Haunted House (Multi), um dos jogos que originou o gênero survival horror, será reimaginado para o público atual por meio de uma parceria entre a Atari e a desenvolvedora brasileira Orbit Studios, responsável, dentre outros games, por Retro Machina e Ebenezer and The Invisible World. A união entre as empresas promete dar uma nova vida ao título lançado em 1982 pela mistura de elementos do gênero roguelite com um gameplay baseado em furtividade.
Como era comum na época do Atari 2600, os jogadores precisavam ler o manual para conhecer a trama de Haunted House. Dessa forma, era possível descobrir que o game apresentava a história de Zachary Graves, senhor que vivia recluso em sua mansão e, de acordo com os rumores da vizinhança, conhecia o paradeiro de uma valiosa urna que foi propriedade da primeira família que morou naquele local.
O problema é que, quando Graves falece, os vizinhos passaram a presenciar várias atividades paranormais no casarão, o que fez com que ninguém tivesse coragem de entrar para investigar. Sendo assim, sobrava para o jogador desbravar a mansão em busca de pistas que pudessem levar à localização da urna. Para isso, era preciso gerir os itens com sabedoria, pois só era possível carregar um objeto por vez e, dependendo do cenário, era necessário o uso de determinado apetrecho para avançar na aventura.
Por empregar elementos sobrenaturais e enfatizar a administração dos itens, pode-se dizer que o título originou o gênero survival horror, o qual possui Resident Evil 2, Silent Hill 2 e Outlast como alguns dos seus maiores sucessos. Desejando que mais jogadores reconheçam a importância de Hunted House para os videogames, a Atari decidiu revitalizar o jogo através de, entre outros aspectos, visuais 3D e características dos gêneros roguelite e stealth. Confira abaixo a descrição do game, em tradução livre:
“Haunted House presta uma homenagem para a aventura de survival horror original ao adotar perfeitamente elementos de roguelite dinámicos enquanto incorpora uma jogabilidade baseada em furtividade e batalhas contra chefes assustadoras.Em Haunted House, os jogadores entram na pele de Lyn Graves, a precoce sobrinha do lendário caçador de tesouros Zachary Graves. Lyn visita a mansão do seu tio com seus compatriotas mais próximos, só para descobrir que a casa está infestada de maus espíritos e monstros, os quais rapidamente apanham e somem com os seus amigos.Para libertar o seu tio e seus colegas, e capturar todos os inimigos sobrenaturais, Lyn deve encontrar as peças quebradas de uma antiga urna e as remontar para conter os fantasmas problemáticos.Por meio de um layout de salas geradas de forma procedural [técnica responsável pelos conteúdos aleatórios nos jogos], paredes inconstantes, localizações de inimigos imprevisíveis e encontros fantasmagóricos únicos, Lyn precisa rastejar, esgueirar e abrir caminho através de hordas de maus espíritos e misteriosos ectoplasmas para localizar seus amigos e seu tio.Cada peça da urna é fortemente guardada por um chefe que dá frio na espinha, com [um visual] em 3D isométrico e gameplay stealth, Lyn deve levar em conta seus passos para conquistar cada desafio. Quando for derrubada por um espectro sombrio, ela acaba retornando para a entrada da casa mal-assombrada e precisa enfrentar um layout dos cômodos e a localização dos inimigos inteiramente novos, garantindo que cada run seja única.”
A nova versão de Haunted House será lançada para PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 5, Xbox Series X/S, Nintendo Switch, Atari VCS e PC ainda em 2023. Enquanto o título não fica disponível, é possível experimentar outros clássicos da empresa por meio da coletânea Atari 50: The Anniversary Celebration, que inclui mais de 100 games diferentes, ou através das releituras que a companhia fez de alguns jogos do seu extenso acervo, como Yars, Centipede e Missile Command.
Fonte: Gematsu