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Após críticas a Lorena and the Land of Ruins (PC), NekoNyan afirma que pretende se manter na tradução de jogos adultos

Publicadora sofreu algumas críticas devido à decisão do desenvolvedor do jogo de retirar o conteúdo sexual.

em 26/05/2023
A NekoNyan lançou ontem Lorena and the Land of Ruins no PC (Steam). O jogo de tiro em terceira pessoa foi a primeira obra da publicadora fora do âmbito das visual novels e passou por uma situação atípica: o desenvolvedor Shimenawan decidiu tirar o conteúdo sexual do jogo pouco tempo antes de seu lançamento em inglês. A NekoNyan foi a público no Twitter comentar sobre a sua postura enquanto empresa.

Originalmente lançado no Japão em 2020, Lorena and the Land of Ruins é um jogo de tiro que havia sido disponibilizado com conteúdo sexual na loja japonesa DLSite. A NekoNyan negociou os direitos do jogo para publicá-lo no Ocidente e o anunciou, tendo a intenção de traduzí-lo com o conteúdo sexual. 

Porém, em 2023, o desenvolvedor Shimenawan decidiu retirar esse conteúdo do jogo não apenas para o lançamento ocidental como também o japonês, retirando do ar a versão original. A justificativa dele é que ele gostaria de trabalhar com jogos sem esse tipo de conteúdo daqui para frente e não queria ter o seu nome vinculado a isso.

Mesmo não tendo sido uma decisão da publicadora e a empresa tendo sido clara sobre a mudança em comunicados oficiais, a NekoNyan foi atacada por alguns jogadores que não acreditaram que ela não foi a responsável pela mudança. Também houve comentários atacando o desenvolvedor. Por conta disso, a empresa se pronunciou publicamente via Twitter sobre a sua postura:

Para apaziguar algumas preocupações que vimos em vários fóruns, não temos a intenção de abandonar o conteúdo R18 dos nossos jogos futuramente. A menos que uma situação similar a Lorena aconteça, nós continuaremos com nossa política de lançar patches para maiores de 18 anos para o Steam e publicando versões para maiores de 18 separadamente.

Porém- se um desenvolvedor pedir que não lancemos conteúdo para maiores de 18, se as discussões não forem capazes de levar a uma mudança de postura, nós iremos na maioria dos casos aderir aos desejos dos desenvolvedores. Como uma publicadora, a nossa reputação entre os desenvolvedores é crucial para podermos adquirir licenças.

Nós vamos sempre exaurir todas as opções para lançar o conteúdo para maiores de 18 que as pessoas querem e só iremos recorrer a remover o conteúdo se formos incapazes de fazer com que os desenvolvedores concordem.

Também vamos deixar nossa política sobre as builds do Steam mais clara. Nós vamos fazer os cortes que sentirmos ser necessários para ter a aprovação no Steam, e, exceto nas situações acima, sempre iremos oferecer patches para restaurar esse contéudo [removido].

Isso pode resultar em experiências abaixo do ideal para quem compra no Steam e não tem ciência da existência desses patches, porém a realidade do negócio é que o maior fator para o sucesso financeiro de um título é tê-lo no Steam.

Estamos considerando publicar uma lista de conteúdos alterados/removidos das builds do Steam para transparência, mas por conta das políticas de moderação do Steam, esse documento não poderia ser postado na página da comunidade dos títulos.

Já dissemos isso antes, mas somos fãs de VNs antes de tudo, e já estivemos do outro lado antes. Fiquem tranquilos de que a menos que algo fundamental mude, temos toda a intenção de continuar oferecendo conteúdo de alta qualidade, incluindo o adulto.

Nós também gostaríamos de pedir que as pessoas evitem especulações e [teorias de] conspirações sobre a razão da mudança de postura do desenvolvedor. É de partir o coração ver as pessoas atacando um desenvolvedor sem qualquer conhecimento sobre o que está por trás da situação e tirando conclusões precipitadas.

Em geral, isso reflete de forma ruim na comunidade ocidental de VNs e ameça aumentar a dificuldade de adquirir licenças. Os desenvolvedores podem [acompanhar] e frequentemente acompanham o que acontece na comunidade ocidental e ataques pessoais como esse podem reduzir a sua disposição de publicar quaisquer jogos no Ocidente.

Fonte: NekoNyan (Twitter)


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.