A desenvolvedora Falcom compartilhou novos detalhes sobre as habilidades específicas dos personagens Adol e Karja, as ações “Mana Senses” e os monumentos “Raven Stones” que aparecerão em Ys X: Nordics quando o JRPG for lançado para PlayStation 4, Nintendo Switch e PlayStation 5 em 28 de setembro no Japão. Um lançamento ocidental do título não foi confirmado.
Por meio das novas informações, foi possível conhecer que a maioria das habilidades de ataque do game irão consumir Skill Points dos personagens para serem executadas, e que, além de possuírem habilidades individuais únicas, Adol e Karja contarão com skills conjuntas, as quais demandarão SP de ambos para serem realizadas.
Sobre esse tema, a Falcom também comunicou que, ao utilizar uma mesma skill várias vezes, o nível de poder dela irá aumentar. Incremento que, dependendo da habilidade, fará com que a skill evolua por meio de ataques e efeitos mais poderosos. Já em relação à defesa da dupla, foi divulgado que, á medida em que os golpes inimigos forem evitados durante as batalhas em conjunto, chamadas de “Combination Mode”, o “Revenge Gauge” será preenchido. Medidor que, quando cheio, fortalecerá as habilidades.
No que se refere à “Mana Sense”, o estúdio revelou se tratar de uma ação que permitirá aos jogadores verem coisas que normalmente estariam invisíveis e, à medida em que evolui, atrasarem a passagem do tempo em uma hora, o que possibilitará o acesso a novos locais. Por fim, foi anunciado que os monumentos “Power Stones” poderão separar os dois personagens. Mecânica essencial para as áreas em que será necessário controlá-los isoladamente. Confira abaixo todas as novidades de Ys X: Nordics, em tradução livre:
Habilidades exclusivas para Adol e Karja
Em Ys X: Nordics, você será capaz de desencadear muitas habilidades de ataque usando SP, ou Skill Points. Existem habilidades específicas para Adol e Karja durante o Solo Mode, bem como skills em que os dois trabalham juntos durante o Combination Mode (habilidades de Combination Mode irão consumir SP tanto de Adol como de Karja).
Solo Mode: Habilidades específicas de Adol
Raid Slash — Poder: 110
- Habilidade de ataque que corta os inimigos pela frente de maneira ágil.
Pentagram — Poder: 495
- Ainda que careça de poder, sua ativação é rápida e é fácil de formar combos quando associada a ataques normais.
- Movimento característico de Adol, que é uma atualização da habilidade Raid Slash.
- Adol forma uma figura de uma estrela consigo no centro, e extermina qualquer inimigo que cruzar o seu caminho.
Mana Shoot — Poder: 55
- Vanglorie-se de um alto poder de ataque como uma habilidade de Solo Mode, e de uma invencibilidade ainda maior enquanto estiver performando o ataque.
- Adol dispara uma onda de mana da ponta da sua espada nos inimigos a distância.
Carmine Blast - Poder: 270
- Como o seu poder e dano são baixos, o SP consumido por ela também é baixo, tornando-a ideal para afastar os inimigos que se aproximam.
- Movimento característico de Adol, e a atualização da habilidade Mana Shoot.
- Consumindo toda a Mana, Adol dispara um raio de calor super-denso por um determinado período.
Solo Mode: Habilidades específicas de Karja
- A direção do raio de calor pode ser mudada, e os inimigos podem sofrer danos por queimadura depois de serem atingidos pelo raio.
Shield Bash — Poder: 145
- Utilizando o seu escudo circular, Karja ataca os ínimigos que estão na sua frente.
Skulled Strike — Poder: 530
- Ainda que você não possa controlar ela durante esse ataque, essa habilidade irá permitir que ela se proteja contra ataques inimigos por meio de uma blindagem perfeita.
- Ataque muito potente, que é uma atualização da habilidade Shield Rush.
- Um ataque conjunto ensinado pelos Normans, envolvendo um escudo, machado e um poderoso chute.
Flip Axe — Poder: 85
- Além de ter uma blindagem perfeita, os inimigos sairão voando com o efeito geada.
- Uma habilidade de ataque simples na qual Karja usa um machado para atacar os seus ínimigos.
Lost Cocytus — Poder: 285
- O poder é baixo, mas o ataque arremessa os inimigos pelo ar, tornando-os vulneráveis.
- Movimento característico de Karja, que é uma atualização da habilidade Flip Axe.
- Cria uma prisão de gelo por meio do poder da Mana congelante.
Aumente o poder das habilidades de ataque ao incrementar proficiência, e aprenda as atualizações das habilidades
- Durante o ataque, inimigos serão puxados para dentro da prisão de gelo, então serão arremessados com o efeito geada.
Ao utilizar uma mesma habilidade várias vezes, a proficiência irá aumentar. Alcançar níveis máximos fará com que os poderes das habilidades aumentem. Algumas skills, quando algumas estatísticas são alcançadas, deixarão que você as atualize com ataques e efeitos mais poderosos.
Habilidades específicas do Combination Mode
Double Smasher — Poder: 310
- Salte e depois esmague os inimigos que estão embaixo.
Adamus Saber — Poder: 170
- Alto dano, o que pode derrubar muitos inimigos com um golpe.
- Essa habilidade de ataque tem dois propósitos, bloquear os ataques inimigos e, ao mesmo tempo, revidar com um contragolpe.
Blaze Cross — Poder: 380
- Seu poder de ataque é muito baixo para uma habilidade de Combination Mode, mas Adol e Karja ficam invencíveis quando essa habilidade está ativada.
- Adol e Karja correm e se cruzam pelo caminho, criando um padrão com o formato da letra V.
Xena Striker — Poder: 325
- Além de diminuir instantaneamente a distância de um inimigo, essa habilidade os derruba devido ao impacto do golpe.
- Uma habilidade de ataque que causa dano aos inimigos próximos ao quebrar a ligação de seu parceiro formada pelas correntes de Mana.
Proficiência e o medidor Revenge Gauge irão aumentar o poder das habilidades de Combination Mode
- Além de derrubar os inimigos, o efeito de queimadura de Adol ou o de geada de Karja serão adicionados dependendo de quem quebrar a ligação.
Durante as batalhas no Combination Mode, defender os ataques inimigos irá preencher o seu medidor Revenge Gauge.
Quando você ativar habilidades enquanto o medidor estiver completo, a força de Adol e Karja será multiplicada de acordo com o número indicado no medidor.
Na medida em que a força básica é aumentada quando a proficiência cresce, ativar uma habilidade de Combination Mode com máxima proficiência quando o Revenge Gauge também está no máximo permitirá que você ative uma habilidade com um poder imensamente maior do que você é capaz de usar no Solo Mode.
Ação Mana: Mana Sense
Adol ou Karja podem ativar uma ação especial chamada Mana Sense quando encontrarem um Antique [item especial] chamado Druid Monocle.Mana Sense
- Uma ação Mana que, por meio do Druid Monocle, permite que você veja coisas que são normalmente invisíveis aos olhos.
- Você poderá ver inimigos próximos e vários artifícios, bem como encontrar itens enterrados no subterrâneo.
- Além disso, ao aprimorar o Druid Monocle, a Mana Sense será melhorada, e você será capaz de desacelerar a passagem do tempo em uma hora.
Raven Stones
- Você poderá atravessar portas e locais de difícil acesso que seriam impossíveis em uma velocidade normal.
Ao examinar o monumento Raven Stone localizado nas dungeons, você conseguirá remover temporariamente as correntes de Mana que amarram Adol à Karja (normalmente, Adol e Karja atuam sempre juntos). Quando estiverem separados, você poderá controlar Adol ou Karja ao redor da área do monumento. Às vezes, será necessário controlar ambos personagens com uma grande distância entre eles, trocando entre os dois para completar a área.Enquanto estiver sozinho, não haverá apoio do seu parceiro. Tenha cuidado com os Power Attacks!
Fonte: Gematsu