EA irá encerrar os servidores de diversos jogos

Dead Space, Battlefield e Crysis serão algumas das franquias afetadas pela decisão da companhia.

em 09/08/2023

A EA irá desligar os servidores de vários jogos do seu portfólio ainda em 2023. Como foi observado pelo veículo Pure Xbox, a companhia possui uma página em seu site na qual divulga as datas em que as funcionalidades online dos seus títulos serão encerradas. Dessa forma, foi possível conhecer que, a partir dos dias informados pela desenvolvedora, os jogadores não conseguirão acessar qualquer conteúdo que precise de conexão à internet em Dead Space 2, Crysis 3 e Dante's Inferno.


No entanto, não serão somente esses títulos que irão ter os servidores encerrados. Na medida em que a Eletronic Arts anunciou, no último mês de março, que Battlefield 1943, Battlefield Bad Company e Battlefield Bad Company 2 também teriam suas funcionalidades online desligadas. Além dos jogos citados, FIFA 18, 19, 20 e 21 ficarão com os seus modos online inacessíveis. Confira abaixo as datas e as plataformas dos jogos que terão seus servidores desligados pela EA:
– 7 de setembro de 2023
  • Crysis 3 (PS3, X360, XBO [retrocompatibilidade] e PC [Steam e EA App])
– 6 de novembro de 2023
  • FIFA 18 (PS4, XBO e PC)
  • FiFA 19 (PS4, XBO e PC)
  • FiFA 20 (PS4, XBO, NSW e PC)
  • FIFA 21 (PS4, XBO, PS5, XSX, NSW e PC)
– 8 de dezembro de 2023
  • Battlefield 1943 (PS3 e X360)
  • Battlefield Bad Company (PS3 e X360)
  • Battlefield Bad Company 2 (PS3, X360 e PC)
  • Dante's Inferno (PS3, X360 e PSP)
  • Dead Space 2 (PS3, X360 e PC)

Mesmo não tendo revelado os motivos, é possível que a companhia tenha decidido encerrar os servidores devido ao baixo número de usuários que ainda acessam as funcionalidades online desses jogos — Battlefield Bad Company 2, por exemplo, tem apenas 96 jogadores simultâneos no Steam no momento da redação dessa notícia. Em comparação, o título mais recente da franquia, Battlefield 2042, possui, nesse momento, 7.826 jogadores simultâneos na mesma plataforma. 

No que se refere às entradas da franquia FIFA, é provável que o final do acordo entre a EA e a federação de futebol tenha impactado a decisão da companhia estadunidense. Uma vez que, após 30 anos de parceria, as organizações irão seguir estratégias diferentes, com a Eletronic Arts desenvolvendo o EA Sports FC 2024 e a FIFA trilhando outro caminho, com o presidente da entidade, Gianni Infantino, garantindo que os futuros games da instituição serão as melhores opções para os fãs do esporte mais popular do mundo.

Siga o Blast nas Redes Sociais
Antonio Ribeiro
Apaixonado por games e tudo que envolva cultura pop.