Sega anuncia compra da Rovio por 706 milhões de euros

O ouriço azul dará as boas vindas aos pássaros zangados.

em 17/04/2023

A Sega Sammy Holdings divulgou um comunicado de sua compra da Rovio Entertainment Oyj, a empresa finlandesa dona da franquia Angry Bird. O acordo foi fechado pela soma de 706 milhões de euros (R$ 3,8 bilhões, na cotação atual) e ainda aguarda o trâmite legal para a autorização do negócio pelas autoridades da Finlândia.

O benefício mútuo almejará levar franquias da Sega para as plataformas mobile e as da Rovio para além delas, implicitamente indicando o mercado de jogos em consoles.

Veja os objetivos da aquisição, descritos no documento de divulgação:
  • Utilização do know-how diferenciado da Rovio na operação de jogos como serviço para mobile, para trazer títulos atuais e novos da SEGA para o mercado global de jogos móveis, onde há grande potencial, e muitos usuários podem ser alcançados;
    • A SEGA acredita firmemente que a plataforma da Rovio, Beacon, detém 20 anos de experiência de alto nível de especialização em operação de jogos como serviço para mobile, centrada nos Estados Unidos e Europa.
  • Expansão rápida da base de fãs de ambas as empresas, compartilhando know-how sobre expansão multimídia de personagens globais;
    • Rovio e SEGA conseguiram estender seus IPs, Angry Birds e Sonic the Hedgehog, para diversas mídias fora dos videogames, como filmes, anime e merchandising e, consequentemente, detêm uma forte base de fãs em todo o mundo, bem como know-how em expansão IP.
  • Suporte à expansão multiplataforma do IP da Rovio usando os recursos da SEGA;
    • A Rovio pretende expandir sua plataforma fora dos jogos para mobile, e a SEGA apoiará ativamente este processo através de suas capacidades.
Siga o Blast nas Redes Sociais
Victor Vitório
Admiro videogame como uma mídia de vasto potencial criativo, artístico e humano. Jogo com os filhos pequenos e a esposa; também adoro metroidvanias, souls e jogos que me surpreendam e cativem, uma satisfação que costumo encontrar nos indies. Veja minhas análises no OpenCritic.