Na Computex Taipei deste ano, evento onde as grandes empresas de tecnología divulgam seus próximos lançamentos, o CEO e co-fundador da Nvidia, Jensen Huang, revelou uma Inteligência Artificial capaz de criar NPCs que interajam com os jogadores por meio de diálogos e expressōes faciais personalizadas para cada situação.
Para anunciar a novidade, foi divulgada uma demonstração na qual um jogador entra em uma cafeteria e começa a conversar com o atendente. No decorrer da demo, criada no motor Unreal Engine 5, foi possível perceber que o NPC se comporta de forma credível ao que está sendo dito pelo protagonista.
De acordo com o presidente da companhia estadunidense, essa reação do personagem só foi possível graças à tecnologia Omniverse Avatar Cloud Engine (ACE), que configura automaticamente a expressão facial, voz e sincronia labial dos NPCs de acordo com o contexto presente no game. Confira abaixo a demonstração da ferramenta (em inglês):
Essa tecnologia se torna viável na medida que a Inteligência Artificial irá procurar nos arquivos do game qual a história de fundo dos personagens envolvidos na situação, bem como qual as características da missão que está ativa no momento. Após isso, a ferramenta une esse conjunto de dados e entrega um comportamento condizente dos NPCs, o qual possibilitaria uma maior imersão por parte dos jogadores.
Entretanto, por mais que a novidade possa facilitar o desenvolvimento de novos títulos e até aumentar a sensação de pertencimento dos gamers à trama dos jogos, é provável que vários funcionários do setor sejam dispensados, já que as suas funções não serão mais necessárias com a nova tecnologia.
A situação fica ainda mais grave por conta de ferramentas como o Ray Tracing, que utiliza Inteligência Artificial para renderizar automaticamente efeitos de luz e sombra nos jogos, diminuindo a demanda por profissionais que, até pouco tempo atrás, eram imprescindíveis para essa tarefa.
Com todo esse cenário, o uso da Inteligência Artificial no mundo dos games não está sendo uma unanimidade. Com o CEO da Take-Two, Strauss Zelnick, alegando não acreditar que a tecnologia irá substituir os seres humanos no desenvolvimento de jogos. Por outro lado, Bobby Kotick, presidente da Activision, afirmou que a IA permitirá a desenvolvedora criar títulos que são impossíveis atualmente.
No que se refere à opinião do CEO da Nvidia sobre o assunto, dias antes da Computex ocorrer, ele fez o seguinte discurso para um grupo de formandos da Universidade de Taipei, capital de Taiwan: “enquanto alguns estiverem preocupados que a Inteligência Artificial tire seus empregos, alguém que é especialista em IA vai fazê-lo.”
Fonte: Kotaku