A Bethesda anunciou em 2021 que estava trabalhando em um jogo do arqueólogo mais famoso do cinema. Por mais que naquela época não houve a divulgação das plataformas em que o título seria lançado, o depoimento de Pete Hines, chefe de publicação do estúdio, perante o tribunal americano revelou que o intuito original era que o game fosse multiplataforma, mas a compra da Zenimax — dona da Bethesda — pela Microsoft fez com que a aventura de Indiana Jones (PC/XSX) se restringisse ao ecossisemte Xbox.
Hines foi convocado pela justiça estadunidense com o objetivo de esclarecer as consequências que a aquisição da Activision pela Microsoft por 68.7 bilhões de dólares traria para a indústria de games. Isso porque o FTC, órgão regulador do mercado daquele pais, conseguiu uma liminar que impediu qualquer avanço na negociação até a decisão da corte federal, pois entendeu que a dona do Xbox “já havia mostrado que pode e irá excluir conteúdos dos seus competidores.”
Diante do tribunal, o executivo revelou que a Microsoft pediu para a Bethesda alterar o acordo fechado com a Disney — detentora dos direitos da franquia Indiana Jones — de lançar o título em várias plataformas a fim de que se tornasse exclusivo dos consoles Xbox Series e PC, sendo disponibilizado no Game Pass no seu lançamento. Porém, Hines não excluiu a possibilidade de lançar os futuros jogos da empresa em outros consoles ao afirmar que o estúdio analisará cada game antes de tomar essa decisão.
No decorrer da reunião, o chefe de publicação ainda comentou que a escolha por lançar o título somente para o ecossistema Xbox também foi tomada para facilitar o desenvolvimento do game. Na medida em que não haveria a necessidade de otimizar o titulo para várias plataformas. Mesmo a empresa perdendo a possibilidade de alcançar os jogadores dos consoles PlayStation, a Bethesda entendeu ser conveniente acatar a sugestão da Microsoft, visto que espera alcançar um grande sucesso com o Game Pass.
Em relação ao jogo de Indiana Jones, a aventura ficará a cargo da MachineGames, estúdio que revitalizou uma das sagas mais icônicas de FPS ao lançar Wolfenstein: The New Order, e apresentará uma história inédita dentro do universo da franquia do arqueólogo. Além disso, o título contará com a produção de Todd Howard, que trabalhou em jogos aclamados como Fallout 3 e Skyrim, bem como terá a colaboração da LucasFilm. Não foi divulgada uma previsão para o lançamento do jogo.
Fonte: Eurogamer