Feitiços em prol da harmonia
Na trama, acompanhamos um feiticeiro chamado Mutsuki Yohane. O rapaz vive na cidadezinha de Fukano, um lugar marcado pela sua natureza exuberante, e, com isso, uma íntima relação com o mundo místico dos espíritos. Cabe ao personagem, então, ser uma espécie de ponte entre humanos e as criaturas sobrenaturais que habitam a região, mediando vários conflitos para garantir que todos vivam de forma harmoniosa.
Durante a história, vemos como o rapaz lida com situações como conflitos entre espíritos ou até coisas mais simples, como ajudar uma garota a descobrir a causa de uma condição misteriosa que entortou sua boca. Porém, isso não significa que ele é o tipo de pessoa que faria realmente qualquer coisa que pedissem, tendo como prioridade sempre garantir que a sua ação mantenha a paz e a tranquilidade em Fukano.
No entanto, nem só de complicações sobrenaturais vive o jovem Mutsuki. Fukano é uma região geralmente tranquila, então a obra também possui um pouco do tom slice-of-life, mostrando como o personagem se relaciona com algumas belas garotas.
Quatro belas garotas
A primeira opção de romance em Tamayura Mirai é Yukina Kamikake, uma garota que retorna a Fukano junto com uma amiga para recuperar algo que elas perderam na infância. A personagem é uma tsundere, sendo inicialmente bastante hostil com o protagonista, utilizando argumentos que fazem bastante sentido. Curiosamente, embora tente agir como se fosse uma pessoa bem madura, ela é bem fraca quando o assunto é experiência amorosa e, se o assunto é algo mais picante, a língua dela dá um nó de pura vergonha.
Já Midari Suishouseki é uma súcubo cujo nome original é Miranda Lust. Curiosamente, ela é muito tímida e tem medo de se envolver com rapazes por saber que a sua natureza demanda extrair a essência de vida deles através de relações sexuais. Muito fofa e gentil, ela odeia a ideia de machucar os outros por conta de algo fora do seu controle. A personagem trabalha como assistente do protagonista, que a salvou no passado, e nutre um sentimento forte por ele, embora tente deixá-lo trancado a sete chaves.
Outra garota principal é Hanako Nekotengu, um espírito da água que cuida do banheiro feminino da escola em que Mutsuki estuda. A personagem é uma excelente informante, sempre estando por dentro do que acontece no mundo humano e no dos espíritos. Ela usa uma roupa de empregada e pode até parecer fofa em uma primeira olhada, mas não dá para baixar a guarda perto dela.
Por fim, Shiro Kohaku é uma espécie de irmã mais velha para o protagonista. Embora ela tenha a aparência de uma garota mais nova, ela odeia ser tratada como baixinha e quer demonstrar suas competências sempre que possível. A personagem conhece muitos detalhes sobre o mundo espiritual e sua relação com Mutsuki é um ponto importante da história, sendo a sua rota uma espécie de final verdadeiro.
Um mundo fofo e curioso
Em termos gerais, a trama consegue brincar muito bem com a perspectiva de um mundo no qual a magia e os espíritos coexistem com os humanos. É interessante ver os problemas com os quais o protagonista precisa lidar e como eles trazem um aprendizado para ele sobre a natureza de se relacionar com o outro, algo que também se torna um pouco importante das rotas individuais.
Há alguns pontos que mereciam mais desenvolvimento e clareza. Em particular, considero que a rota da Midari poderia ter ganhado mais detalhes, pois a personagem tem uma perspectiva tão humana de pecado, mesmo convivendo com outras súcubos, e sua rota acaba fazendo uma espécie de tease de um evento muito importante que não é mostrado no jogo, dando a sensação de contenção de gastos. Com isso, a estrutura fica um pouco artificial, mas ainda suficiente para dar uma conclusão adequada para as rotas.
Outro detalhe que pode ser um pouco negativo é a atuação de alguns personagens secundários. Os exageros teatrais são uma escolha de design interessante para representar algumas criaturas sobrenaturais, mas acabam dando a sensação de falsidade que pode enfraquecer momentos da trama para alguns jogadores.
Apesar disso, vale destacar que a obra tem personagens muito carismáticas graças a seus traços de personalidade e fofura, sendo bem agradável conhecê-las melhor ao longo do jogo. Além disso, a sua expressividade é ampliada imensamente pelas pequenas animações utilizadas durante os diálogos para refletir mais a fundo o estado de espírito delas.
Uma viagem refrescante para um interior místico
Tamayura Mirai oferece uma boa experiência que combina slice-of-life com uma trama sobrenatural curiosa e envolvente. Embora alguns detalhes poderiam ser mais desenvolvidos, é uma fácil recomendação para quem se interessa por experiências relaxantes, mas que ainda assim oferecem uma lore que chama a atenção.
Prós
- Ambientação curiosa que brinca com a perspectiva de um mundo de magia e espíritos;
- Personagens fofas com personalidades carismáticas;
- Pequenas animações ajudam a dar vida e expressividade aos personagens;
Contras
- Alguns detalhes da trama mereciam mais desenvolvimento;
- A atuação de alguns personagens secundários é um pouco artificial;
- Edição do Steam sem patch corta as rotas da Hanako e da Shiro.
Tamayura Mirai — PC — Nota: 8.0
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli
Análise produzida com cópia digital cedida pela Shiravune