Impressões: Soul Survivors (PC) se mostra um desafiador roguelike de sobrevivência

Simples e engenhoso, esse título indie é uma boa alternativa dentro do gênero roguelike de sobrevivência.

em 12/05/2023

Depois do impressionante sucesso de Vampire Survivors (Multi), é de se esperar que outras desenvolvedoras estejam de olho no hype gerado pelo título que foi um dos hits de 2022 e queiram criar experiências semelhantes. É o caso de Soul Survivors, jogo que pegou carona até no nome.

Sobreviva o quanto puder

Lançado no último dia 3 de maio em acesso antecipado, Soul Survivors é um roguelike de ação com estética retrô em pixel art em que é necessário sobreviver a hordas de monstros pelo máximo de tempo possível. Ao derrotar inimigos, estes deixam cair orbes de alma que devem ser coletados. Quando uma certa quantidade de orbes é obtida, o personagem sobe de nível e pode escolher entre três melhorias.

O diferencial de Soul Survivors para outros jogos do gênero está justamente nos personagens. Cada um possui seu próprio set de armas e habilidades, com algumas poucas sendo compartilhadas entre os outros bonecos. Essa limitação no tipo de armamentos que um personagem obtém durante a partida adiciona um interessante elemento de estratégia ao jogador. Desse modo, após aprender sobre a dinâmica do game com algumas partidas, é possível se especializar em quem você quer usar para jogar.
A tela pode ficar caótica bem rápido
Durante o acesso antecipado, foram disponibilizados dois personagens: o Bogatyr, especializado em ataques à curta distância, e o Necromante, especializado em ataques de área.

A maior parte do tempo, preferi jogar com o Necromante, pois achei o estilo de jogo dele um pouco mais amigável. Ele pode criar soldados esqueletos para auxiliar no combate contra os inimigos, além de ter muitas habilidades que o ajudam a causar dano sem precisar ficar cara a cara com eles.

O Bogatyr, apesar de ser um personagem com jeitão de tanque, rendeu algumas boas partidas, e consegui me divertir com ele também. Sua especialidade são ataques a curto e médio alcance, além dele ser capaz de causar um dano elevado após poucos minutos de jogo.

Moedas também são obtidas ao derrotar inimigos e quebrar baús pelo mapa. Esse dinheiro pode ser usado para comprar Talentos, melhorias permanentes para cada personagem. Porém, as moedas que você obtém com determinado personagem só podem ser usadas para desbloquear melhorias para ele. Não é possível, por exemplo, usar seu melhor boneco para farmar moedas para melhorar outro. Ou seja, se você quer melhorar o Necromante, por exemplo, então terá que jogar um bom tempo com ele.
Melhorias permamentes podem ser adquiridas usando o ouro coletado durante as partidas

Jogo “maldito”

A dinâmica de jogo consiste em sobreviver tempo suficiente para enfrentar os chefes de cada mapa. Após um tempo determinado, eles invadem o mapa e precisam ser derrotados para que seja possível avançar no roteiro da partida. São inimigos formidáveis que necessitam de paciência para serem derrotados. Logo, saber administrar sua andança pelo mapa em meio a uma infinidade de inimigos enquanto você tenta causar dano no chefe é um baita desafio.

A progressão é baseada na luta contra os chefes. Uma vez que todos são derrotados em um terreno específico, o jogador entra em um modo infinito que ativa uma maldição sobre eleou sobre seu mundo a cada minuto. Essas maldições se acumulam, aumentando a dificuldade do jogo até que o jogador morra. Isso adiciona um teste de sobrevivência para aqueles que querem ir mais longe.
Os embates contra os chefes são o ápice da experiência
Por hora, o jogo possui uma dificuldade bem desbalanceada, mas não tão impossível. Visto que os desenvolvedores se inspiraram em Dark Souls (Multi) para criar Soul Survivors, era de se esperar que não haveria nenhuma “folga” por aqui. Na primeira vez que cheguei no Bloodsap, o chefe principal do primeiro mapa, fui derrotado com muita facilidade. Fora isso, também morri facilmente nas primeiras partidas, mas levei na esportiva no começo por já estar familiarizado com esse tipo de jogo.

Consegui chegar até a batalha contra Bloodsap em outras tentativas, mas em todas fui humilhantemente derrotado por ele. Nota-se que o jogo ainda necessita de ajustes nas áreas de impacto de alguns inimigos, em especial desse chefe maldito que ainda tem me tirado do sério. Algumas tentativas mais e, quem sabe, sairei orgulhosamente vitorioso dessa peleja antes da próxima atualização.

Promissor, apesar dos pesares

Em notas publicadas periodicamente na página da comunidade do jogo na Steam, a Stingbot Games afirmou que está trabalhando muito para corrigir os vários problemas que os jogadores de Soul Survivors estão encontrando no acesso antecipado. Por exemplo, uma das próximas atualizações promete adicionar o terceiro personagem jogável, o Ranger, um sistema de loja para compra de itens e melhorias baseadas em feedbacks feitos desde o período inicial de lançamento.


Entretanto, por ora, Soul Survivors já se mostra uma interessante alternativa para quem gosta desse gênero de jogo. Se você conheceu esse mundo por conta de Vampire Survivors, assim como eu, deixo meu humilde convite para que você acompanhe a evolução do game desde já.

Revisão: Raquel Nascimento
Texto de impressões produzido com chave de acesso antecipado cedida pela Stingbot Games

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
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