Microsoft planeja adaptar várias franquias do Xbox em filmes e séries de TV

Séries de Fallout e Grounded, parceria com a Netflix para Gears of War e o filme de Minecraft são alguns dos projetos que já foram revelados.


Mario, Sonic e The Last of Us são exemplos de franquias que ganharam adaptações para outras mídias que agradaram os fãs e, ao mesmo tempo, atraíram um público que não as conhecia anteriormente. A Microsoft também pretende apostar nesse mercado para aumentar a popularidade dos seus jogos. E quem comunicou essa intenção da gigante norte-americana foi o presidente do Xbox Games Studios, Matt Booty, durante uma entrevista ao site Hollywood Report.


No encontro, o executivo foi questionado, entre outros assuntos, se a empresa pretende fazer uma adaptação de Starfield, que é um dos títulos mais comentados na atualidade por conta da apresentação empolgante que recebeu no Xbox Games Showcase. Botty respondeu que primeiro os jogadores têm que experimentar o RPG para a Microsoft poder discutir se vale a pena criar um filme ou série do jogo.

Essa afirmação vai ao encontro dos projetos já anunciados pela companhia: série de Fallout para o Prime Video dos criadores de Westword, filme e animação de Gears of War para a Netflix — com o longa sendo escrito por Jon Spaihts, roteirista do mais recente Duna —, a segunda temporada da série Halo para o Paramount Plus, o filme de Minecraft estrelado por Jason Momoa e a série animada inspirada em Grounded.

No entanto, essas adaptações não são as únicas planejadas pela Microsoft. Isso porque Booty deu a entender que há muitos filmes e séries nos quais a empresa está trabalhando que ainda não foram divulgados. Mesmo com todos esses projetos, o líder do Xbox Games Studios garantiu que o foco principal da equipe é desenvolver jogos que agradem a comunidade gamer. Confira a seguir alguns dos trechos mais relevantes da entrevista do executivo com o Hollywood Report, em tradução livre:
Nós amamos Hollywood aqui, então eu estava pensando sobre as adaptações para filmes e TV. Starfield poderia facilmente ser um desses exemplos. Há alguma coisa sendo planejada em relação a isso?

Eu não tenho nada para compartilhar sobre Starfield neste sentido, mas [...] nós temos a nossa própria série para TV de Halo com a Paramount, tivemos a primeira temporada e estamos filmando a segunda agora. Nós temos o filme de Minecraft chegando com Jason Momoa. Recentemente anunciamos que fechamos [uma parceria] com a Netflix para a franquia Gears of War e contratamos o escritor que foi o roteirista dos filmes Duna para trabalhar nisso, o que é muito empolgante.

Eu assumo isso como um voto de confiança na franquia. E, então, há ainda outras coisas que nós também estamos trabalhando e que, você sabe, [eu não posso falar porque] eles não são públicos ainda, mas há muita coisa por vir.

Hollywood parece ter um interesse renovado pelas franquias de videogame, especialmente com o recente sucesso de The Last of Us e adaptações semelhantes. Como a experiência de trabalhar com outros estúdios mudou ao longo do tempo? Eles estão se envolvendo mais cedo no processo de criação?

[...] Algo que é importante para nós, e eu acredito que é o que as nossas equipes de [desenvolvimento] de jogos diria, é que você tem que testar o game primeiro antes de que você possa explorar filmes e TV, certo? Uma coisa sobre games que é um pouco diferente dos filmes e da televisão é que nós fazemos a maioria das iterações no final. 

Caso você pense em um filme ou uma série de TV, há o roteiro e o tratamento [texto que contém um resumo da história da obra], e tudo é feito de forma adiantada, e quando você está filmando no set, você sabe praticamente tudo o que está fazendo. 

Games são bem diferentes nesse aspecto, porque temos que construir muitas coisas antes mesmo de entendermos o que alcançamos e antes que possamos começar a iterar, então eu acredito que as nossas equipes somente querem ter a certeza que esse é o nosso foco principal, que tenhamos criado um ótimo jogo, que encontramos alguma coisa que repercuta entre os jogadores. E assim isso nos permitirá ir além e explorar, será que essa franquia é capaz de se tornar um [filme ou série de TV]?"
Além do longa de Minecraft, que está agendado para 4 de abril de 2025, a Microsoft não divulgou nenhuma data concreta para o lançamento das demais adaptações das franquias do Xbox.


Apaixonado por games e tudo que envolva cultura pop.


Disqus
Facebook
Google