Starfield (PC/XSX) tem novos detalhes revelados pela Bethesda durante sessão de perguntas e respostas

Antes do evento, foi anunciado que o RPG atingiu a fase “Gold" e que, a partir de hoje (17/08), o preload já está disponível no Xbox e Windows Store.

em 17/08/2023

A Bethesda realizou uma sessão de perguntas e respostas em 16 de agosto no Discord para esclarecer as dúvidas dos fãs sobre Starfield (PC/XSX). Comandado por Will Shen, principal designer das missões, e Emil Pagliarulo, designer principal, no encontro foi compartilhado que será possível comprar casas em todas as cidades grandes, criar um personagem com uma história de fundo anônima, escapar da prisão fugindo ou pagando uma multa e várias outras características que o futuro RPG reserva aos jogadores.


Antes mesmo do evento começar, novidades sobre Starfield já haviam sido divulgadas. Já que o estúdio revelou por meio da sua conta no X (antigo Twitter) que o título havia alcançado a fase "Gold" — o que significa que o game está pronto para ser lançado no mercado — e que os jogadores dos consoles Xbox e da Windows Store poderão pré-carregar o título a partir de hoje (17/08) e que os usuários do Steam terão acesso ao preload em 30 de agosto.
Em relação ao encontro propriamente dito, foi anunciado que o tempo no RPG só irá avançar à medida em que os gamers jogarem o título, que os mechs são proibidos e não utilizáveis, mas que talvez os jogadores encontrem algum campo de batalha mech antigo no decorrer da aventura, que, mesmo os preços para comprar e vender itens sendo fixos, é possível alterar a economia por meio de Habilidades e diversas outras características que podem ser conferidas na íntegra abaixo, em tradução livre:
Perguntas e Respostas

Casas

P: Nós poderemos comprar casas ou propriedades nas grandes cidades?

Will: Sim! Há casas em diferentes cidades que o jogador pode obter. Algumas você terá que comprar e outras são recompensas para missões específicas.

Emil: Com certeza! Você poderá comprar uma habitação em todas as principais cidades do game. E há pelo menos uma que você obtém após completar... algo.

Aparência dos pais

P: Caso selecionemos o traço Kids Stuff, nossos pais serão gerados baseados na aparência dos nossos personagens ou existem [modelos de] pais predeterminados? Quais benefícios teríamos nessa escolha?

Will: Os programadores da nossa nova tecnologia facial estavam empolgados em criar uma funcionalidade que pudesse tentar equiparar a face customizada pelos jogadores e, a partir daí, criar os dois pais. Então, eles são baseados na aparência do seu personagem, apesar da matemática envolvida por trás disso estar além do meu entendimento. Nós tivemos tecnologias parecidas em nossos títulos anteriores.

Emil: Sim, sem dúvida. Assim como nós fizemos em Fallout 3 com o seu pai, e em Fallout 4 com o seu filho, em Starfield, caso escolha o traço Kid Stuff, seus pais serão baseados no seu personagem. Sem spoilers, mas eu acredito que os fãs irão realmente apreciar os atores que escalamos para esses papéis. E eles ficaram tão envolvidos com isso, é sensacional. (Ah, e sim, você receberá algo).

Dicas para os principiantes

P: Para aqueles de nós que nunca jogamos um título da Bethesda antes e iniciaremos com Starfield, qual informação nós deveríamos saber para tornar a experiência mais impactante desde o início? Quanta importância nós devemos dar a criação da história de fundo do personagem antes de começarmos o game?

Emil: Sempre criamos nossos jogos para os nossos fãs antigos e novos. Então, você pode jogar sem ter nenhuma experiência com um título da Bethesda antes. Mas gostamos de olhar para isso não somente como jogar um game, mas principalmente como viver em um universo que criamos. Então, instale-se, vá no seu próprio ritmo e logo você irá aprender todos os sistemas e estará se aventurando pelos Sistemas Colonizados da maneira que desejar.

Em relação à história de fundo do seu personagem, isso cabe a você. Eu sou fã de headcanon [crença pessoal numa história fictícia que não foi confirmada pelo criadores dessa história]. Por exemplo, meu último personagem foi um trabalhador chamado Mitch Dombrowski. Ele é um caminhoneiro espacial bem-humorado e, ainda que faça o que for preciso para se defender, nunca é o primeiro a atirar. Ele é como um irmão mais velho e amável de Han Solo.

E sim, existem traços e histórias de fundo que permitem esse tipo de coisa.

Will: Por mais que nós tenhamos estipulado o mesmo ponto inicial para todos os jogadores, o que acontece ao protagonista antes do jogo começar está totalmente nas suas mãos e no seu headcanon. Há traços e histórias de fundo que lhe permitirão especificar mais sobre você, mas você também pode selecionar uma história de fundo anônima e nenhum traço se quiser. 

Quanto ao fato de nunca ter jogado um título da Bethesda antes: tente tudo! Nós somos um simulador, bem como um jogo de RPG, então nós tentamos dar o nosso melhor para que o jogador possa fazer o que quiser.

Contrabando

P: Como o sistema de contrabando de cargas funciona? Nós podemos escondê-las em algum lugar da nave e vendê-las por um preço maior depois?

Will: Alguns itens são considerados “Contrabando” e você precisará escondê-los das naves de segurança orbitando às maiores colônias para conseguir atravessá-los.

Emil: Existem itens específicos que são considerados Contrabando, o que significa que eles são ilegais em praticamente todos os lugares. E sim, você pode escondê-los usando módulos especiais de naves que você pode comprar. Então, você sabe, não seja pego com órgãos contrabandeados. A economia é fixa, mas os preços para comprar e vender produtos podem mudar de acordo com as Habilidades que você escolher. Existem itens com histórias de fundo, mas não posso especificar.

Prisão

P: Haverá um sistema de prisão se nós cometermos crimes?

Will: Sim, você pode ser condenado a ir para a prisão ou pagar uma multa quando for detido (ou até resistir e tentar escapar).

Emil: Sim. Os Sistemas Colonizados se parecem mais com Skyrim do que [a região] Commonwealth em Fallout 4 nesse aspecto. Existe civilização. governo e leis. E, em alguns casos, nós exploramos os temas de crime e punição no nosso universo futurista.

Passagem do tempo

P: O tempo irá passar quando os jogadores não estiverem jogando o game? Por exemplo, minhas rotas comerciais, postos avançados e operações de mineração continuarão produzindo ou isso só ocorre enquanto estiver jogando?

Emil: O simulador somente continua quando você estiver jogando. Não brinque em serviço!

Will: Somente quando estiver jogando.

Unir-se a múltiplas Facções

P: Você pode ser um agente duplo no game? Por exemplo, caso você entre na União das Colônias, você também pode ser membro da Crimson Fleet e dar informações sobre a União das Colônias? E quais facções têm esse recurso, caso exista?

Will: Todas as facções jogáveis podem ser completadas independentemente. O arco The Crimson Fleet permite que você seja um agente secreto dentro da Fleet a mando da UC SysDef (uma ramificação especificamente militar da União das Colônias), mas se vai trair a Fleet ou a UC SysDef, é uma escolha que você tem que tomar.

Emil: Há! Isso é exatamente o que você pode fazer - se infiltrar na Crimson Fleet para a UC SysDef! No estúdio, eu fui (meio de brincadeira) acusado de fazer referência a filmes que alguns caras nunca assistiram, porque eu sou velho. Então, com essa história em particular, a inspiração foi o filme Donnie Brasco, que é uma história verdadeira de um agente do FBI que se infiltra na máfia. Quão longe você esta disposto a ir?

Facções em conflito

P: Existirão ações que você pode tomar que irão acarretar finais irreconciliáveis com as facções? Ou você será capaz de ser um mestre de todas as facções como em Skyrim?

Emil: Eu realmente não quero estragar nenhuma surpresa, então tudo o que eu vou dizer é que você terá papéis, trabalhos e missões específicas para cada arco das facções. A Confederação Freestar e a União das Colônias são organizações gigantescas, e o trabalho que você faz para elas é importante. Mas não é como se você ganhasse o controle completo das facções no final dos arcos.

Em relação a se a UC irá se posicionar violentamente contra você por ter escolhido o lado da Crimson Fleet, sim, eles não ficarão felizes. 

Estilo de jogo pacifista

P: Dependendo dos traços que você selecionar durante a criação do personagem, será possível jogar o game do início ao fim no “modo pacifista”, por exemplo, sem matar ninguém, ou até mesmo, qualquer coisa?

Will: Eu não posso garantir que qualquer missão possa ser completada no modo pacifista, mas nós teremos alguns sistemas que irão ajudar. Um desses sistemas é o jogo Speech Challenge, no qual você pode persuadir alguém a fazer alguma coisa, como não lutar com você. O jogo Speech Challenge é adicionado em momentos roteirizados específicos, e nós tentamos adicionar um na maioria das missões em que um personagem importante confronta você.

Emil: Então, nós falamos sobre isso no início da pré-produção, se nós traríamos suporte a uma campanha inteiramente “não letal”. Nós percebemos que, por vários motivos, isso não seria completamente possível. Agora, isso dito, existem algumas boas opções não letais, sendo por meio do diálogo ou de armas não letais. Esses elementos podem ser utilizados em certas situações, na verdade em inúmeras situações, mas eu não posso dar a certeza de que você pode finalizar o game sem matar.

Religiões

P: Quais são as histórias e as crenças das religiões que podemos nos unir (Sanctum Universum, Enlightened, Great Serpent)?

Emil: Religiões do mundo real fazem parte do universo de Starfield (com gente de todas as religiões e denominações espalhadas pela galáxia), mas nós não focamos nelas. Em vez disso, nós destacamos três novas religiões específicas para o game:

Sanctum Universum: Seus membros, chamados de “Universals”, acreditam que Deus existe em algum lugar do universo. Existe um poder maior que guia a todos nós. Especificamente, eles acreditam que a habilidade de viajar pelo universo e de pulo gravitacional da humanidade é uma forma de Deus dizer “Eu estou aqui fora. Venham me encontrar.”

The Enlightened: Esses caras são essencialmente uma organização de ateístas. Eles não acreditam em nenhum poder superior. Ao contrário, eles ensinam que as criaturas humanas devem cuidar uma das outras, e eles praticam o que ensinam por meio de vários programas de alcance comunitário.

House Va'runn: Então, no jogo, você não tem a certeza se é verdade, mas... a fofoca entre os guardas é a seguinte: a nave de uma colônia partiu para um novo mundo, fazendo pulos gravitacionais pelo caminho. Depois de um desses pulos, um dos passageiros afirma que se comunicou com uma entidade celestial conhecida como A Grande Serpente. O que foi poucos segundos para todos os outros, para ele durou muito mais. 

E ele trouxe de volta uma ordem, que é basicamente: “unam-se a nós ou sejam devorados quando A Grande Serpente circundar o universo.” Isso é verdade? Eu não estou dizendo isso. Então, no jogo, você às vezes enfrenta a House Va'runn Zealots (como um grupo inimigo) e essa é a motivação deles. Eu recentemente fiz uma tatuagem da logo da House Va'runn no meu pulso. Então, sim, eu entendo eles.

Will: A Sanctrum Universum tem somente algumas décadas de existência na nossa linha do tempo, mas ganhou muita proeminência. Eles acreditam que Deus está lá fora, em algum lugar do universo, e que a habilidade de viajar pelas estrelas aproxima a humanidade de Deus. The Enlightened é um grupo ateísta que foca em ajuda humanitária e trabalho comunitário. Eles acreditam que todos têm responsabilidade pela vida, então, caso queira que o mundo seja um lugar melhor, temos que fazer isso nós mesmos.

Número de Companions

P: Quantos Companions nós seremos capazes de recrutar?

Will: Existem mais de 20 personagens com nomes que podem se juntar a sua equipe. Quatro deles são da Constelação e possuem mais histórias e interações com o jogador, mas todos os personagens com nome têm suas próprias histórias de fundo e podem seguir você pelos lugares (e carregar as suas coisas).

Emil: Mais de 20 no total, e nós realmente focamos nos membros da Constelação. Quando nós demos início à pré-produção de Starfield, olhamos para os nossos jogos anteriores e percebemos quão popular e efetivos os Companions eram. Então, eles foram uma grande prioridade para nós, e nós realmente desejamos amarrá-los diretamente à missão principal. Existem alguns grandes momentos com eles especificamente.

Eu também deveria mencionar que os nossos dubladores dos Companions são incríveis. Nós não divulgamos a lista ainda, mas você pode ter a certeza que há diversos atores talentosos que irão dar vida a esses personagens (o mesmo para a Constelação em geral). Além dos Companions, você também pode contratar membros de equipe genéricos para trabalhar no seu posto avançado ou na sua nave.

Salários da equipe

P: Quando um membro da equipe contratado trabalha nos postos avançados, nós precisamos pagar salários para eles?

Emil: Você só paga uma vez. Nós na verdade experimentamos com pagamentos regulares aos membros da equipe, mas decidimos optar por um único pagamento inicial. Há muito o que fazer em Starfield, e nós pretendíamos minimizar o que o jogador precisa monitorar constantemente.

Will: Sim. Um pagamento único (que você pode usar o jogo Speech Challenge para negociar. Alguns traços também afetam o custo).

Habilidades Companion

P: Nossos companions serão capazes de aumentar o nível dos seus perks? Os perks deles serão acumulados com os nossos?

Will: Toda a equipe começa com um conjunto de Habilidades em ranks específicos. Então, você pode encontrar um personagem que é especialmente bom com rifles, e você contrata ele para te proteger. Ou você talvez conheça um expert em Astrodinâmica que aumentará o alcance do seu pulo gravitacional quando delegado para sua nave. 

Emil: Eles não sobem de nível, mas eles vêm com diferentes ranks, dependendo do companion. Nós chamamos de Habilidades em Starfield. E elas acumulam com as suas, quando são relevantes. Algumas estão disponíveis para aumentar a imersão do jogador ao focar nas histórias de fundo e traços dos companions. Mas você realmente vai sentir o benefício das voltadas para o combate e para a nave. 

Obter uma melhoria para seus escudos, ou ver o seu companion destruindo tudo com uma arma que ele tem grande habilidade, são momentos bem legais.

Partes favoritas dos desenvolvedores

P: Quais são suas partes favoritas do game?

Will: Eu adoro encontrar conteúdo que eu ainda não vi ou esqueci. Nossos jogos são tão grandes que é provável que nenhuma pessoa consiga ver tudo, mesmo nós que trabalhamos no game. Nossas missões realmente evoluem no decorrer do desenvolvimento e é muito legal ver como todos contribuem para elas (designers, animadores, dubladores, responsáveis pela iluminação, todos).

Emil: Por conta da minha posição, minha experiência é um pouco diferente da sua. Eu não falo pelo Will, mas pessoalmente, eu vi cada arco, cidade, todo grande conteúdo do game em cada estágio no desenvolvimento. Então, minha resposta é influenciada por isso. Para mim, o verdadeiro prazer é ver como tudo evoluiu para as versões que nós temos hoje, as versões que todos irão jogar. 

Eu tenho um ponto fraco por Neon. Concluir com sucesso a cidade demandou imenso trabalho de diferentes pessoas, e o resultado é, realmente, o assentamento cyberpunk que eu sempre esperei que se tornasse. Eu também adoro todos os arcos das missões. Eu acredito que eles são os melhores que nós já fizemos. Os designers nesse projeto realmente se superaram.

Eu faço diferentes campanhas com diferentes personagens. Eu sempre faço um cara espião/assassino. Um dos meus personagens agora é uma versão de um personagem bárbaro que eu jogo em todos os tipos de jogos de fantasia. Eu tenho um criminoso espacial que é uma escória. Todos os tipos de estilos de jogo.

Obras que serviram de influência para Starfield

P: Quais livros ou filmes tiveram uma grande influência em alguma missão?

Will: Eu sou um nerd de história, então eu ouço muitos podcasts como o Hardcore History e The History of Rome. Mesmo o nosso jogo sendo de ficção científica, eu gosto como os historiadores ensinam sobre como os humanos reagem a circunstâncias extremas (como guerra, fome e rupturas tecnológicas) e você pode imaginar como nós reagiríamos em circunstâncias similares em um cenário de ficção (só que numa escala maior).

Emil: Bem, no final da década de 70 e início da de 80 eu era uma criança e eu tenho memórias muito boas das [obras de] ficção científica daquele período: Star Wars, Battlestar Galactica original, Espaço: 1999, Buck Rogers, Mercenários das Galáxias, Piratas das Galáxias... e não vamos nos esquecer do clássico que é Metalstorm: The Destruction of Jared-Syn. Eu acho que vi esse em 3D.

Mas também conteúdos sci-fi mais “cabeças”, como as obras de Arthur C. Clarke e Robert Heinlein, ou filmes como Contato, Interestelar, 2001: Uma Odisseia no Espaço e até O Enigma do Horizonte. Em todos esses exemplos, você percebe que o espaço sideral é duas coisas: 1.) Uma fonte de mistério e fascinação, às vezes terror, e 2.) Uma página em branco gigantesca na qual você pode escrever qualquer história. E nós escrevemos inúmeras histórias muito diferentes em Starfield.

Pequenos detalhes

P: Quais são os seus pequenos detalhes favoritos de Starfield para aumentar a imersão?

Will: Eu olho, bem de perto, para as roupas. Você pode notar materiais, especialmente nos trajes espaciais (membros da Constelação têm adesivos nos seus trajes espaciais que refletem as Habilidades que possuem). Nós também amamos botões. Há inúmeros botões.

Emil: Eu acredito que o que eu realmente gosto é que, mesmo os seres humanos vivendo no espaço e nossa estética sendo “NASApunk”, esse é um universo muito vivo. E você nota isso em todos os lugares. Você sabe, todo mundo ama sanduíches. Mas são os livros que estão espalhados, as notas nos quadros de avisos, a forma de contar histórias por meio do ambiente que nossos designers de níveis e artistas de mundo são tão talentosos.

Adoro o trabalho dos dubladores, também. E a música. E os efeitos sonoros. E as roupas. Botões! Realmente amamos os nossos botões!

Mechs

P: Qual a história dos Mechs?

Emil: Então, nós mostramos um pouco disso nos curtas animados. Os mechs são resíduos da Guerra das Colônias. Ambos os lados, União das Colônias e a Confederação Freestar, têm mechs. Mas a Confederação Freestar realmente dominou eles.

A União das Colônias tem mechs, mas eles também possuem a disposição feras alienígenas controláveis da sua divisão Xenowarfare. Ambas tecnologias são consideradas ilegais desde o Armistício que encerrou a Guerra das Colônias. Eu não estou dizendo que existe um antigo campo de batalha mech no game — eu só estou sugerindo. Mechs - não são utilizáveis. Eles estão em ruínas.
Starfield será lançado para Xbox Series X/S e PC (via Steam e Windows Store) em 6 de setembro. Para ter acesso ao game, é preciso desembolsar R$ 299,00 na loja da Valve e R$ 349,95 no ecossistema da Microsoft, no qual também será possível jogar o título por meio de uma assinatura Game Pass. Para quem está muito ansioso para o novo RPG da Bethesda, existe a “Edição Premium”, que possibilita aos jogadores aproveitarem Starfield com cinco dias de antecedência.

Fonte: Eurogamer e Gamw8
Siga o Blast nas Redes Sociais
Antonio Ribeiro
Apaixonado por games e tudo que envolva cultura pop.