Death Stranding 2 (PS5) terá uma história diferente devido às consequências da pandemia, reafirma Hideo Kojima

O diretor comentou que, por conta da humanidade enfrentar um momento de afastamento e divisão, foi preciso reinterpretar o significado de “corda”.

em 04/08/2023

Hideo Kojima, um dos desenvolvedores de jogos mais renomados na indústria, na medida em que foi responsável pela criação da franquia Metal Gear, divulgou em uma entrevista ao site japonês Natalie que a pandemia de Covid-19 o fez perceber não somente que os seres humanos desejam mais do que apenas conexões digitais como também que a humanidade enfrenta um momento de afastamento e divisão. E, dessa forma, ele entendeu ser necessário alterar a história de Death Stranding 2 (PS5).


Alterar porque, como havia revelado na premiação The Game Awards 2022, Kojima escreveu a trama da sequência de Death Stranding antes da emergência sanitária surgir. No evento o diretor também compartilhou que “depois de experienciar a pandemia, eu reescrevi toda a história, [pois] não queria continuar prevendo o futuro.” 

Essa “previsão” comentada pelo desenvolvedor se refere ao fato do enredo de Death Stranding, cujo lançamento ocorreu em novembro de 2019, conter algumas passagens que lembram situações vivenciadas durante a pandemia — que teve o seu primeiro caso confirmado oficialmente em dezembro daquele ano —, como o isolamento social e a importância dos entregadores para manter os serviços essenciais.

Justamente por conta do distanciamento social, as pessoas passaram a adotar, ainda mais, tecnologias para conseguir cumprir os seus afazeres. Nesse sentido, Kojima comentou que precisou mudar completamente a narrativa de Death Stranding 2 visto que “em Death Stranding nós promovemos o ato da conexão. Mas, quando a pandemia se espalhou, conexões digitais, como o trabalho remoto, ganharam proeminência.”

Ainda sobre esse assunto, Kojima afirmou que “neste momento, nós estamos lidando com afastamento e divisão, e o mundo está passando por transformações significativas. Nós não podemos voltar para como era a nossa realidade antes da pandemia, então nós tivemos que reavaliar o conceito de ‘conexão’. [Por conta disso] em Death Stranding 2, o entendimento de ‘corda’ evolui.”

Quando menciona corda, o premiado desenvolvedor provavelmente está se referindo ao conceito desse objeto elaborado pelo escritor Kobo Abe em “Nawa”. Conto citado por Kojima anteriormente e que narra que a “corda e o bastão são as ferramentas mais antigas da humanidade. O bastão serve para afastar o mal, a corda traz para perto aquilo que é bom, ambos foram os primeiros amigos inventados pela humanidade. A corda e o bastão estarāo onde a humanidade estiver.”

Por fim, Kojima revelou que, como pode ser observado pela pergunta “Should we have connected?” — questão que, em tradução literal para português, ficaria “Deveríamos ter nos conectado?” — que aparece no final do teaser trailer divulgado no anúncio do game, “esse é o ponto crucial que nós estamos tentando articular na sequência.” Por falar no jogo, Death Stranding 2 será disponibilizado para PlayStation 5 em uma data ainda não divulgada.

Fonte: VGC e Science

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