Análise: Mr. Sun’s Hatbox (PC/Switch) traz bom humor para compor um ótimo jogo de ação 2D

Recuperar uma encomenda perdida pode ser mais difícil do que parece.

em 02/05/2023

Mr. Sun’s Hatbox
é um título de plataforma e ação 2D produzido pela Kenny Sun e publicado pela Raw Fury. No controle de uma estranha base de operações, precisamos coordenar nossa equipe em várias missões para recuperar uma encomenda roubada. No entanto, esse processo pode ser mais difícil e inusitado do que parece.

Sempre leia os Termos de Serviço

Segundo os Termos de Serviço da empresa de entregas Amazing, caso sua entrega não seja efetuada, a empresa tem obrigação de recuperá-la. Foi o que aconteceu com o Sr. Sol, que teve sua encomenda roubada pelo Sr. Lua. Para efetuar a recuperação, o entregador passa a usar o porão da loja do Sr. Sol como base de operações. Essa base é composta por 12 divisões, as quais podemos construir salas com as mais variadas funções.

Mr. Sun’s Hatbox segue uma dinâmica muito rígida e que tende a ser repetitiva. No controle da base, precisamos mandar nossos funcionários em diferentes missões para coletar pistas da localização do Sr. Lua. Cada missão possui um objetivo diferente: neutralizar um inimigo, coletar dinheiro e itens e entregar documentos, entre outros. Todas envolvem a progressão de pequenos trechos de plataforma 2D separados por sala.




Para cada missão, podemos enviar um funcionário equipado com uma arma, um chapéu e balões — utilizados para coletar itens e inimigos para compor nossa base, semelhante ao que foi visto em Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain (Multi), por exemplo. Completando o objetivo, nosso personagem ganha experiência e passa a ter melhorias em algumas questões, que citarei posteriormente.

Em relação às fases, existem cinco tipos de áreas distintas, criadas proceduralmente, com estilos únicos: fazenda, castelo, biblioteca, esgoto, céu e castelo. Cada uma delas também conta com um estilo de estrutura: a fazenda, por exemplo, é um estágio de progressão lateral, enquanto a biblioteca possui progressão vertical.



Uma aventura pra lá de excêntrica

O ponto alto de Mr. Sun’s Hatbox é a forma como os desenvolvedores utilizam do humor para dar um ar único ao título. Primeiramente, vou falar dos funcionários que controlamos nas missões, os quais possuem um conjunto de características únicas chamadas de particularidades. Elas podem ser boas ou ruins para a missão e cabe a você decidir qual personagem mais se adéqua às suas necessidades.

Por exemplo, seu personagem pode ser míope e correr mais rápido que o normal. Outro pode ter asma e se assustar ao ser avistado, mas recupera mais vida e congela inimigos quando há contato. São inúmeras características que são combinadas aleatoriamente e tornam cada personagem único. Mesmo que algumas habilidades sejam desproporcionalmente ruins — como se assustar ao ser visto —, no geral elas são divertidas e geram situações muito inusitadas.




Além disso, os funcionários estarão equipados com armas e chapéus. Da mesma forma que as particularidades, você pode esperar os maiores absurdos possíveis:  armas como baguete, raquete, ventilador, além de armas de fogo e lasers, e chapéus como panela, pudim e cone de trânsito. Nossos inimigos também aparecem equipados e é possível roubá-los ao longo das fases, já que cada equipamento tem uma vida útil.

Vale ressaltar também que existem classes diferentes de personagens, todos com características únicas. Alguns se movimentam pulando, enquanto outros voam e se movem mais rapidamente. Essa é outra característica fundamental para se levar em conta na hora de se preparar para alguma missão.




Outro ponto dentro da dinâmica é o gerenciamento de nossa base. À medida que recuperamos as coroas, novas instalações são desbloqueadas para construção. Com isso, podemos aplicar melhorias em nossos personagens por meio de uma árvore de upgrades, além de comprar novos equipamentos e funcionários. 

Essa rotina tende a ser repetitiva com o passar do tempo, principalmente pela pouca variedade de fases que estão disponíveis, sendo a a diversidade de personagens e equipamentos o fator que traz um ar de novidade para o game e te motiva a continuar jogando. Eu finalizei a aventura após 75 missões e ficou no limite para me incomodar. 




A última fase, que envolve o resgate da encomenda, é a mais longa e divertida do jogo, por misturar elementos de todos os outros estágios. No entanto, o confronto contra o Sr. Lua deixou a desejar por não ser nada muito elaborado e não apresentar nenhum desafio interessante.

Contudo, vale destacar que, da mesma forma que temos a liberdade de equipar nosso personagem, também podemos progredir nas fases da maneira que acharmos melhor. Quer enfrentar todo mundo? Ótimo! É possível e, inclusive, dá mais dinheiro. Da mesma forma que você pode tentar passar sem ser visto por ninguém, o que dá mais experiência. Portanto, é legal ver que não é necessário ficar preso a um estilo de jogo para cumprir as missões.



Pacote entregue com sucesso

Mr. Sun’s Hatbox aproveita do bom humor para dar uma sobrevida a uma estrutura que tende a ser repetitiva. A grande variedade de itens e particularidades, além de tornar cada partida única, diverte e cria situações inusitadas que o tornam um título excelente. Apesar dos pequenos problemas, é um jogo que vale a pena ficar de olho.

Prós

  • Enorme variedade de armas e chapéus para equipar;
  • Cada classe de personagem possui uma jogabilidade diferente;
  • Podemos concluir as missões da maneira que acharmos melhor;
  • As particularidades trazem situações muito engraçadas e únicas.

Contras

  • Algumas particularidades são desproporcionalmente ruins, fazendo com que alguns personagens se tornem inúteis;
  • A gameplay tende a se tornar repetitiva com o tempo;
  • O confronto contra o Sr. Lua poderia ser mais elaborado. 
Mr. Sun’s Hatbox — PC/Switch— Nota: 7.5
Versão utilizada para análise: PC
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli
Análise feita com cópia digital cedida pela Raw Fury


É engenheiro geólogo, graduando em Engenharia Ambiental, entusiasta de novas tecnologias e apenas mais um mineiro que não vive sem café e pão de queijo. Gosta de aproveitar o tempo apreciando RPGs, relaxando em simuladores de fazenda e curtindo uma boa música em jogos de ritmo.
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