Hidden Shapes: Cat Realm + Trick or Cats é o novo título da franquia de puzzles minimalistas, e reúne 40 cenários temáticos.
Para quem curte passatempos relaxantes, a série Hidden Shapes é uma boa opção, pois traz quebra-cabeças minimalistas e com um nível de complexidade tranquilo.
Enigmas felinos
O nome composto do título serve para diferenciar dois cenários distintos: Cat Realm conta uma pequena história medieval pelas suas gravuras; enquanto Trick or Cats traz felinos fofos trajados para o Halloween. Ambos trazem um estilo minimalista bem bonitinho, como se fossem imagens desenhadas em um quadro negro.
Mesmo com a diferença de temas, ambos têm uma composição idêntica. São 20 cenários em cada, que precisam ser resolvidos duas vezes. Na primeira vez, solucionamos o que está em primeiro plano, como os personagens principais. Na segunda, temos que revelar partes secundárias, como o ambiente de fundo, ou os vilões escondidos.
É possível resolver tanto as 20 fases de uma vez e depois retornar em sequência, quanto fazer duas vezes o mesmo quebra-cabeça no ato. Fica a gosto do jogador.
Só que concluir a fase uma vez já mostra como fica o cenário todo, então não há mistério ou desafio na hora de realizar a segunda parte da imagem. Seria mais interessante se realmente só fosse revelada uma parte do quadro e após a segunda conclusão sim, mostrar tudo.
Outro ponto idêntico, para o bem e para o mal, está na trilha sonora. Cada um dos temas só tem uma música, que se repete exaustivamente e, por mais que combinem com a proposta, elas se tornam irritantes com o passar do tempo.
Não estou pedindo para que cada um dos 40 enigmas tenha um tema diferente, mas alguma variedade que quebrasse o looping interminável seria bastante apropriada. Como temos que concluir tudo duas vezes, eu escutei a mesma coisa por 80 cenários!
Dicas vazias
A jogabilidade não tem segredo nenhum: temos que girar as peças até que a imagem possa fazer sentido. Contamos com dicas e um auxílio que já coloca algumas na posição certa. Entretanto, Hidden Shapes não é um puzzle tão difícil a ponto disso ser necessário. Ainda assim, há algumas falhas nas dicas.
Ao pressionarmos o botão da dica, as peças na direção errada serão indicadas em vermelho e em verde estará a direção correta delas. Se ela se mantiver em branco, então já está certa. O problema é que em alguns quadros, há peças que contém itens isolados, como estrelas.
Por não completarem o desenho em nenhuma direção, o jogador tem que ou pressionar a dica para ver a posição certa, ou ficar girando-a na tentativa e erro até ela achar seu lugar. Detalhe é que se as outras peças ainda estiverem embaralhadas, nada além da dica indicará que ela está no lugar correto. Sinalizei isso na foto abaixo:
Já o recurso de deixar as peças na posição certa torna o que já é fácil ainda mais fácil. Cada conclusão nos dá direito a quatro "peças-chave" e podemos ir acumulando enquanto progredimos. As partes acertadas dessa maneira ficam com a cor verde. Porém, não é possível juntar o bastante para que um puzzle seja resolvido sozinho. Eu cheguei a acumular mais de 100 dessas peças-chave e mesmo assim o jogo deixou algumas para que eu mesmo colocasse no lugar.
Menos poderia ser mais
Hidden Shapes: Cat Realm + Trick or Cats é interessante e oferece um desafio bacana, mas poderia ser um pouco mais ousado, mesmo para um quebra-cabeça. O estilo minimalista e a música fantasiosa é uma combinação que é legal de primeira, mas depois de um tempo se enrola.
No mais, não seria ruim aumentar o desafio não deixando o quadro inteiro a ser resolvido todo de forma evidente logo de primeira.
Prós
- 40 quebra-cabeças diferentes, que resultam em 80 desafios;
- Estilo minimalista e temática de fantasia combinam bem;
- Não exige urgência nenhuma para ser terminado;
- Gatinhos fofos de fantasias.
Contras
- Música extremamente repetitiva;
- Não é possível resolver um enigma inteiro de uma vez com as peças-chave;
- Algumas peças isoladas não compõem o desenho e nos obrigam a usar a dica para ver suas posições.
Hidden Shapes: Cat Realm + Trick or Cats — PC/PS4/PS5/Switch/XBO/XSX — Nota: 7.0Versão utilizada para análise: PS4
Revisão: Juliana Piombo dos Santos
Análise feita com cópia digital cedida pela QUByte Interactive