O diretor de Final Fantasy XIV (Multi), Naoki Yoshida, revelou durante sessão de entrevistas realizada na edição de 2023 do festival dedicado ao game que os desenvolvedores tentaram tornar os títulos Final Fantasy Pixel Remaster jogáveis diretamente no MMO. No entanto, esse projeto não obteve sucesso uma vez que os remasters “rodam em um middleware.”
Na ocasião Yoshida comentou que, devido estar há mais de um ano planejando tornar os clássicos da saga disponíveis no RPG online, a equipe de desenvolvedores enxergou em Final Fantasy Pixel Remaster — série formada por remasterizações das seis primeiras entradas principais da franquia — a oportunidade perfeita para tornar realidade esse projeto dentro do parque de diversões The Manderville Gold Saucer presente no game.
Entretanto, o plano dos desenvolvedores não foi concretizado na medida em que os remasters estavam “rodando em um middleware”. Termo utilizado para um software que é adotado no criação de um game visando a implementação de certos recursos, como física, menus e codificador/decodificador de áudio ou vídeo.
Para conseguir rodar os jogos da série Pixel Remaster em Final Fantasy XIV, o diretor revelou que seria preciso “construir um outro sistema que pudesse reproduzir o middleware dentro do game. Então, é como se você estivesse construindo um sistema de um jogo para executar um sistema de um [outro] jogo.”
Mesmo assim, a equipe parece não ter desistido completamente da ideia. Isso porque Yoshida brincou que a Square Enix aceitaria de bom grado o currículo de um programador que esteja à altura dessa tarefa classificada pelo diretor como “colossal”.
Ainda que não seja possível saber se um dia os games Final Fantasy Pixel Remaster estarão disponíveis no MMO, o certo é que Final Fantasy XIV receberá a expansão Dawntrail em 2024. Situado na ilha Tural, no extremo oeste de Eorzea, o conteúdo promete várias melhorias e a introdução de uma nova história para o título que está disponível no PlayStation 4, PlayStation 5 e PC, e que será lançado para Xbox Series X/S no ano que vem.
Fonte: GamesRadar+