Genshin Impact (Multi): Guia de reações elementais

Entenda como funcionam todas as reações elementais presentes no jogo.

em 04/05/2023
Genshin Impact é, sem sombra de dúvidas, um grande sucesso e um dos maiores expoentes dos jogos gratuitos que possuem um alto investimento dos desenvolvedores. Dentre todas as mecânicas apresentadas pelo título, o sistema de reações elementais ocupa o topo da lista de importância e é indispensável para o sucesso de qualquer viajante.

As reações elementais ocorrem quando um inimigo, já afetado por um elemento, é atingido por um ataque de um segundo elemento. Embora haja uma grande quantidade de reações, elas podem ser divididas em dois tipos: Reações de Transformação e Reações de Amplificação. Além desses dois tipos, temos três reações específicas que envolvem o elemento Dendro (também conhecidas como Reações Aditivas).

Neste guia, explicaremos sobre como funcionam todas as combinações de elementos possíveis, apresentando os requisitos de ativação e os efeitos que elas causam. 

Reações de Transformação

Quando desencadeadas, reações transformativas causam um dano elemental adicional que aparece acima do ataque do personagem que a criou. Os danos causados por elas dependem apenas da Proficiência Elemental e do nível do personagem. Além disso, elas ignoram a defesa do inimigo, mas são afetadas pela resistência elemental dele. 

Explico melhor: cada reação transformativa possui um valor de multiplicação base. Esse valor é multiplicado por um dano fixo determinado apenas pelo level do personagem que fez a reação. Em seguida, o resultado é multiplicado pelo bônus de Proficiência Elemental desse mesmo personagem. Dessa forma, nessas reações, não importam os valores de ataque ou dano crítico, pois esses critérios não influenciam em nada. Além disso, como esse tipo de ressonância ignora a defesa do inimigo, uma redução do dano ocorrerá somente se ele tiver resistência ao mesmo elemento dela.

O dano dessas reações também pode ser aumentado pelos efeitos de artefatos específicos, como é o caso do conjunto de quatro peças do Trovão Furioso, que aumenta o dano das reações transformativas de Sobrecarga, Eletricamente Carregado, Supercondutor e Superflorescimento em 40%. Nessa situação, a porcentagem de bônus do artefato é somada à porcentagem de bônus da Proficiência Elemental antes de acontecer a multiplicação.

Vale destacar que a porcentagem de bônus obtida com a Proficiência Elemental pode ser vista na parte detalhada dos status do personagem, bastando apertar triângulo (nas versões de PS4 e PS5) na tela de atributos. A seguir, veremos os critérios para a ativação de cada reação transformativa e os efeitos que elas causam. Saliento que, para não encher o texto com muitos números, colocarei o valor base das reações apenas dos níveis 1, 50 e 90.

Sobrecarga

A Sobrecarga é ativada quando o elemento Pyro atinge um alvo infundido com o elemento Electro, ou vice-versa. Essa reação gera uma explosão que causa dano Pyro em área e empurra os oponentes.

É importante esclarecer que, ainda que o ataque produza várias sobrecargas ao mesmo tempo, cada inimigo só pode receber uma instância de dano dessa reação a cada 0,5 segundos.

Valores fixos dos níveis: Lvl 1: 34.33; Lvl 50: 647.20; Lvl 90: 2893.71.

Eletricamente Carregado

Quando um inimigo marcado com Hydro é atingido por um dano Electro, ou ao contrário, ocorre a reação Eletricamente Carregado. Ela gera uma corrente elétrica que se espalha para todos os inimigos próximos que estiverem molhados.

Essa reação não consome os elementos imediatamente e gera uma espécie de dano contínuo que ocorre a cada um segundo. Vale mencionar que, como os elementos permanecem no inimigo por um tempo, é possível desferir um golpe de um terceiro elemento para gerar novas reações, como o Pyro, que irá desencadear Sobrecarga e Vaporizar simultaneamente.

Valores fixos dos níveis: Lvl 1: 20.6; Lvl 50: 388.3; Lvl 90: 1736.2.

Supercondução

Supercondução ocorre quando um inimigo infligido com Cryo é atacado por um golpe do tipo Electro. Essa combinação causa dano Cryo em área e reduz a resistência física dos inimigos em 40% por 12 segundos.

Valores fixos dos níveis: Lvl 1: 8.58; Lvl 50: 161.80; Lvl 90: 723.43.


Congelar

Atingir com Cryo um oponente que está infligido com Hydro, ou vice-versa, gera a reação Congelar. Ela não causa dano, mas congela o inimigo por um tempo. Essa é uma das reações de que mais gosto, pois, com a ajuda de um personagem que molha os adversários continuamente, é possível manter os inimigos travados até a morte. Ela também permite a aplicação de um terceiro elemento para gerar uma nova reação, tendo em vista que o inimigo permanece com o Cryo aplicado.

Estilhaçar 

Essa reação elemental está diretamente relacionada à anterior. Ao atacarmos com Geo ou com um Espadão um inimigo que está congelado, temos o Estilhaçar. Com ela, o inimigo é descongelado e recebe dano físico. Apesar de ser um dano físico, essa ressonância também só escala com o nível do personagem e com a Proficiência Elemental.

Valores fixos dos níveis: Lvl 1: 25.75; Lvl 50: 485.40; Lvl 90: 2170.28.

Redemoinho

O redemoinho acontece quando aplicamos Anemo em um inimigo marcado com Electro, Hydro, Pyro ou Cryo (Dendro e Geo não possuem ressonância com Anemo). Essa reação espalha o elemento primário nos inimigos que estão próximos.

Para que ela aconteça, o Anemo deve ser, obrigatoriamente, aplicado em segundo lugar, pois ele não marca os inimigos e some logo após atingir um oponente. Ela causa dano do do tipo que foi infundido e espalha esse elemento nos inimigos próximos. A exceção a essa regra é o Redemoinho de Hydro, que, apesar de espalhar água nos inimigos, não causa dano desse elemento.

Como o Redemoinho espalha os elementos, quando houver um grupo de inimigos afetados por efeitos diferentes, podemos criar diversas reações simultaneamente.

Valores fixos dos níveis: Lvl 1: 10.30; Lvl 50: 194.16; Lvl 90: 868.11.

Cristalização

A Cristalização é gerada pelo contato entre o Geo e o elemento Electro, Hydro, Pyro ou Cryo. O Geo não marca os inimigos, razão pela qual também deve ser usado em segundo lugar para ativar a Cristalização. Apenas Zhongli foge a essa regra, pois sua explosão elemental petrifica o inimigo por um tempo.

Essa reação gera cristais que, quando coletados, criam um escudo baseado no elemento de origem. Como ela também é transformativa, esse escudo tem sua energia baseada no nível do personagem e recebe bônus de acordo com a Proficiência Elemental.

Esses escudos possuem uma resistência maior contra um elemento igual ao seu. Para exemplificar, um escudo de Electro possui uma efetividade maior contra os ataques desse mesmo tipo. Vale destacar que apenas um escudo pode permanecer ativo por vez, dessa forma, coletar um novo fragmento criará um novo escudo que substituirá imediatamente o anterior.

Valores fixos dos níveis: Lvl 1: 91; Lvl 50: 787; Lvl 90: 1851.

Queimadura

A Queimadura acontece quando um inimigo afetado por Dendro é atingido por um ataque Pyro, ou vice-versa. Ela causa dano contínuo do tipo Pyro, permitindo que um terceiro elemento crie uma nova reação. Embora os personagens do tipo Dendro tenham chegado em Genshin Impact no ano passado, esse efeito está presente desde o início do jogo e podia ser visto na grama e nos Slimes Dendro.

Valores fixos dos níveis: Lvl 1: 4.29; Lvl 50: 80.90; Lvl 90: 361.71.

Florescimento

A combinação de Dendro e Hydro gera a reação de Florescimento. Ela não causa dano, mas cria algumas sementinhas chamadas de Núcleos Dendro. Por sua vez, esses núcleos podem ativar três efeitos diferentes. No primeiro caso, após seis segundos, o núcleo explode e causa dano Dendro em área, atingindo até mesmo os nossos personagens.

Valores fixos dos níveis: Lvl 1: 34.33; Lvl 50: 647.20; Lvl 90: 2893.71.

Germinação

A germinação é a segunda forma de reação dos Núcleos Dendro e ocorre quando atingimos a semente com um ataque Pyro. Essa ressonância também explode o núcleo e causa dano Dendro em área, mas com uma força superior.

Valores fixos dos níveis: Lvl 1: 51.50; Lvl 50: 970.80; Lvl 90: 4340.56.

Superflorescimento

Finalmente, quando atingimos um Núcleo Dendro com um golpe do tipo Electro, desencadeamos a reação de Superflorecimento. Ela transforma as sementes em projéteis que perseguem e atingem os inimigos mais próximos.

Valores fixos dos níveis: Lvl 1: 51.50; Lvl 50: 970.80; Lvl 90: 4340.56.

Com o Superflorescimento, encerramos as reações transformativas. Os valores base de multiplicação de cada uma delas são os seguintes:
  • 2.0 - Sobrecarga;
  • 1.2 - Eletricamente Carregado;
  • 0.5 - Supercondutor;
  • 1.5 - Estilhaçar; 
  • 0.6 - Redemoinho;
  • 0.25 - Queimadura;
  • 2.0 - Florescimento;
  • 3.0 - Germinação;
  • 3.0 - Superflorescimento.
De maneira simplificada, o cálculo seria dessa forma:

Multiplicador da reação x dano fixo baseado no nível x (1 + % do bônus de Proficiência elemental + % Bônus de reação) = Dano da Reação de Transformação.

Reações de Amplificação

As Reações de Amplificação somam o dano do ataque que ativou a reação ao bônus de Proficiência Elemental e multiplica o resultado dessa soma por 2 ou por 1,5. Nesse caso, o dano do nosso golpe vai considerar tudo o que tem direito: a taxa e o dano crítico, as porcentagens e os bônus de talentos dos personagens, além dos bônus de artefatos e das constelações. Dessa forma, com as reações de amplificação, é possível desferir danos extremamente altos. 

Vaporizar

A reação Vaporizar acontece quando um inimigo infligido por Hydro é atingido por um ataque Pyro. A ordem desses elementos pode ser invertida, mas o multiplicador será diferente: Hydro sobre Pyro tem o multiplicador de 2x, enquanto Pyro sobre Hydro tem o multiplicador em 1,5x.


Fusão

A fusão ocorre quando Pyro é aplicado sobre um inimigo marcado com Cryo. Assim como na anterior, essa reação também pode acontecer invertidamente, o que também ocasiona uma mudança no multiplicador: Cryo sobre Pyro tem o multiplicador de 1,5x, enquanto Pyro sobre Cryo tem o multiplicador de 2x.

As reações de amplificação são poucas, mas todas extremamente poderosas. Como elas consideram todos os tipos de bônus e fortalecimentos, é possível escalar o dano em níveis altíssimos.

Para entrar um pouco mais a fundo: a amplificação multiplica o valor de reação (1,5 ou 2) pela porcentagem do bônus de Proficiência Elemental somado com o bônus de reação (qualquer efeito que seja específico para reação, como os de alguns artefatos). O resultado dessa conta é multiplicado pelo valor de dano do golpe que ativou a reação (esse valor considera o Ataque Total do personagem, as porcentagens dos talentos e dos bônus de dano, além da taxa e do dano critico). 

O cálculo poderia ser visto dessa forma:
  • Multiplicador de reação x (1 + % do bônus de Proficiência Elemental + % do bônus de reação) = Multiplicador total de Amplificação;
  • Dano do golpe que gera a reação x Multiplicador total de Amplificação = Dano da Reação de Amplificação.
Para chegar no valor do ataque do personagem que gerou a reação, seria assim:
  • Ataque Total x % da Habilidade x (1 + % do bônus de dano) = Dano do golpe que gera a reação;
  • Dano do golpe que gera a reação x (1+ % do dano crítico) = Dano do golpe que gera a reação com crítico.
Nesse sentido, o Ataque total engloba o ataque base do personagem e todos os valores fixos e porcentagens de bônus de ataque. Já a porcentagem da habilidade pode ser vista na aba de talentos do personagem. Por fim, o bônus de dano diz respeito aos efeitos concedidos por armas, artefatos e talentos que não sejam específicos para reação, como bônus de dano Pyro, bônus de dano de ataque normal ou bônus de dano de ataque carregado. 

As reações Dendro de Catalisação

Além das reações com o elemento Dendro que já foram mencionadas, temos a Catalisação, que serve basicamente para marcar o oponente e possibilitar a criação de duas novas combinações que veremos a seguir.

Catalisação

A reação de Catalisação acontece quando atingimos um inimigo infligido por Dendro com um ataque Electro, ou vice-versa. Ela não causa dano, mas deixa os inimigos com o estado de Aceleração. Atingir com um ataque de Dendro ou Electro um adversário que está nesse estado causa dois novos tipos de ressonância.

Propagação

Quando um inimigo “acelerado” é atingido novamente por Dendro, ocorre a reação de Propagação. O efeito dela é basicamente aumentar o dano desse ataque Dendro.

Intensificação

A Intensificação acontece quando um inimigo “acelerado” é atingido por um ataque Electro. Essa reação também é simples e aumenta o dano desse golpe elétrico.

Vale destacar que os inimigos permanecem um tempo com o estado de aceleração, permitindo que várias reações de Propagação e Intensificação sejam desencadeadas seguidamente. Além disso, como essas reações apenas fortalecem o golpe Dendro ou Electro, podemos realizar golpes críticos.

Essas reações também possuem um valor de multiplicação base e um valor de dano fixo baseado no nível do personagem. A diferença é que o valor final deste cálculo será somado com o dano do ataque Dendro ou Electro que ativou a Propagação ou a Intensificação. Os valores podem ser conferidos abaixo:
  • 1.15 - Intensificação;
  • 1.25 - Propagação.
Valores fixos dos níveis (Intensificação): Lvl 1: 19.74; Lvl 50: 372.14; Lvl 90: 1663.88.
Valores fixos dos níveis (Propagação): Lvl 1: 21.46; Lvl 50: 404.50; Lvl 90: 1808.57.

Nessas reações, o resultado obtido com a multiplicação do valor fixo baseado no nível pelo valor de multiplicação da reação é contabilizado como uma espécie de bônus de dano, sendo inserido na equação de ataque antes do dano crítico.

Considerações finais

Como deu para notar, existem mais reações que não se baseiam em atributos como ataque, dano e taxa crítica do que o contrário. Nesses casos, é muito importante que a sua Proficiência Elemental seja bem alta, pois é ela quem vai possibilitar que os danos sejam maiores. 

Com respeito às reações que se utilizam de todos os atributos de dano, é importante ter status de ataque, dano e taxa crítica altos; no entanto, a maestria elemental também não pode ser deixada de lado, pois exerce um papel igualmente fundamental. No final das contas, a Proficiência Elemental é um atributo indispensável em Genshin Impact

E você, leitor(a)? Possui alguma reação elemental preferida? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário.

Referência: Genshin Impact Wiki
Revisão: Thais Santos

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