedora a fim de seguir as suas “próprias convicções.”

Mesmo com o término de uma parceria que terá durado mais de 16 anos quando sair da companhia, o desenvolvedor aparenta estar confiante em relação ao futuro, uma vez que ele também compartilhou acreditar que “esse desfecho vem para o bem” e que continuará “criando com o meu estilo Hideki Kamiya.” Confira abaixo as publicações da Platinum e do diretor que tornaram pública a sua saída, bem como uma tradução livre dessas mensagens:
Nós lamentamos anunciar que Hideki Kamiya deixará a PlatinumGames em 12 de outubro de 2023.

Somos verdadeiramente gratos pelas suas ideias criativas, liderança e contribuição para o crescimento da PlatinumGames desde o início até os dias atuais.

Nós acreditamos que ele continuará tendo sucesso nos seus futuros empreendimentos como um criador de jogos. Estamos ansiosos para ver a indústria se tornar um lugar melhor com ele nela. Nós lhe desejamos tudo de melhor para o seu futuro!

PlatinumGames
Como anunciado na conta oficial da PlatinumGames no X, eu sairei da PlatinumGames em 12 de outubro de 2023. [Essa decisão] aconteceu após muita reflexão baseada nas minhas próprias convicções, e, de nenhuma maneira, foi uma decisão fácil de tomar.

Entretanto, sinto que esse desfecho vem para o bem. Eu continuarei criando com o meu estilo Hideki Kamiya. Eu espero que vocês permaneçam atentos.

Hideki Kamiya
Em relação ao futuro, o diretor não divulgou qual será o seu próximo trabalho e a PlatinumGames não comentou quem o substituirá na companhia. O estúdio também manteve em segredo o destino do Project G.G., título que estava em desenvolvimento dirigido por Kamiya, quem o classificou como parte da autodenominada trilogia “Hero”, composta por Viewtiful Joe e The Wonderful 101, e afirmou que apresentaria uma história de um “herói gigante”, utilizando a franquia Ultraman para exemplificar o projeto.

Fonte: Gematsu e IGN
Siga o Blast nas Redes Sociais
Antonio Ribeiro
Apaixonado por games e tudo que envolva cultura pop.