Summer Game Fest 2023: Mortal Kombat 1 (Multi) hands-on

em 20/06/2023

Como gamer, não tem como não amar quando um clássico ganha um toque novo, né? É exatamente isso que está acontecendo com o  Mortal Kombat 1 ... (por Pablo Pirata em 20/06/2023, via GameBlast)


Como gamer, não tem como não amar quando um clássico ganha um toque novo, né? É exatamente isso que está acontecendo com o Mortal Kombat 1, e está incrível. O Ed Boon, o gênio por trás de Mortal Kombat, deu uma prévia no Summer Game Fest, e nós fomos uns dos primeiros a ter a oportunidade de jogar o jogo no evento.

Os fãs ficarão felizes em saber que esse reboot criativo não é apenas uma mudança de nome ou de número. Ele sinaliza uma história totalmente nova e atraente que vai continuar mantendo Mortal Kombat no topo dos jogos de luta.

De acordo com Ed Boon, Mortal Kombat 1 representa a gênese de uma nova linha do tempo, trazida à vida após o clímax de Mortal Kombat 11. Esse novo começo foi desencadeado pela evolução de Liu Kang no Deus do fogo, levando à criação de um novo universo. Antigos inimigos agora são amigos, e Sub-Zero e Scorpion agora são irmãos. Sim, é estranho, mas também é meio empolgante.

Conheça os Kameo Fighters


Tão impressionante quanto o novo arco narrativo, Mortal Kombat 1 também está trazendo uma série de inovações na jogabilidade para manter a ação empolgante para jogadores veteranos e novatos.

Uma vez que os jogadores selecionem seus personagens principais, eles têm a opção de escolher um personagem secundário, chamado de Kameo Fighters (sim, Kameo com um K). Esses lutadores podem ser chamados várias vezes durante as lutas, oferecendo aos jogadores a chance de combinar habilidades dos personagens de maneiras novas e estratégicas.


Os Kameo Fighters podem ser convocados com um simples aperto de um botão, mas eles oferecem uma variedade de movimentos dependendo da direção que você pressiona junto. Eles podem ser convocados no meio de um combo, aumentando efetivamente a complexidade e a riqueza da jogabilidade. Para evitar o uso indevido, o uso dos Kameo Fighters é regulado por um medidor que limita a frequência com que podem ser chamados.

Vale ressaltar que alguns personagens do elenco principal também podem atuar como Kameo Fighters, permitindo combinações intrigantes, como usar Sub-Zero com, bem, outro Sub-Zero. Além disso, os Kameo Fighters incluem personagens de jogos mais antigos do Mortal Kombat, adicionando uma camada de nostalgia para os fãs de longa data.

E falando de nostalgia, Ed Boon confirmou a chegada de Jean-Claude Van Damme como Johnny Cage. Este é um momento de fechamento de ciclo para a franquia, dado que o primeiro jogo de Mortal Kombat foi inicialmente pensado para ser um jogo do Van Damme. Agora, os fãs podem aguardar para ouvir a voz de Jean-Claude fazendo as falas de Johnny Cage.

Minha experiência com o jogo

No Summer Game Fest, tivemos a chance de conferir a área temática de Mortal Kombat no estande da Warner Bros e, deixa eu te contar, foi uma experiência incrível. Eles montaram um cantinho totalmente personalizado no estilo do Mortal Kombat, até rolou uns biscoitos com o logomarca do jogo. Então, entre uma partida e outra, dava pra comer um biscoitinho e trocar uma ideia com outros jornalistas que também estavam testando o jogo, além de compartilhar umas dicas. Foi uma experiência bem legal.


Como qualquer fã sabe, o grande atrativo de Mortal Kombat é seu complexo sistema de combo que permite encadear ataques sem esperar pelas animações completas. Agora, eles estão adicionando um novo elemento com os Kameo Fighters entrando em ação. Eles não são apenas adições, mas jogadores chave com suas próprias animações, trazendo um nível extra de profundidade para as batalhas. Ver personagens familiares em alta definição, contribuindo ativamente para a luta, é de tirar o fôlego.


Eu testei tanto o modo Kampaign (singleplayer) quanto o Versus (multiplayer), que nesta demo era apenas um modo contra IA. O modo Kampaign serviu como uma espiada no modo história, mostrando a clássica torre com os oponentes, na qual você vai subindo a cada batalha vencida. O modo Versus foi legal porque eu pude ajustar a dificuldade da IA e foi uma ótima oportunidade para brincar com diferentes personagens e seus respectivos Kameo Fighters, tentar novos combos e ver todos os fatalities.


Os gráficos do jogo são  impressionantes. Mortal Kombat sempre foi reconhecido por sua violência explícita, e presenciar essa intensidade visual em tão alta qualidade é uma experiência ainda mais impactante. Aqueles brutais movimentos de raio-X que mostram ossos sendo esmagados? Eles estão de volta, e estão melhores do que nunca.

Para aqueles que não estão super familiarizados com os movimentos de seus personagens, há um recurso bacana onde você pode pressionar start e conferir todos os seus combos, incluindo suas fatalidades. Isso realmente me ajudou no modo multiplayer quando eu tinha que fazer um fatality e não sabia bem como fazer.

Falta pouco


Entre as batalhas intensas, a trilha sonora que acelera a adrenalina e a satisfação de encadear combos, Mortal Kombat 1 é uma experiência incrivelmente agradável - se é que você pode dizer isso de um jogo com tanto sangue e ossos quebrados. 

Seja apertando botões aleatoriamente, executando um fatality ou um combo perfeitamente cronometrado, o jogo oferece algo para cada tipo de fã de jogos de luta. Eu tive apenas 30 minutos com a demo, mas foram suficientes para saber que esse será um dos grandes lançamentos de 2023 - Seu lançamento está previsto para o dia 19 de Setembro.

Ao finalizar a demo, tirei uma foto maneira num cantinho temático do jogo e, claro, aproveitei pra pegar um último biscoito. Tá difícil segurar a ansiedade pro lançamento completo do jogo, estou contando os dias, de verdade!
Siga o Blast nas Redes Sociais
Pablo Pirata
Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).