Street Fighter II deu início à grande febre dos jogos de luta nos anos 90. Depois dele, toda empresa queria ter seu próprio jogo de luta, porém a maioria preferiu copiar descaradamente o trabalho da Capcom. A SNK, que também estava nos holofotes do gênero, decidiu fazer algo bem diferente. Sem karatecas, mestres do kung fu ou boxeadores.
Nesse Blast from the Past, convido você a empunhar sua lâmina e se preparar para o combate, pois iremos revisitar o primeiro Samurai Snhodow, que está perto de completar seus 30 aninhos.
De monstros a guerreiros
Tudo começa com Yushi Adachi e seu plano de criar um beat 'em up com monstros. Levando em consideração o mercado ocidental, ele mudou de ideia e decidiu criar um jogo de luta com samurais e ninjas. O único sobrevivente dessa ideia foi o “belíssimo” Genan, que foi inspirado no personagem de Johnny Depp, Edward Mãos de Tesoura.Samurai Shodown foi feito para simular o terror do combate com armas do período antigo. O potencial de dano é absurdamente maior que o dos outros jogos do gênero. Poucos ataques já são o suficiente para abater seu inimigo.
Um dos temperos que ajuda as lutas a ficarem mais tensas é o fato de ele ser muito punitivo. Você realmente pode arrasar um adversário com um simples golpe, mas se errar, a história muda. Isso faz com que você tenha que pensar antes de atacar, valorizando o jogo neutro – onde ninguém tem a vantagem –, sempre à procura de uma brecha para retalhar o adversário.
A barra de Rage acrescenta ainda sabor ao embates, já que ela dá ao jogador que está apanhando um aumento em seu potencial de dano. O curioso é que a ideia dessa mecânica é transformar a frustração de estar sendo derrotado em poder ofensivo. Isso faz qualquer golpe forte virar um pesadelo.
Além desse sistema punitivo, a SNK fez questão de acrescentar doses elevadas do seu principal tempero: a dificuldade enlouquecedora. Um novato encarando a CPU no nível 4 certamente sofrerá uma derrota humilhante. Até os jogadores mais experientes são pegos de surpresa. A máquina só precisa que você erre uma vez para te massacrar sem o mínimo de compaixão.
Entre fatos e ficção
A história de Samurai Shodown mistura acontecimentos reais com ficção. O grande vilão é Shiro Tokisada Amakusa, que na vida real foi o líder de uma revolta católica no período Edo. Relatos históricos dizem que antes de ser executado, ele disse que em 100 anos voltaria para se vingar. No jogo, Amakusa retornou, mas por conta de um pacto com a entidade maligna Ambrosia.Outras figuras históricas presentes são o lendário ninja Hattori Hanzo e o samurai Yagyu Jubei Mitsuyoshi. Haohmaru foi inspirado no famoso ronin Miyamoto Musashi, conhecido por ser um guerreiro imbatível e também pela autoria de O Livro dos Cinco Anéis. Já Ukyo foi inspirado em Sasaki Kojiro, lendário espadachim e icônico rival de Miyamoto (não confundam com o criador de Mario). Inclusive essa rivalidade está presente entre Haohmaru e Ukyo.
Além dos já citados, a lista de personagens é composta pelos ninjas americanos Galford e Earthquake, a esgrimista francesa Charlotte, o guerreiro chinês Wan-Fu, a Ainu defensora da natureza Nakoruru e Kyoshiro Senryo, mestre na arte do Kabuki (antiga forma de teatro japonesa).
Samurai Shodown ganhou portes para vários consoles, como: Game Boy, Super Nintendo, 3DO, Mega Drive e está presente nas principais plataformas modernas na coletânea Samurai Shodown NeoGeo Collection.
A obra da SNK foi aclamada pela crítica da época. Além das boas notas nas reviews, ele também recebeu vários prêmios, incluindo o de jogo do ano pela Gamest Grand Prize, Electronic Gaming Monthly e European Computer Trade.
Samurai Shodown é um verdadeiro ícone dos jogos de luta. Mesmo fazendo várias pessoas sofrerem com sua dificuldade absurda, ele gerou uma legião de fãs apaixonados. Nunca vou esquecer a coça que eu levei quando o joguei pela primeira vez no bar do meu pai. Foi uma surra rápida e humilhante. E você? Tem alguma história com o primeiro capítulo dessa franquia lendária da SNK?
Revisão: Heloísa D'Assumpção Ballaminut