Todas as semanas, vemos uma enxurrada de novos jogos chegando às prateleiras virtuais. Muitos são baratos e simples, o que pode ser um indicador de baixa qualidade ou, no caso inverso, apenas de produção humilde, mas honesta e, talvez, até digna de elogios.
A Castle Full of Cats entra nessa última categoria. Agradável, fofo e acessível, é um título muito simples, composto principalmente de desenhos estáticos em uma experiência no gênero objetos escondidos que dura um punhado de horas. Ao ver o trailer, logo decidi comprá-lo, pois é muito clara a sinceridade e o amor com que o projeto foi elaborado e executado para ser, de fato, um jogo que proporcione apreciação, relaxamento e diversão descompromissada. E gatos. Centenas de gatos.
Catvania?
O estúdio Devcat cria jogos para ajudar a financiar o cuidado com os gatos que resgataram e também contribuir com abrigos para os bichanos. Com efeito, a temática de A Castle Full of Cats é diretamente voltada ao incentivo à adoção de animais e ao combate do abandono.
Disso vem a história, na qual a protagonista, Lily, vai até o castelo onde um feiticeiro humano deixou para trás seus felinos enfeitiçados. Ela procura seu amado desaparecido, Fofiño, e salvará muitos outros, restaurando suas verdadeiras formas. Para desbravar o castelo, ela precisará encontrar alguns NPCs que têm algo a dizer sobre a situação em que se encontram.
Como a moda é brincar com nomes de gêneros, o game é descrito como um “catvania” para indicar sua inspiração em metroidvania, mesmo sem realmente pertencer ao gênero (Gato Roboto se encaixa melhor na definição). De fato, a estrutura mostra essa influência: há um grande castelo formado por várias salas que vão gradativamente se tornando acessíveis e interconectadas.
O castelo tem vários aposentos, do salão e do cemitério à cozinha e à masmorra. Em cada um, há uma quantidade de gatos escondidos, com a maioria já presente no desenho do local e outros bem ocultos atrás ou dentro de objetos. Podemos dar zoom na tela para procurar melhor e, ao encontrar, marcá-los com o cursor.
Em muitos momentos, você varrerá os cenários com inúmeros cliques, o que é um misto de busca minuciosa e tentativas aleatórias. Existe uma ferramenta reveladora que ajuda a encontrar os bichos mais secretos, mas, como só localiza um gato por vez e depende de tempo de recarga, não é voltada a entregar tudo de bandeja — o que entraria em contradição com o objetivo maior de um jogo de objetos escondidos: a procura.
Como eu já disse, são centenas de gatos para encontrar, mais de 500, segundo a descrição do jogo. Enquanto vasculha em busca dos peludos, encontre também algumas chaves e itens necessários para abrir portas, baús trancados ou resolver problemas dos NPCats. Também não podemos esquecer as referências espalhadas por aí: a própria capa tem Lily vestida como Richter Belmont, um dos protagonistas da série Castlevania. Minha favorita foi a da imagem abaixo.
O jogo durará de acordo com sua visão afiada e, para quem gosta de caçar troféus, há aqui uma boa opção para “platinar”: é fácil, mas não sem propósito. As conquistas são coerentes, todas voltadas à ideia central de encontrar coisas. Encontre todos os gatos de uma sala; troféu. Entregue um item solicitado; troféu. Revele um atalho secreto; troféu. Quem se dedicar a algumas horinhas em um castelo cheio de gatos chegará à recompensa virtual que indica que tudo o que estava perdido foi encontrado.
Tranquilo como um afago
A Castle Full of Cats é um jogo de objetos escondidos simpático e cativante. A humilde produção é compensada pelo design que atende ao prazer genuíno de vasculhar cenários, achar centenas de gatinhos e os muitos segredos de um castelo de portas trancadas. Se mesmo eu, que não tenho afinidade com pets e não me interesso por vídeos de animais engraçadinhos, aproveitei o clima divertido, relaxante e afetuoso dessa fábula sobre resgatar e cuidar de gatos, os amantes dos felinos têm tudo para curtir o jogo até o fim.
Prós
- O tema faz defesa singela e honesta da proteção aos animais domésticos;
- Procurar os gatos é uma atividade relaxante e, para quem quer encontrar tudo, um pouco desafiadora;
- Os cenários detalhados fornecem bons esconderijos para os bichos;
- As muitas centenas de coisas escondidas para encontrar e a estrutura interconectada não-linear dão mais sabor à progressão da campanha;
- Amantes de gatos, em especial, acharão o jogo caloroso e atraente;
- Preço acessível, condizente com a simplicidade da obra.
Contras
- A produção poderia contar com mais animações simples para dar vida ao castelo e animais;
- Quando falta pouco a encontrar, a saída acaba sendo clicar a esmo, substituindo atenção por aleatoriedade.
A Castle Full of Cats - PS4/PS5/XBO/XSX/PC/Switch - Nota: 8.0Versão utilizada para análise: PS5
Revisão: Juliana Paiva Zaparolli
Análise produzida com cópia digital adquirida pelo redator