Longe de casa
Dois meninos com situações familiares conturbadas decidem sair de casa e ir para bem longe juntos. Com umas ideias estranhas de destruir uma estátua da cidade, a dupla vai parar em uma floresta densa e acaba tendo experiências extraordinárias após encontrar um corpo de alce no caminho.Quando eles dão por si, já estão perdidos na floresta e as suas aparências mudaram totalmente. Cada um dos personagens vê o mundo ao seu redor de formas diferentes e isso influencia significativamente a experiência, alterando não apenas o estilo visual de cada lado, como também elementos que serão essenciais para os puzzles.
Conforme determinados eventos mais sinistros acontecem, vemos ruídos e distorções na tela. A resolução de alguns puzzles também envolve certas ações mórbidas, como arrancar a cabeça de um dos personagens para avançar e o mundo de um dos jogadores ser uma espécie de futuro sombrio.
Um jogo cooperativo
BOKURA é um jogo de aventura cuja gameplay alterna entre trechos narrativos e puzzles, e, em ambos os casos, a coordenação das ações dos jogadores é essencial para avançar. Durante os momentos textuais, temos geralmente os dois protagonistas conversando e ocasionalmente eles encontram outros personagens.Porém, há alguns pontos-chave da trama nos quais os dois jogadores vivenciam cenas diferentes e devem depois tomar uma decisão com base no que viram. O jogo até indica para que eles não conversem durante esses trechos para poder explorar as perspectivas diferentes de cada um nos momentos de discussão.
Vale destacar que BOKURA é um jogo relativamente curto (eu e meu amigo gastamos quatro horas para finalizá-lo) e tanto sua história quanto sua gameplay poderiam ter alguns elementos mais desenvolvidos. Em especial, vale destacar que a capacidade de interação com o ambiente é bem simples, só sendo possível pular e puxar/empurrar objetos.
Há alguns pontos que forçam esse elemento de formas bem inconvenientes para o jogador, como fazer com que ele dependa da outra pessoa para se guiar pelo ambiente sem enxergá-lo. A ideia é muito boa e um jeito interessante de testar a capacidade dos jogadores se organizarem, mas o delay do online e fazer com que um jogador fique tão impotente pode ser um incômodo considerável para algumas pessoas. Fica a sensação de que isso poderia ter sido feito de uma forma menos inconveniente.
Uma aventura para “nós dois”
BOKURA é uma aventura experimental que brinca com o conceito de agência de dois jogadores em sua narrativa e resolução de puzzles. Embora haja alguns problemas pequenos na física do jogo e desafios que podem ser um pouco frustrantes na limitação dada ao jogador, temos uma experiência interessante que vale muito a pena para quem gosta de resolução de puzzles e jogos cooperativos.
Prós
- Aventura cooperativa que demanda ações coordenadas e bastante diálogo para a resolução dos puzzles;
- O conceito dos dois jogadores terem visões diferentes do mundo é interessante e bem explorado nos puzzles;
- Pixel art fofinha, mas que consegue oferecer o peso dos elementos mórbidos quando necessário;
- O sistema de consenso para avançar a narrativa após os trechos individuais da trama ajuda a valorizar a agência dos dois jogadores.
Contras
- Alguns desafios que deixam um dos jogadores vulnerável podem ser desnecessariamente inconvenientes;
- Alguns bugs na colisão levam a pequenos problemas que atrapalham a resolução dos puzzles.
BOKURA — PC/Switch/Mobile — Nota: 8.5
Versão utilizada para análise: PC
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli
Análise produzida com cópia digital cedida pela Kodansha