The Lord of the Rings: Gollum (Multi) foi lançado no último mês de maio e, desde então, recebeu muitas críticas do público e da mídia especializada devido aos bugs, gráficos datados e jogabilidade monótona. Porém, a desenvolvedora do título acabou sendo a mais impactada por esses problemas. Uma vez que a Daedalic Entertainment enviou um comunicado ao site alemão Games Wirtschaft divulgando que a companhia desistiu de criar novos jogos e irá focar na publicação de obras de outros estúdios.
Fundada em 2007, a empresa ficou popular pelos seus títulos point-and-click, em especial a série Deponia. Porém, nos últimos anos, a Daedalic vinha diversificando os gêneros dos seus games, como foi possível notar em Blackguards (RPG), The Long Journey Home (sobrevivência e exploração) e State of Mind (drama interativo em 3D). Estratégia que alcançou outro patamar em 2019, quando o estúdio fechou uma parceira com a detentora dos direitos das obras de Tolkien para criar um título de Sméagol.
No entanto, o desenvolvimento do jogo inspirado no universo de O Senhor dos Anéis não saiu como a companhia esperava. Na medida em que foram necessários múltiplos adiamentos até o título ficar disponível para o público. Além disso, nesse interim a NACOM, empresa responsável por distribuir, dentre outros games, The Sinking City, Vampire: The Masquerade — Swansong e Steelrising, adquiriu a Daedalic por 53 milhões de euros (aproximadamente R$ 260 milhões).
Mesmo dispondo de maior tempo e recursos financeiros, o estúdio alemão não conseguiu criar uma experiência que conquistasse os fãs da Terra-média. Visto que, no momento da redação dessa notícia, a versão de PlayStation 5 de The Lord of the Rings: Gollum está com uma nota 34 da mídia especializada e com 1.1 de pontuação dos jogadores no Metacritic. Classificações que tornam o título o pior avaliado de 2023 na opinião da imprensa e do público no agregador de análises.
Por mais que os desenvolvedores tenham pedido desculpas pelo estado em que o jogo foi lançado, a empresa decidiu encerrar o seu setor de criação de games e focar na distribuição de títulos de outros estúdios, com Shift Happens, The Suicide of Rachel Foster e Shadow Tactics: Blades of Shogun — Aiko's Choice sendo exemplos dos jogos publicados pela Daedalic. Essa restruturação da companhia acabou levando à demissão de 25 funcionários e ao cancelamento de um outro título baseado em O Senhor dos Anéis.
Entretanto, nem todas as novidades divulgadas pela empresa foram negativas. Isso porque a Daedalic Entertainment também revelou ao veículo alemão que planeja distribuir oito títulos “promissores" no próximo ano fiscal, que a nova entrada da franquia Deponia, Surviving Deponia, continuará sendo desenvolvida pela AtomicTorch e que apoiará a recolocação dos ex-empregados afetados pelas últimas mudanças.