Jogamos

Análise: Irmão do Jorel e o Jogo Mais Importante da Galáxia - Capítulo 1 (PC/Mobile): um pedacinho de infância

A primeira parte do jogo episódico baseado no universo da animação brasileira já está disponível no Steam.

Irmão do Jorel e o Jogo Mais Importante da Galáxia
é um point-and-click desenvolvido pela Copa Studio em parceria com a distribuidora Double Dash Studios. No momento, foi lançado apenas o primeiro capítulo da aventura baseada na animação brasileira Irmão do Jorel, e a adaptação já demonstra suas qualidades nitidamente, embora deixe um “gostinho de quero mais” no final.

Irmão do Jorel e o Jogo Mais Importante da Galáxia é um point-and-click desenvolvido pela Copa Studio em parceria com a distribuidora Double Dash Studios. No momento, foi lançado apenas o primeiro capítulo da aventura baseada na animação brasileira Irmão do Jorel, e a adaptação já demonstra suas qualidades nitidamente, embora deixe um “gostinho de quero mais” no final.

Um jogo especial chegou

A história começa com o irmão do Jorel vendo TV e descobrindo que um novo videogame misterioso está aparecendo nas casas das pessoas. Curiosamente, esse jogo parece ter uma origem desconhecida, mas isso está longe de ser um fator para desanimar o protagonista, que vai fazer o possível para tê-lo em mãos.

No primeiro capítulo, exploramos a casa da família do Jorel em busca de uma forma de jogar essa grande maravilha tecnológica. Será necessário vasculhar todo o domicílio, interagindo com os seus familiares para tentar achar formas de progredir a história. Alguns desafios servem como puzzles leves, como encontrar a combinação de um cofre, achar os itens corretos para pegar um abacate para a Vovó Juju ou dar banho no cachorro.

Confesso que só conhecia a animação de nome, mas o jogo foi uma grata surpresa e não me senti perdido na história. A ambientação cotidiana e as personagens caricatas foram, para mim, como uma viagem para a minha própria infância, convivendo com minhas avós, primos, tias e tios. As avós, em especial, me lembram bastante das minhas em alguns aspectos, então sempre era bem divertido interagir com as duas.

Humor é vida

Da mesma forma, o elemento de humor que perpassa praticamente toda a experiência é muito bem colocado. As pequenas interações com objetos e personagens são leves e encantadoras e o texto todo em português é bem fácil de acompanhar.

O que chama atenção em especial no jogo são as animações dos personagens. Os desenvolvedores não mentiram quando disseram que seria “como jogar um grande episódio inédito do seu desenho animado favorito”. Existe um capricho enorme na expressividade deles, em fazer com que cada interação aproveite os rostos e gestos dos personagens, especialmente o Irmão do Jorel, para exageros cômicos que refletem seu estado de espírito.

Infelizmente, pelo outro lado da moeda, o jogo não usa vozes,  exceto por uns raríssimos grunhidos. Essa ausência acaba sendo até mais notável que o normal, enfraquecendo a naturalidade da experiência e dando uma impressão de incompletude às interações. Outro aspecto que pode ser negativo para alguns jogadores é que os desafios são um tanto simplórios e a dificuldade maior, como usual do gênero point-and-click, é saber para onde ir (algo que pode ser aliviado chamando a Vovó Gigi por um walkie-talkie).

Pessoalmente, não considero que isso seja de fato um demérito significativo do jogo. Além de avançar na história principal, o jogador pode buscar figurinhas colecionáveis com ilustrações curiosas dos personagens pelos cantos da casa. Um bom aspecto do jogo é que todos os elementos interativos ganham destaque quando o jogador passa o mouse por cima de um objeto ou pessoa, indicando que é possível fazer algo ali, o que ajuda consideravelmente a exploração

Um gostinho de quero mais

Irmão do Jorel e o Jogo Mais Importante da Galáxia - Capítulo 1 faz uma boa apresentação de um mundo cartunesco orgânico cujas raízes brasileiras são fáceis de sentir na pele. Trata-se apenas de uma introdução e o fim do jogo demanda a continuidade do próximo capítulo (a previsão é de que os seguintes saiam em agosto e outubro, respectivamente), mas a experiência aqui já é mágica o suficiente para compensar mergulhar de cabeça.

Prós

  • As animações dos personagens são vívidas e expressivas;
  • Situações cômicas bem exploradas com um texto bem-escrito em português;
  • O sistema de figurinhas recompensa o jogador que vasculha todos os cantos;
  • Com o destaque, é fácil reconhecer quais itens são interativos.

Contras

  • A ausência de vozes acaba reduzindo consideravelmente o impacto da experiência;
  • Gameplay relativamente simples com desafios simplórios.

Irmão do Jorel e o Jogo Mais Importante da Galáxia - Capítulo 1 — PC/Mobile — Nota: 8.0
Versão utilizada para análise: PC

Revisão: Juliana Paiva Zapparoli
Análise produzida com cópia digital cedida pela Double Dash Studios


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google