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Dungeon Travelers 2 e Dungeon Travelers 2-2 serão lançados no PC no dia 9 de junho

RPGs dungeon crawlers foram banidos no Steam, mas chegarão ao PC via Johren.

em 02/06/2023
A Shiravune anunciou a data de lançamento de Dungeon Travelers 2 e Dungeon Travelers 2-2. Os RPGs dungeon crawlers originalmente lançados para PS Vita pela Aquaplus chegarão ao PC no dia 9 de junho. Infelizmente, o Steam baniu Dungeon Travelers 2, então a publicadora irá disponibilizá-los apenas na sua própria loja online, o Johren, que já conta com compra antecipada para DT2 e DT2-2 sem cortes para os elementos de fanservice.

A franquia Dungeon Travelers é uma série de dungeon crawlers da Aquaplus em que o jogador deve montar uma equipe e enfrentar garotas-monstro. O primeiro jogo, que também será lançado pela Shiravune posteriormente, foi criado como um spin-off da visual novel clássica To Heart 2, mas as sequências foram para um caminho original na sua ambientação e personagens.

Dungeon Travelers 2 é descrito da seguinte forma:

Há muito tempo, em uma era longínqua, esta terra era disputada por deuses, humanos e um mal sobrenatural conhecido como Deus Demônio. Sob a bandeira da sacerdotisa sagrada Vitoria, os humanos lutaram uma longa guerra contra a Deus Demônio e seus lacaios, que eles nomearam monstros.

As coisas continuaram sem progresso por um longo tempo até a chegada do ano 395 da Era dos Deuses; pois foi nesse ano que o mestre alquimista Siegdrad inventou a técnica de capturar monstros em tomos mágicos que agora chamamos de Sealbooks.

Aqueles que usam esse poder ficaram conhecidos como Libras, e o seu sucesso contra os montros não foi nada menos do que estrondoso. Graças aos seus esforços, a população de monstros reduziu drasticamente até que até mesmo a Deus Demônio foi selada.

Sob os auspícios de uma nova ordem humana, o mundo começou a florescer; e assim aquele ano veio a ser declarado o primeiro da Era dos Reis. Vitoria, tendo unido o continente sob o comando humano assumiu o seu trono de direito como Primeira Rainha de Romulea.

—Fragmento da História da Fundação do Reino de Romulea, Capítulo 1, Seção 10.

Agora estamos no ano 499 da Era dos Reis e, nos corredores santificados da Livraria Real de Romulea, uma nova história começa a se desenrolar...

Já Dungeon Travelers 2-2 acompanha um final alternativo ao jogo original. Ao confrontar a Deus Demônio, o grupo do talentoso Fried Einhard perdeu e o reino de Romulea foi tomado pelas trevas. Agora Fried terá que tentar novamente lidar com o problema, reunindo uma nova equipe. 

Vale destacar que os jogos contarão com DLCs, alguns deles baseados em outras IPs da Aquaplus, já no lançamento. Para Dungeon Travelers 2, temos apenas o seguinte pacote:

  • To Heart 2 Character Pack
    • Fighter Tamaki
    • Fighter Sasara
    • Maid Haruka
    • Magic User Nanako
    • Maid Ma-ryan
    • Magic User Konomi
    • Fighter Yocchi
    • Scout Ikuno
    • Magic User Charu
    • Scout Yuma
    • Maid Yuki
    • Spieler Mio
    • Magic User Lu
    • Magic User Sango
    • Fighter Ruri
    • Scout Karin
    • Scout Ilfa
    • Maid Silfa
    • Fighter Harumi

Já Dungeon Travelers 2-2 terá os DLCs abaixo:

  • Dungeon: Hojo Prep ft. White Album 2, com as personagens:
    • Setsuna
    • Kazusa
  • Dungeon: Imperial Capital ft. Utawarerumono, inspirado em Utawarerumono: Mask of Truth com as personagens:
    • Nekone
    • Anju
  • Dungeon: Fortress City of Tartessos ft. Tears to Tiara 2, com as personagens:
    • Kleito
    • Tarte
  • Dungeon: Tsurugiya ft. Kizuato, com as personagens:
    • Hatsune
    • Chizuru
  • Costumes: Swimsuit Set + bonus Double EXP Membership Card
    • roupas de banho para todas as personagens
    • cartão de platina que dobra a experiência recebida
  • Costumes: Alt Class Set + bonus Great Luck Fortune
    • novas roupas para todas as personagens baseando-se no conceito de classes alternativas
    • item que aumenta a chance de receber equipamentos em batalha
  • Costumes: Fallen Set + bonus Double EXP VIP Card
    • novas roupas para todas as personagens baseando-se em um conceito de "trevas"
    • cartão que dobra a experiência recebida

Além da data e das informações acima, a Shiravune também compartilhou uma entrevista com o diretor da série, Tsutomu Washimi, responsável por coordenar o desenvolvimento de várias obras do estúdio da Aquaplus em Tóquio, incluindo séries como To Heart 2 e Utawarerumono. Traduzimos o material na íntegra abaixo:

■ Um dungeon crawler ousado e desafiador para atrair fãs novos e antigos!

Por favor nos conte sobre o histórico de desenvolvimento da série Dungeon Traveler.

Washimi: Dungeon Travelers teve origem de um dos jogos inclusos em Manaka de
Ikuno!!, um título spinoff de To Heart 2. Era um dungeon crawler no qual o elenco de To Heart 2 ficou preso dentro do mundo de um video game. Encorajados pela recepção positiva que isso recebeu, decidimos trabalhar em um outro conceito de dungeon crawler concept que se tornaria Dungeon Travelers: To Heart 2 in Another World (DT1), lançado no PlayStation Portable no Japão em 2011.

Por que vocês escolheram fazer um dungeon crawler?

Washimi: Eu sempre joguei muitos dungeon crawlers, e muitos membros da equipe de desenvolvimento eram grandes fãs do gênero também. Nós também achamos que os fãs gostariam de ver o elenco de To Heart 2 usando roupas de fantasia em uma ambientação isekai.

Tinhamos, na verdade, um pouco de oposição à ideia a princípio porque desenhar todos os monstros e as roupas diferentes de cada classe de personagem seria uma grande tarefa, mas uma vez que começamos o desenvolvimento, todo mundo ficou investido no desafio de encarar um novo gênero de gameplay e ambientação e acabamos completando o desenvolvimento muito mais rápido do que esperávamos — e com um jogo melhor.

Como foi a recepção dos fãs na época?

Washimi: Foi o maior projeto spinoff que tínhamos feito para a série, então ele atraiu muita atenção antes do lançamento. Para a nossa surpresa, não apenas os fãs de To Heart 2 curtiram ele mais do que esperávamos, mas os fãs de dungeon crawlers também. Jogadores elogiaram como por baixo da estética fofa e leve, o jogo em si era realmente difícil e tinha todo o apelo de um dungeon crawler hardcore.

Gosto de pensar que, como tínhamos fãs do gênero trabalhando no jogo, conseguimos extrair a essência do que faz dungeon crawlers tão divertidos. A equipe inteira ficou muito honrada pelos grandes elogios ao jogo.

Quais aspectos dos sistemas de jogo vocês se focaram mais?

Washimi: Teve muita tentativa e erro envolvida no balanceamento do jogo e em ajustar a dificuldade para manter a diversão central de dungeon crawlers viva. Por exemplo, tem uma tensão em mergulhar mais fundo na dungeon, mantendo o HP e MP da sua equipe, gerenciando os itens e por aí vai. Você não pode fazer ele muito fácil nem muito difícil. A verdadeira essência de um dungeon crawler vive no momento em que você pensa "está ficando arriscado, mas eu vou só um pouco mais fundo", então ficamos ajustando o balanceamento do jogo até o finalzinho.

A propósito, todo jogo da série inclui dungeons extras após terminar o jogo. Não só elas são difíceis, mas colocamos nelas os nossos truques mais brutais, então jogadores que se divertem com desafios devem encontrar várias formas de extender o seu aproveitamento.

A sequência, Dungeon Travelers 2: The Royal Library & the Monster Seal (DT2), foi lançada no PSP em 2013, mas ao contrário dos jogos anteriores, este não era outro spinoff de To Heart 2, mas um título completamente original e independente.

Washimi: Isso mesmo. Como o primeiro jogo foi bem recebido por jogadores além dos fãs de To Heart 2, começamos a planejar uma sequência que apelaria ainda mais para os fãs de dungeon crawlers.

Apesar disso agora se tornar uma nova IP, nós ainda o fundamentamos nas forças da AQUAPLUS — designs atrativos de personagens, histórias e construção de mundo — e trabalhamos em cima delas com mecânicas de gameplay de dungeon crawling ainda mais refinadas. Como no título anterior, a sequência foi um grande sucesso com os fãs.

■ A incepção chocante e criação recheada de amor de Dungeon Travelers 2-2!

Em 2017, vocês lançaram uma sequência de Dungeon Travelers 2 para o PlayStation Vita no Japan, Dungeon Travelers 2-2: The Fallen Maidens & the Book of Beginnings. Ela começa com uma reviravolta surpreendente em que o elenco de Dungeon Travelers 2 é derrotado pelo Deus Demônio e sucumbe às trevas.

Washimi: Desde o início do desenvolvimento, decidimos começar a história de DT2-2 com Fried (o personagem principal) e companhia sucumbindo às trevas. Quando você chega ao último chefe de DT2, naturalmente, seus personagens estão em altos níveis e poderosos. Mas para começar uma sequência dessa posição, precisávamos de uma premissa em que os personagens começariam do zero para efeitos de gameplay.

Foi por isso que chegamos à ideia do elenco ser derrotado e sucumbir às trevas. Dessa forma, fazia sentido que os personagens precisavam ganhar níveis novamente e justificava o Fried precisar resgatar cada uma das heroínas novamente uma por uma.

A mudança drástica em relação ao jogo anterior foi refrescante e surpreendente.

Washimi: Uma coisa interessante é que, com essa premissa, fomos capazes de ajustar a ordem em que as personagens se juntam à equipe. Quando olhamos para quais personagens os jogadores tendem a usar nas equipes de DT2, notamos que a maioria das pessoas continua com os personagens iniciais que se juntam à equipe no início do jogo — a razão principal sendo que elas são as personagens que eles evoluíram mais, se encantaram e consideraram fáceis de usar. Então, um abismo adicional se forma nos níveis entre elas e as personagens que se juntam à equipe depois, e a maior parte dos jogadores acabam mantendo a sua equipe da primeira metade para sempre.

Por isso, para DT2-2, misturamos a ordem em que você encontra as personagens. Pensamos isso daria aos jogadores de DT2 uma chance de testar alguns membros da equipe que eles podem não ter usado muito, e também ajudaria a história a ter uma sensação de novidade.

A equipe de desenvolvimento gosta de todo o elenco do jogo. Não apenas os designs de personagens são maravilhosos, mas todas as personagens possuem roupas únicas para cada classe, então nós realmente torcemos que os jogadores confiram todas as várias ilustrações. Também esperamos que DT2-2 encorage os jogadores a descobrir o apelo distinto de cada personagem e formar vários tipos de combinação diferente de equipe.

Parece que DT2-2 nasceu do amor da equipe de desenvolvimento por todos os personagens.

Washimi: Isso mesmo. Como DT2 apresentava um elenco totalmente novo de personagens, não tínhamos certeza de como os jogadores responderiam a elas, mas quando as revelamos, elas se tornaram extremamente populares.

Nossa equipe também queria fazer outro jogo com esses personagens, então em vez de entitulá-lo DT3, achamos que DT2-2 era mais apropriado.

O lançamento de PC de DT2-2 será a primeira vez que esse jogo é lançado internacionalmente.

Washimi: Sim, esse lançamento de PC vai ser a primeira vez que jogadores internacionais terão DT2-2 em mãos. Espero que a história surpreenda vocês e que encontrem novos charmes em personagens que vocês podem ter ignorado antes no gameplay. Como mencionei anteriormente, a ordem diferente em que a equipe se junta pode até levar a algumas personagens inesperadas se tornarem favoritas dos fãs.

■ A liberdade artística por trás dos designs de personagens da série!

Pode nos dizer como vocês produziram as artes de personagens?

Washimi: As ilustrações para o primeiro jogo de Dungeon Travelers foi feita não apenas pelos artistas internos principais da AQUAPLUS, mas por um esforço conjunto de toda a equipe. Para Dungeon Travelers 2, queríamos dar um passo além, então contratamos vários artistas externos para ajudar no projeto também. De cabeça, eu não sei dizer exatamente quantas ilustrações fizemos, mas se incluirmos todas as variações de cores, deve ter mais de mil artes diferentes na série.

Que tipo de detalhes ou especificações vocês deram aos ilustradores internos e externos quando pediram a sua ajuda com o jogo?

Washimi: Na verdade, eu não dei nenhuma ordem especial. Todos os artistas estavam bem confortáveis com o gênero, então quando se trata de design de personagens, eles entendiam totalmente as nossas intenções e o trabalho realmente fluía. Com os monstros, tudo o que eu dizia era 'esta vibe geral, com estes tipos de atributos' e lhes dava liberdade para interpretar isso como eles quisessem no seu design.

Então você não disse 'Você não pode fazer isso ou aquilo'?

Washimi: Não, não mesmo. Não seria nada divertido se nós colocássemos todas essas restrições e tudo que tivéssemos fossem designs cliché. Confiamos na criatividade dos ilustradores, que é como acabamos com artes ricamente variadas. Apesar de que nós tivemos que impor limites ocasionalmente com ilustrações um pouco provocantes demais. (risos)

Tem algum personagem ou monstro que é o favorito da equipe de desenolvimento em particular?

Washimi: A série tem muitos personagens adoráveis, mas os personagens Therian são particularmente populares, especialmente a dupla de comédia Peggy (um pinguim) e Beard (um urso), que são favoritos entre a equipe de desenvolvimento e os fãs também. Eles aparecem enquanto você explora as várias dungeons da série e dão dicas de gameplay em suas conversações, então jogadores novatos devem manter seus ouvidos abertos.

■ Aventurando-se em alta definição no PC: Fanservice glorioso em detalhes intricados!

Agora Dungeon Travelers 2 e Dungeon Travelers 2-2 virão ao PC em junho de 2023. No Japão, eles serão lançados na loja da DMM GAMES, mas você pode nos contar sobre o processo de portar os jogos para o PC?

Washimi: Temos um relacionamento de longa data com a DMM GAMES, e lançamos vários títulos da AQUAPLUS (e títulos da Leaf) em sua plataforma. O desenvolvimento dessas versões de PC começou com a pessoa encarregada do lado da DMM GAMES, que é um fã muito grande de Utawarerumono. Nós lançamos três títulos da série (Prelude to the Fallen, Mask of Deception, and Mask of Truth), e quando estávamos considerando o que fazer, propusemos o port da série Dungeon Travelers.

Foram feitas mudanças para a versão de PC?

Washimi: Nós não fizemos nenhuma mudança significativa, então vocês ainda podem aproveitar os jogos da mesma forma que quando eles foram lançados antes. Porque DT2 e DT2-2 originalmente saíram no PSP e no Vita respectivamente, essas versões rodavam em uma resolução menor. Porém, os elementos [visuais] já tinham sido desenhados em uma resolução muito maior desde o início, então, para portar os jogos para o PC, não precisavamos fazer upscale da arte — só apresentá-la em sua glória original. Esperamos que vocês aproveitem os detalhes das ilustrações (o fan service incluso) em alta definição.

Você pode ver muito mais detalhe na arte do que antes. Tenho certeza que as pessoas que jogaram os lançamentos originais vão ficar felizes de ouvir isso também.

Washimi: Sim. Tirando algumas coisas como campanhas promocionais exclusivas de loja, todo o resto, incluindo o DLC, foi preservado.

Para que tipo de jogador você recomendaria Dungeon Travelers?

Washimi: Fãs da AQUAPLUS aproveitarão esses jogos, claro, mas fãs de dungeon crawlers vão se divertir também. Criamos algumas dungeons bem desafiadoras que podem até testar [a capacidade d]os veteranos, especialmente se eles quiserem fazer 100% em tudo, então por favor venham colocar as suas habilidades à prova.

Eu tambpem deveri mencionar que o primeiro Dungeon Travelers não tem conexão de história com DT2, então vocês não ficarão perdidos se não tiverem jogado o primeiro jogo. Sintam-se livres para entrar na série com Dungeon Travelers 2 no PC. Quanto a DT2-2, ele começa com uma sinopse de eventos de DT2, então se você quiser começar pelo DT2-2, você ainda poderá acompanhar [a história]. Mas se você quiser aproveitar a história e os eventos ao máximo, então eu recomento jogar DT2 primeiro.

Me pergunto o que vai ser feito com a série Dungeon Travelers de agora em diante.

Washimi: Primeiro, esperamos que os jogadores aproveitem as novas versões de PC de DT2 e DT2-2. Para podermos fazer com que DT3 seja uma realidade, por favor apoie a série Dungeon Travelers.

Fonte: Shiravune (press release)


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.