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Análise: Beat 'Em Up Archives (Multi): um par curioso destinado para quem é fã do gênero

O pacote une Legend e Iron Commando, dois títulos que podem ter passado despercebidos pela enxurrada de jogos da época.

O gênero de beat 'em up teve um surto na virada da década de 80 para 90, com uma infinidade de títulos. Se alguns chamaram atenção, como os célebres Final Fight, Streets of Rage, Golden Axe e Cadillacs and Dinosaurs, outros passaram despercebidos em meio aos seus concorrentes.

O QUByte Classics da vez traz dois desses jogos, que ficaram nas sombras, com o Beat 'Em Up Archives: Legend e Iron Commando.

Um duo atípico

Legend foi lançado em 1994 para Super Nintendo e traz uma aventura medieval. Temos que combater o temível Clovis, filho corrupto do rei de Sellech. É possível jogar com dois participantes, sendo o primeiro player o cavaleiro Kaor, e o segundo Igor.

Além de golpear com a espada e pular, podemos soltar magias nos inimigos. O ritmo da ação é um tanto quanto lento, mas há a opção de velocidade turbo no menu principal. Não é uma grande resolução para o problema, mas deixa o desenrolar de Legend menos arrastado.

Iron Commando, de 1995, consegue ser um pouco mais interessante que seu parceiro. De início, temos que escolher entre o soldado Jack ou o mestre em kung-fu Chang Li, que precisam lidar com o crime organizado na cidade.

Neste aqui, as mecânicas de movimento e combate são bem mais dinâmicas. Os inimigos te encurralam e se movem mais rapidamente, mas também deixam armas a todo momento, o que facilita na hora de abatê-los à distância. Podemos coletar pistolas, metralhadoras, escopetas, facas e tacos de beisebol.

Juntar esses dois para uma distribuição oficial é uma escolha interessante, mas infelizmente eles não oferecem nada de grande destaque que já não tenha sido visto em outros muitos títulos do gênero. 

Inclusive em questão de jogabilidade e visuais, eles não envelheceram tão bem assim. Legend tem uma movimentação truncada e, mesmo sendo desenvolvido para uma plataforma 16-bit, não tem formas bem acabadas.

Iron Commando até consegue ser um pouco melhor, ainda mais por ser mais dinâmico, mas o ritmo acelerado cobra mais do jogador. Os mais inexperientes irão ter uma boa dor de cabeça com a mobilidade dos inimigos, que é bem mais livre que a do nosso personagem.


Se você é fã de beat 'em ups, claro que vale conhecê-los, mas fora isso, não espere por algo surpreendente.

Tá na hora de melhorar o pacote

Beat 'Em Up Archives faz parte da linha QUByte Classics, que já evidenciou diversos outros jogos mais fora da curva, como Jim Power, Water Margin e Samurai. Por mais que sempre valha a pena conhecer jogos antigos por meios que não sejam "alternativos", a apresentação é sempre a mesma.

Fora a ilustração exclusiva que os jogos ganharam para servir de capa para essa coletânea, os menus e opções, ou a falta delas, são replicadas exaustivamente.

A única adição importante é a de Quick Save/Quick Load. No mais, temos os filtros de tela, para dar aquela nostalgia, e só.

Falta um atrativo extra que explore a dimensão desses títulos ou até amplie a experiência, criando um fator replay. Que fosse uma galeria com itens desbloqueáveis após a conclusão de cada um deles, ou umas imagens da época. 


Não há nada que realmente faça o jogador dedicar o seu tempo a explorar ambos os títulos, a menos que seja um curioso ou apaixonado pelo gênero.

Curioso, mas sem charme

Sempre vale a pena conhecer títulos conhecidos do passado, mas Beat 'Em Up Archives podia ter trabalhado melhor seu fator surpresa. 

Tanto Legend quanto Iron Commando conseguem a atenção de quem gosta do gênero, mas a falta de apelo em torno da história deles simplesmente tornam essa coletânea apenas mais um pacote de beat 'em ups em meio a muitos.

Prós

  • Nova ilustração feita especialmente para a capa dos jogos;
  • Ambos contam com multiplayer local;
  • Inclusão de Quick Save, Quick Load e filtros de tela.

Contras

  • Legend ficou extremamente datado, tanto visualmente quanto referente às mecânicas;
  • Os inimigos em Iron Commando são bem mais rápidos que o nosso personagem;
  • Falta algo que motive a conclusão de ambos os jogos; 
  • Zero fator replay;
  • Ausência de um trabalho melhor em torno da memorabilia que os dois títulos poderiam oferecer.
Beat 'Em Up Archives — PC/PS4/PS5/Switch/XBO/XSX — Nota: 6.0
Versão utilizada para análise: PS4 
Revisão: Heloísa D'Assumpção Ballaminut
Análise feita com cópia digital cedida pela QUByte Interactive

é amante de joguinhos de luta, corrida, plataforma e "navinha". Também não resiste se pintar um indie de gosto duvidoso ou proposta estranha. Pode ser encontrado falando groselhas no seu twitter @carlos_duskman
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