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LudoNarraCon 2023, festival para jogos narrativos, começa hoje no Steam; confira as palestras e a lista de jogos participantes

O evento irá até o dia 8 de maio e incluirá palestras e demos.

em 04/05/2023
A LudoNarraCon é um festival anual focado em jogos narrativos. A edição 2023 do evento promovido pela publicadora Fellow Traveller estará disponível no PC (Steam) entre hoje às 14h (Horário de Brasília) e o dia 8 de maio, incluindo palestras sobre o demo e demonstrações de vários jogos, sendo ao todo 43 títulos em exibição.

Ao todo, serão promovidas 15 apresentações entre os dias 4 e 5 de maio, seguindo a seguinte ordem (horários seguem o padrão de Brasília):

  • 14h - Dentro do estúdio dos atores de voz (com Caroline Marchal, Charlotte McBurney, Manon Gage, Natalie Watson, Ryan Nolan, Sam Barlow, Sébastien Renard): desenvolvedores e atores de jogos narrativos como As Dusk Falls, Immortality e A Plague Tale: Requiem discutem as suas formas de trabalhar a performance em videogames;
  • 15h - Formando relações significativas em jogos (com Cam Perry, Jamie Camera, Monica Fan e Radiant G): um painel sobre dating sims, como eles seduzem o jogador e como o uso de mecânicas relacionadas a isso ajudam a manter o jogador engajado na experiência;
  • 16h - Trabalhos do futuro: Citizen Sleeper e Hardspace Shipbreaker em conversação (com Elliot Hudson e Gareth Damian Martin): como ambos os jogos refletem sobre as estruturas de poder do capitalismo e o controle corporativo, os seus criadores refletem sobre o que pensaram para seus jogos e o que eles tem a dizer sobre os empregos agora e no futuro;
  • 17h - Pensando a narrativa dos polos opostos do espectro de contagem de palavras (com Andrew Shouldice, Lindsay Ishihiro e Nathan Black): em 2022, a Finji lançou Tunic e I Was a Teenage Exocolonist. O primeiro tinha só um manual in-game em runas indecifráveis, enquanto o outro tem um script de mais de 600.000 palavras. Agora representantes desses jogos discutem sobre linguagem e formas de se pensar a narrativa em jogos;
  • 18h - Memória, sociedade, esperança e coração partido em protagonistas marginalizados (com Abhi, Marina Ayano Kittaka, Natalie Tin Yin Gan 顏婷妍, Remy Siu 蕭逸南 e Tanya Kan): desenvolvedores de 1000xRESIST, Sephonie, Solace State e Venba discutem a importância de personagens diversos para explorar tópicos de opressão, historicidade e a busca por um lugar de pertencimento;
  • 19h - "Conversa ao redor da fogueira" com Felice Tzehuei Kuan (Life is Strange: Before the Storm, Life is Strange: True Colors) e Rachel Watts (site Rock Paper Shotgun);
  • 20h - Era uma vez em uma terra distante (com Benni Hill, James Tinsdale, Pete Bottomley e Xalavier Nelson Jr.): discussão sobre a importância da construção de mundo e da tensão em uma experiência single player;
  • 21h -  "Conversa ao redor da fogueira" com Ron Gilbert (Monkey Island) e Rebekah Valentine (portal IGN);
  • 05/05 às 14h - Contagem de histórias de sobrevivência (com David Dunham, Giada Zavarise, Julián Quijano, Raphael van Lierop e Tanya X. Short): uma discussão sobre o que pode ser feito em histórias de jogos de sobrevivência, seja para aumentar a tensão, oferecer um pequeno respiro ou explorar outros temas dentro da narrativa;
  • 05/05 às 15h - Histórias de jogos contadas das formas mais inesperadas e surpreendentes (com Daniel Benmergui, Latoya Peterson, Richard Dansky e Richard Rouse III): veteranos que já trabalharam em jogos como Hunt: Showdown, The Division, State of Decay e The Church in the Darkness discutem formas inesperadas de apresentar narrativas como através de elementos do ambiente, materiais de marketing, animação dos personagens e até mesmo as próprias mecânicas do jogo;
  • 05/05 às 16h - Criando galãs inesperados e espetaculares nos seus dating sims (com Amanda Gardner, Dani Lalonders, Teddy Dief e Yasmine Lee): pessoas envolvidas na escrita, direção e produção dos jogos Romancelvania, We are OFK e ValiDate discutem o processo de criação de personagens intrigantes para narrativas críveis em videogames;
  • 05/05 às 17h - Usando a escrita baseada em sistemas para fazer as escolhas do jogador terem um impacto duradouro na narrativa (com Emily Short, Sarah Northway, Son M. e Tony Howard-Arias): uma discussão de como introduzir nuance e complexidade às ações do jogador mantendo a escrita gerenciável;
  • 05/05 às 18h - Quando o social é parte da narrativa (com Dr Richard A. Bartle, May Wong, Samuel Partridge e Yoyu Li): discussão sobre como incorporar elementos sociais em jogos narrativos;
  • 05/05 às 19h -  "Conversa ao redor da fogueira" com Scott Chen (OPUS) e Malindy Hetfeld (Edge Magazine, The Guardian);
  • 05/05 às 20h - Além da representação - uma proposta sulasiática de jogos narrativos (com Arief Johan, Dimas Novan D., Saqina Latif e Sasha Ariana): desenvolvedores de A Space For The Unbound, Kabaret, What Comes After e Afterlove EP refletem sobre a representação de culturas regionais em narrativas com elementos de pós-colonialismo, desenvolvimento econômico e nostalgia.

Além dessas palestras, 43 jogos farão parte do evento, incluindo tanto títulos já lançados (como o brasileiro I Did Not Buy This Ticket da Time Galleon Visual Novels) quanto obras que ainda estão em desenvolvimento (exemplos: Goodbye Volcano High, Harmony: The Fall of Reverie, Times & Galaxy). Demos serão disponibilizadas para boa parte deles.

A lista completa de jogos já lançados que estarão no evento inclui:

Já as demos de obras ainda em produção inclui:

Fonte: LudoNarraCon (site oficial)


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.