A Square Enix revelou por meio de uma declaração enviada à vertente norte-americana do site IGN considerar as vendas de Final Fantasy XVI (PS5) “extremamente fortes” tendo em conta a base instalada do console da nona geração da Sony. Declaração que vai de encontro a algumas discussões online que alegavam que o título não havia alcançado as expectativas da desenvolvedora.
Lançado em 22 de junho para o PlayStation 5, o game precisou de uma semana para superar 3 milhões de cópias vendidas. Número considerado baixo por alguns veículos, pois Final Fantasy XV vendeu 5 milhões no dia em que ficou disponível e Final Fantasy VII Remake levou três dias para enviar 3 milhões de jogos às lojas. Constatação que foi reforçada quando o site Bloomberg divulgou uma queda de quase 90% nas vendas de FF16 no Japão na segunda semana após o lançamento.
Porém, o comunicado da Square ao IGN sugere que o game foi um sucesso comercial. Já que a empresa classificou as vendas de Final Fantasy XVI como “extremamente fortes" ao levar em conta que a base instalada do PS5 era de 38 milhões de consoles (número referente a 31 de março de 2023) e que, sendo assim, o título alcançou uma porcentagem maior de gamers do que o lançamento do remake de FF7 para PS4 em abril de 2020, plataforma que nessa época havia vendido aproximadamente 112 milhões de unidades.
Mesmo assim, o estúdio prometeu criar uma “ampla gama de iniciativas para atrair ainda mais jogadores para o título.” Promessa que vai ao encontro das expectativas que algumas das fontes ouvidas pelo IGN possuem sobre o futuro de Final Fantasy XVI. Visto que um dos informantes acredita que o game venderá bem por um longo período de tempo, sugerindo que os recentes comentários do produtor Naoki Yoshida sobre um possível DLC comprovam que a Square Enix não pretende abandonar o jogo tão cedo.
Fonte: Eurogamer