Yuji Naka, co-criador do Sonic, é sentenciado a dois anos e meio de prisão

Por mais que tenha assumido a culpa, o co-criador do Sonic não demonstra se arrepender de utilizar artimanhas para enriquecer.

em 02/06/2023


O programador, produtor e designer de games Yuji Naka foi condenado a dois anos e seis meses de prisão pela justiça japonesa por ter utilizado informações sigilosas para lucrar no mercado de ações. Ele, que é reconhecido por ter ajudado a dar vida ao personagem Sonic, precisará também arcar com uma multa no valor de 172 milhões e 500 mil ienes — algo em torno de 6 milhões de reais.


Em 2018, Naka entrou para Square Enix com o intuito de desenvolver um novo título, o qual terminaria sendo Balan Wonderland. Contrariando as suas expectativas, o jogo sofreu críticas severas e acabou sendo um dos responsáveis pela sua saída da empresa

Entretanto, o fato que chamou a atenção da justiça do Japão foi que, durante o período que ficou na empresa, ele adquiriu 2.5 milhões de ienes — aproximadamente cem mil reais — em ações da desenvolvedora Aiming, responsável por criar o game Dragon Quest Tact para dispositivos móveis.

O problema é que o produtor realizou essa transação antes do anúncio do título, o que dá a entender que ele tinha esperança de que, quando a parceria entre a empresa e a Square Enix viesse a público, as ações da desenvolvedora iriam valorizar. Algo que era praticamente certo, visto a popularidade de Dragon Quest e dos smarthphones no país asiático.

Acontece que no momento que alguém utiliza informações confidencias para obter vantagem no mercado financeiro está cometendo um crime chamado insider trading. Isso porque essa prática vai de encontro com o princípio de equidade que deve ser seguido por todos os participantes do mercado de ações.

Dessa forma, Naka foi detido em novembro de 2022. Acabou sendo liberado e, no mês seguinte, preso novamente por conta das mesmas práticas. Dessa vez, no entanto, o alvo do produtor foi a desenvolvedora Ateam Entertainment, responsável pelo game Final Fantasy VII: The First Soldier.

No último mês de março, Naka confessou ser culpado por esses crimes e agora a justiça do Japão divulgou a sua sentença. O desenvolvedor terá que pagar duas multas, cuja soma ultrapassa a quantia de 6 milhões de reais, e ficar recluso em uma penitenciária por dois anos e meio.

Essa condenação é uma mancha no extenso currículo que o produtor possui no mundo dos games. É possível verificar que Naka tem seu nome creditado em jogos renomados, como Nights into Dreams, Phantasy Star Online e Digimon Adventure. Entretanto, o papel que desempenhou na origem do Sonic é considerado uma das suas maiores contribuições para a indústria.

No que diz respeito ao futuro de Yuji Naka, a defesa do produtor promete recorrer da sentença, cujo julgamento final está agendado para o dia 7 de julho. No entanto, pode ser difícil reverter a decisão, já que os promotores do caso afirmaram que ele não “demonstra nenhum sinal de remorso.”

Fonte: Eurogamer

Apaixonado por games e tudo que envolva cultura pop.