A desenvolvedora InXile Entertainment, responsável por jogos como The Bard's Tale, Torment: Tides of Numenera e Wasteland 3, apresentou o seu novo projeto no Xbox Games Showcase deste ano, Clockwork Revolution (Multi). O estúdio não esperava, no entanto, que o título terminaria sendo alvo de diversas polémicas devido a sua semelhança com Bioshock Infinite. Sendo assim, a Microsoft entrou em contato com o site Eurogamer para remediar essa situação.
Ambientação steampunk, estátuas reluzentes e trens suspensos foram algumas das similaridades que os jogadores perceberam entre os dois títulos. Porém, não foram somente os gamers que encontraram muitas semelhanças. Visto que o usuário do Twitter Butmac, que afirma ser o criador dos trailers de lançamento do título de Ken Levine, ficou tão perplexo com tamanha similitude que chegou a dizer que Clockwork Revolution estaria violando os direitos de propriedade intelectual do game da 2K.
Butmac também comentou que sentiu uma espécie de déjà vu quando assistiu ao anúncio do título da InXile e, por conta disso, resolveu publicar algumas imagens dos dois jogos a fim de realizar uma comparação que comprovasse a semelhança entre os games. Confira os comparativos abaixo, com as imagens do lado esquerdo sendo de Bioshock Infinite e do direito de Clockwork Revolution:
The Daisy Fitzroy character replete with scarf really cracked me up. pic.twitter.com/t9LNxEMNQa
— Butmac (@Butmac) June 11, 2023
— Butmac (@Butmac) June 11, 2023No entanto, a Microsoft não concordou com essa comparação. E desejando reparar as polêmicas geradas pelo novo título, enviou um porta-voz para conversar com o site britânico Eurogamer. No encontro, o representante se limitou a dizer que “qualquer similaridades foram criadas inconscientemente” usando como exemplo o fato de que os “jogadores poderão customizar completamente o personagem principal do game."
Parecidos ou não, Clockwork Revolution será lançado para PC e consoles Xbox Series X/S em uma data ainda não anunciada. Ja o próximo título da franquia Bioshock foi divulgado em 2019 e, de la pra cá, não foram reveladas maiores informações sobre o jogo além de que será desenvolvido pela Cloud Chamber, estudio formado pela Take-Two para criar o game, e que também não possui uma data de lançamento concreta.
Fonte: Eurogamer