Lançado originalmente em 2020, Call of Duty: Warzone foi um battle royale de grande sucesso. Gratuito para jogar, o game utilizou sua integração com vários jogos da franquia Call of Duty para se manter como uma opção popular e competitiva no mercado. Inclusive, ele teve seu nome temporariamente mudado para Warzone Pacific durante a estreia de seu novo mapa, chamado Caldera.
Foi então que a chegada do seu battle royale sucessor, chamado de Call of Duty: Warzone 2.0, levou a uma nova mudança de nome em novembro de 2022, agora para Call of Duty: Warzone Caldera . A ideia era deixar clara a diferença entre ambos e, pouco a pouco, fazer a transição do jogo mais antigo para o mais novo, que começou a ser foco de novidades e atualizações. Afinal, Modern Warfare II, que chegou em outubro de 2022, era integrado ao 2.0 e não ao anterior. Finalmente chegamos ao dia 22 de junho de 2023, quando a produtora Activision anunciou o fim de Warzone Caldera, que vai ter seus servidores encerrados em 21 de setembro de 2023.
Ou seja, a partir dessa data não será mais possível curtir o primeiro battle royale gratuito da série de tiro mais popular da atualidade. Conteúdos obtidos no jogo ainda poderão ser utilizados nos games Call of Duty: Modern Warfare (de 2019), Black Ops - Cold War e Vanguard, que possuem integração com o Warzone original. Provavelmente aproveitando a mudança, a Activision mudou o nome oficial do segundo battle royale, agora chamado apenas de Call of Duty: Warzone (sem o 2.0).
A mudança foi feita de forma razoavelmente silenciosa, provavelmente para não gerar comoção e manter o foco na experiência atual. Infelizmente, o novo battle royale ainda não alcançou a mesma popularidade do original, inclusive sofrendo com diversas críticas em termos de conteúdo e desempenho. Vamos ver se a Temporada 04, com direito a crossover com a série The Boys, ajudará na empreitada. Call of Duty: Warzone está disponível gratuitamente para PC, PS4, PS5, XBO e XSX.
Fontes: ao longo do próprio texto