Starfield (PC/XSX) recebe cronologia dos eventos que antecederam a história do jogo

Detalhes sobre as organizações, personagens e guerras que fizeram ou fazem parte do universo do RPG foram algumas das novidades divulgadas.

em 15/08/2023

A Bethesda divulgou por meio do site de Starfield (PC/XSX) uma linha do tempo com os eventos mais importantes que antecederam a história do RPG. Partindo de 2050 até chegar ao ano 2330 no qual o jogo se passa, a cronologia apresenta diversas passagens que marcaram o universo do game, como a chegada da humanidade no sistema estelar Alfa Centauri em 2156, a fundação da cidade Nova Atlântida em 2160 e a Guerra das Colônias em 2307. 


Por conta desses novos detalhes, foi possível conhecer um pouco mais sobre a história da União das Colônias, entidade com grande proeminência política e militar; da Guerra de Nárion, conflito que ocorreu após a União das Colônias instalar uma estação espacial na órbita do sistema estelar Nárion; do grupo Constelação, organização composta por exploradores espaciais que buscam artefatos raros pela galáxia; de Sarah Morgan, líder do Constelação; entre outros detalhes, que podem ser conferidos na íntegra abaixo:
Eventos Importantes

– 2050
  • A Humanidade chega pela primeira vez a Marte. Em 2100, ela vive no espaço.
– 2156
  • A Humanidade chega em Alfa Centauri (a 4,37 anos-luz de distância da Terra).
– 2159
  • A União das Colônias é estabelecida.
– 2160
  • Nova Atlântida é fundada e se torna a capital oficial da UC em 2161.
– 2167
  • Chayene é ocupada por Solomon Coe, que funda sua primeira colônia, Akila.
– 2188
  • Coe convida Volii a juntar-se a Chayene em uma nova aliança: a Confederação Freestar. A Confederação Freestar é formada oficialmente em 2189.
– 2194
  • A União das Colônias lança a estação estelar Clínica na órbita de Deepala, no sistema Nárion. Os povos não membros do sistema veem esse ato como uma tentativa da UC de expandir suas fronteiras e exigem que removam a Clínica. Quando a UC se recusa, o povo de Nárion vota por ingressar na Confederação Freestar, que se mobiliza para proteger o sistema em 2195. 
– 2196
  • Em resposta à mobilização da Freestar, a UC envia uma frota ao sistema Nárion e a Freestar responde na mesma moeda. A Guerra de Nárion se inicia.
– 2216
  • A Guerra de Nárion se arrasta, e o sentimento público azeda. Por fim, a UC e a Confederação Freestar assinam o Tratado de Nárion em 2216, encerrando o conflito. O termo "Sistemas Colonizados" é formalizado no tratado.
– 2221
  • A Patrulha Freestar é fundada como uma força de elite protetora e investigativa, dedicada a servir aos cidadãos da Confederação Freestar.
– 2275
  • A Constelação é formada por Sebastian Banks. Seus integrantes originais incluem Chloe Bao, uma talentosa física; Aja Mamasa, a integrante mais jovem e protegida de Sebastian; Darius Andris, botânico e especialista em xenoflora; Bernadette Laurent, herdeira rica e aventureira; Everaldo Gil, ex-contrabandista; e Kadri Toma, bióloga e física. A Guarida é construída em Nova Atlântida para servir às necessidades e ao povo da Constelação por muitas gerações futuras. 
– 2305
  • Barett entra para a Constelação.
– 2307
  • A Confederação Freestar inicia operações agrícolas no planeta de Vesta, no sistema Lunara. Em 2308, a União das Colônias alega que, ao estabelecer uma colônia em um quarto sistema solar, a Confederação Freestar violou o Tratado de Nárion. Isso dá início a conversas diplomáticas, e a UC sitia Vesta, matando todos que ficaram para trás (ou foram levados para defendê-la). A Guerra das Colônias inicia-se oficialmente. 
– 2310
  • A Constelação toma posse do primeiro Artefato e o esconde nos arquivos da Constelação.
– 2311
  • Depois de vários anos de conflito, a Guerra das Colônias efetivamente chega ao fim com a Batalha de Chayene, quando uma flotilha de naves civis e militares da Confederação Freestar derruba as principais naves da Armada da UC usando táticas de ataque e fuga. 
– 2315
  • A Vanguarda da UC é fundada como parte de uma resposta da UC ao uso de naves civis pela Confederação Freestar durante a Guerra das Colônias. A Vanguarda é a armada civil da UC, formada por civis com suas próprias naves, que juram proteger a União das Colônias e seus interesses. A recompensa definitiva por esse serviço: a cidadania da União das Colônias.
– 2319
  • Sarah Morgan torna-se a mais jovem líder dos Navegantes da UC, embora por pouco tempo, pois a divisão é encerrada em 2320. À deriva, mas ainda ansiosa em fazer uso de seu treinamento, Morgan entra para a Constelação.
– 2321
  • Walter Stroud, co-proprietário da Stroud-Eklund, uma das principais fabricantes de espaçonaves dos Sistemas Colonizados, entra para a Constelação e vira seu principal apoiador financeiro.
– 2322
  • O ex-pirata da Frota Escarlate Vladimir Sall entra para a Constelação.
– 2325
  • Sarah Morgan torna-se líder da Constelação.
  • O teólogo Matteo Khatri entra para a Constelação.
– 2326
  • Barrett encontra o Artefato original nos arquivos da Constelação e sabe que deve ser algo especial.
  • Depois de meses de correspondência com Sarah Morgan, o graduando e talentoso cientista Noel é convidado a entrar para a Constelação.
– 2327
  • O patrulheiro Freestar Sam Coe e sua filha Cora entram para a Constelação.
– 2328
  • Andreja entra para a Constelação.
  • Barret convence a Constelação a comprar a estação estelar L-868 e transformá-la em um leitor do espaço profundo apelidado de "O Olho".
– 2330
  • Starfield começa.
Contando com uma quest principal cerca de 20% maior que a de Skyrim e Fallout 4, Starfield promete uma "liberdade inigualável" ao apresentar mais de cem sistemas estelares e mil planetas. Para explorar todo esse universo, espaçonaves para ir de um ponto a outro da galáxia, um aparato similar a uma mochila a jato que serve para, além de desviar de tiros, explorar lugares de difícil acesso chamado "boost pack" e um scanner que auxilia encontrar recursos e identificar inimigos estarão presentes no game.

Mesmo sendo o primeiro título da Bethesda a não fazer parte de uma franquia já existente em 25 anos, Starfield exibirá diversos conteúdos presentes em outros jogos do estúdio, como a opção de mudar a perspectiva do game para uma visão em primeira ou terceira pessoa, milhares de linhas de diálogo e um grande foco na customização — sendo possível modificar a aparência física e traços do protagonista, construir e personalizar espaçonaves, entre outros recursos.

Starfield será lançado para os consoles Xbox Series X/S e PC (via Steam e Microsoft Store) em 6 de setembro. Para ter acesso ao jogo, é preciso desembolsar R$ 299,00 na loja da Valve e R$ 349,95 no ecossistema da Microsoft ou ser assinante do serviço Game Pass. Para quem está muito ansioso para o novo RPG da Bethesda, existe a “Edição Premium”, que possibilita o acesso ao título cinco dias antes do lançamento.

Siga o Blast nas Redes Sociais
Antonio Ribeiro
Apaixonado por games e tudo que envolva cultura pop.