O Summer Game Fest estava cheio de demos emocionantes, desde novas revelações de IPs até o desenvolvimento de franquias existentes. Dentro de tantos anúncios, um estande que quase passou despercebido foi o da Niantic, mas fico feliz por ter passado por lá, pois eles tinham coisas muito legais para mostrar, como Pikmin Bloom. No entanto, o que mais chamou minha atenção foi o próximo título de AR deles - Monster Hunter Now. Criado em parceria com a Capcom, Monster Hunter Now promete dar vida à clássica franquia através da lente da realidade aumentada.
A Niantic, famosa pelo popular jogo de AR, Pokémon Go, não é estranha em mesclar a linha entre o mundo real e virtual. Desta vez, a gigante dos jogos para celulares está pronta para trazer o amado universo Monster Hunter direto para as nossas caminhadas pelo bairro. Com o lançamento previsto para setembro de 2023, o jogo utiliza a tecnologia de AR para criar uma experiência de caça imersiva, mantendo os mecânicos fundamentais da série.
Um jogo para exploradores
Explorar em Monster Hunter Now é muito mais do que simplesmente encontrar monstros para lutar. Os jogadores também têm a oportunidade de descobrir itens escondidos no mundo, como materiais para criação de roupas e armas, poções, armadilhas, entre outros. Esses itens podem ser usados para aumentar suas chances de sucesso em batalha ou simplesmente para explorar o mundo de forma mais eficaz.
A exploração em Monster Hunter Now é dinâmica e sempre evoluindo. Conforme os jogadores exploram o mundo, eles vão encontrar novos monstros, novos itens e novos desafios. Isso mantém o jogo fresco e empolgante, incentivando os jogadores a continuarem explorando.
Revivendo o combate clássico
O combate em Monster Hunter Now é instantaneamente familiar, mas mantendo a simplicidade necessaria para um jogo de celular. Um simples toque na tela inicia a batalha contra um monstro que você localizou. Os monstros também têm a capacidade de contra-atacar, apresentando um indicador visual que permite aos jogadores prever e reagir ao seu ataque. Antes que esse indicador termine, você precisa se esquivar, o que é feito deslizando os dedos em qualquer direção na tela.
Os controles pareceram fluidos e responsivos, permitindo-me esquivar de ataques com facilidade e rapidez. Esta interatividade traz um novo nível de complexidade e envolvimento ao combate, exigindo dos jogadores reflexos rápidos e uma estratégia bem pensada. É o combate de Monster Hunter que conhecemos e amamos, aprimorado e ajustado para proporcionar uma experiência de um jogo de celular.
A duração das batalhas é limitada a no máximo 75 segundos, ou seja, nesse tempo você precisa vencer a batalha, caso contrário, ela é automaticamente considerada perdida. Mas o bom disso é que garante que você possa continuar caminhando sem precisar parar e procurar um local específico para jogar por longos períodos de tempo. É bem rápido e prático.
Estamos juntos #tmj
Monster Hunter Now prospera no modo cooperativo e na interação social. Não só é possível localizar um monstro e convidar um amigo para derrotá-lo juntos, lembrando os meus dias de Monster Hunter no PSP, onde o trabalho em equipe era crucial para a vitória, mas também se pode explorar o mundo juntos.
Esses elementos sociais unem os jogadores para enfrentar desafios, aprofundam a exploração do mundo e aprimoram o senso de comunidade, ressaltando o compromisso do jogo com a integração social e a colaboração, tal como aconteceria na franquia original.
Itens e confecção de acessórios
A criação de itens sempre foi um pilar da franquia Monster Hunter, e Monster Hunter Now não é exceção. O jogo permite coletar itens e criar equipamentos, possibilitando a personalização de sua estratégia contra diferentes monstros. Todas as opções disponíveis para se fazer com os itens me deixaram um pouco surpreso (de maneira positiva!), pois é possível encontrar itens, trocá-los, criar novas armas ou vestimentas e até mesmo usá-los como isca para os monstros. Honestamente, foram tantas coisas que foi difícil para mim aprender tudo em apenas 15 minutos da demo.
Monster Hunter Now facilita a interação entre jogadores além de apenas batalhar juntos. Você pode trocar equipamentos e itens com amigos, incentivando uma sensação de comunidade e cooperação entre jogadores.
Considerações finais
Apesar da breve demo de 15 minutos, achei o Monster Hunter Now bastante envolvente. Pela primeira vez desde Pokémon Go, eu estava genuinamente animado com um jogo de AR da Niantic. Ao contrário do Pokémon Go, que, na minha opinião, é um tanto desconectado dos jogos Pokémon em termos de jogabilidade e recursos, o Monster Hunter Now mantém-se fiel à experiência central de Monster Hunter.
Teremos que esperar até setembro para ver como o jogo completo se desenrola, mas com base no que vi até agora, Monster Hunter Now parece estar pronto para revolucionar os jogos móveis de AR. Prepare seu equipamento, chame seus amigos e prepare-se - há um novo mundo de caça a monstros no horizonte!