Mesmo assim, separamos algumas dicas para iniciantes não terem tantos problemas durante a campanha. Confira-as a seguir.
Entenda a alquimia
Como de praxe na série, o foco principal da jornada está na alquimia. Trata-se de um sistema de criação de itens utilizando ingredientes específicos e é fundamental usá-lo para obter dinheiro, enfrentar inimigos e produzir outros artefatos ainda mais poderosos.
No caso de Atelier Marie, só é necessário prestar atenção na quantidade de ingredientes e no tempo que será gasto. Em vez de usar números inteiros, o jogo opta por números decimais que são então arredondados para cima, fazendo com que a produção em maior quantidade possa ser mais vantajosa em alguns casos.
Caso uma receita peça “1,3” de um determinado ingrediente, ela gastará duas unidades dele, mas o dobro, “2,6”, demanda três. Porém, se fizermos aquele item apenas uma vez e depois fizermos novamente, são gastas quatro unidades por conta do arredondamento. O mesmo vale para o tempo, sendo possível economizar dias com uma produção inteligente.
Cabe ao jogador então experimentar com os números para poder chegar a soluções ideais de acordo com a quantidade de material que possui. Sempre que for possível, aconselho utilizar múltiplos de dez, que são a melhor opção para todos os números.
Aproveite os menus
Uma adição do remake são menus que indicam tarefas para fazer, a localidade dos itens e até mesmo como desbloquear cenas da história. Ter todos esses elementos à mão melhora consideravelmente a qualidade de vida do jogo, tendo sido um aprendizado de muitos anos da série. Usá-los como referência ajuda a não ficar perdido nas múltiplas opções de ação e a ter uma noção clara de progresso.O tempo não para
Atelier Marie Remake conta com dois modos, o Normal e o Unlimited. Embora o segundo remova o prazo do jogo e acabe afetando outros fatores da experiência, na prática, em ambos os casos, o tempo continua seguindo em frente.
Não volte para casa de mãos vazias
Embora sair de casa não acarrete penalidades, voltar para ela leva à perda de um dia inteiro, mesmo que o jogador retorne imediatamente sem fazer nada. Sempre que sair de casa, tente aproveitar o seu tempo explorando Salburg e até mesmo indo à floresta vizinha, já que ela só acarreta a perda de um dia de volta além das atividades que forem feitas por lá.
Quests são uma fonte indispensável de dinheiro
A população de Salburg necessita de vários itens e deixam seus pedidos com o dono do bar. Sempre que sair para ir à cidade, é interessante visitar o local para conferir se tem alguma nova tarefa que possa ser feita. Tanto ingredientes quanto itens produzidos via alquimia são requisitados e essa é uma forma importante de conseguir dinheiro no jogo.
Só é importante tomar cuidado com a viabilidade das tarefas. Nem todos os itens solicitados são fáceis de conseguir, sendo possível que alguns deles sejam sazonais e estejam fora de época. Isso acontece em especial com algumas receitas mais avançadas, cujos ingredientes só podem ser conseguidos no período mais frio (outono-inverno) ou mais quente (primavera-verão).
Mantenha os laços com seus aliados
Marie não deve sair de Salburg sozinha. Para poder enfrentar os inimigos, ela conta com a ajuda de vários aventureiros e até mesmo de sua amiga de infância que não tem uma saúde muito boa e do aluno prodígio irritante do colégio.
Junte dinheiro para comprar os utensílios de alquimia na promoção
Nos dias 8 e 9 de março, a lojinha da academia entra em promoção. Esse é o período perfeito para comprar utensílios. Tente juntar o máximo de dinheiro possível para poder gastar nesses dias, pois a aquisição desses itens fará a diferença na hora da alquimia, reduzindo drasticamente a chance de falha.Fique por dentro das fofocas
Conversar com os moradores de Salburg é uma forma de obter “rumores”. Mais do que simplesmente saber sobre a vida dos outros e o mundo ao seu redor, esses diálogos são fonte de pequenas doses de “conhecimento”, um parâmetro que também pode ser aumentado com a alquimia, geralmente sendo a segunda uma fonte de mais pontos.
Quer fazer todos os finais? Evite chegar no nível máximo
Esta dica pode até parecer contraprodutiva, mas em Atelier Marie Remake, o ideal é controlar o nível de Marie para que a personagem não chegue ao máximo. Como acontecia na trilogia Arland, neste jogo temos múltiplos finais e não podemos selecionar qual desejamos. Por conta disso, a ativação das flags (os requisitos de desbloqueio dos finais) faz com que opções alternativas não sejam mais possíveis.
O nível 50 é um dos requisitos de um final que possui alta prioridade, impedindo que o jogador possa acessar os outros encerramentos. Tendo um save sem o nível máximo e sem ter feito sequer um item de nível quatro ou superior, o jogador ainda terá chance de fazer tudo que o jogo tem a oferecer em uma única tentativa.
Bem-vindos a Salburg
Atelier Marie Remake é o título mais simples da série dentre os que eu joguei e não há grandes mistérios para aproveitá-lo. Fora prestar atenção no jogo em si, aconselho a quem jogar que dê uma chance aos outros títulos da série, independentemente se gostou ou não da experiência, para ver os caminhos que a desenvolvedora Gust trilhou desde suas raízes.
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli