Durante a Anime Expo 2023, a editora Aniplex e a desenvolvedora Type-Moon revelaram que irão lançar Tsukihime: A Piece of Blue Glass Moon (PS4/Switch) no ocidente em 2024. O título é um remake da visual novel Tsukihime escrita por Kinoko Nasu que se passa no universo de Fate/Stay Night, obra do mesmo autor, e narra a história de Shiki, rapaz que sofreu um acidente quando era mais jovem e, desde então, passou a ver linhas da morte em objetos e pessoas, o que lhe permite destruir ou matar seus alvos.
Lançada em 2000, Tsukihime foi a primeira visual novel da Type-Moon e se mostrou fundamental para o sucesso da empresa. Uma vez que originou diferentes versões expandidas, a sequência Kagetsu Tohya, a série spin-off de luta 2D Melty Blood e diversas adaptações para outras mídias, como o mangá e anime Lunar Legend Tsukihime. Entretanto, conforme o estúdio ficava mais experiente no desenvolvimento de jogos, crescia o desejo de aprimorar os aspectos não tão positivos do título original.
Nesse sentido, o remake da visual novel foi anunciado em 2008. Porém, demoraria mais de 13 anos para que o jogo fosse lançado, com Nasu tendo revelado em uma entrevista ao site japonês 4Gamer que esse longo período de desenvolvimento ocorreu por conta de que o estúdio estava ocupado trabalhando em outros títulos, como Witch on the Holy Night e Fate/Grand Order. Mesmo após todo esse tempo, o remake ultrapassou a marca de 300 mil unidades vendidas, incluindo as versões físicas e digitais.
Entre outras características, o sucesso do título pode ser atribuído à expansão das rotas das personagens Arcueid e Ciel com mais que o dobro de conteúdo em comparação à obra original, bem como a uma atualização significativa das músicas e cenários. Além disso, devido à exclusão do arco Far Side of the Moon, o estúdio insinuou que lançará outro game para recontar as histórias da Akiha, Hisui e Kohaku. Confira abaixo o trailer japonês do remake de Tsukihime e uma tradução livre da descrição do jogo:
"Aah — a lua está linda como sempre esta noite.Quando ele era jovem, Shiki Tohno foi severamente ferido em um acidente. Afugentado nos cuidados de um parente distante, ele levava uma vida tranquila até receber a notícia da morte do seu pai Makihisa Tohno.Chamado de volta para a casa da sua família, esperando por ele estava a sua irmã mais jovem Akiha, quem sucedeu seu pai como chefe da família, e duas empregadas. A vida como o filho mais velho da família Tohno recomeça. Uma família com tradições muito antigas.A vida em uma mansão não combina com sua personalidade. Fragmentos da sua memória são despertados por lembranças do passado, Shiki Tohno cruza o caminho de uma criatura com aparência humana.Tsukihime, a visual novel de romance criada como um jogo doujin [termo japonês para publicação independente] e ainda discutida atualmente, renasce!Rota Arcueid: Princesa da LuaShiki Tohno é um estudante do ensino médio deixado aos cuidados de um parente distante depois de um acidente sete anos atrás.Após a morte do seu pai, ele é chamado de volta à distinta casa da sua família, e o seu dia a dia recomeça em uma grande propriedade. Entretanto, havia alguns sinais inquietantes. Um dia, sentindo-se tonto, ele passa por uma mulher. Seu encontro com aquela mulher, que se autodenominou Arcueid, o envolveu em uma batalha além da compreensão humana por meio de “Vampiros” desumanos.Rota Ciel: Arco-íris da NoiteDepois de uma inesperada viagem de trem, Shiki rapidamente se aproxima de Ciel, uma aluna popular e mais velha da sua escola. Com seu melhor amigo Arihiko Inui e sua nova professora Noel, ele tinha uma agitada e perfeita rotina. Contudo, isso não durou muito. O impulso de matar começou a ferver repentinamente. E a tragédia que ele causou o levou às profundezas do desespero. Oferecendo um guarda-chuva e palavras amigáveis, foi Ciel quem salvou a alma de Shiki."
Além do ano de lançamento, a Aniplex e a Type-Moon divulgaram que a versão ocidental de Tsukihime: A Piece of Blue Glass Moon será disponibilizada para PlayStation 4 e Nintendo Switch. No entanto, outros detalhes sobre o jogo, como o preço ou uma data de lançamento mais específica, não foram compartilhados.
Fonte: Gematsu e Siliconera