Resident Evil 4 (Multi): guia para iniciantes

Tudo para o jogador ter sucesso nesse ótimo game de ação e terror.

em 22/04/2023

Correspondendo às expectativas, Resident Evil 4 é um remake de alta qualidade técnica e de conteúdo. Apesar das várias diferenças em relação ao original, praticamente todas elas são positivas e tornaram o novo lançamento uma experiência única. E para curtir essa grande aventura, nada melhor do que um guia repleto de dicas valiosas para quem está começando, certo? Então prepare a munição, as ervas e a coragem, pois a matéria vai começar!

Explore cada cantinho do mapa

Começando com uma dica óbvia para jogadores mais experientes: não deixe de analisar todas as partes do mapa à procura de itens, tesouros e outros segredos. RE4 é generoso se o jogador souber explorar com atenção, sobretudo se comprar os mapas do Mercador, que destacam todos os tesouros, tornando a busca mais fácil. Essa dica também é importante devido ao fato do game “trancar” certas porções do mapa conforme os capítulos avançam, tornando os itens inatingíveis após pontos específicos da história.

Dessa vida nada se leva

Para aquelas pessoas “econômicas”, ou seja, quem tem dificuldade em gastar suas pesetas ou vender tesouros para obtê-las, sugiro fortemente repensar essa prática. Adquirir novas armas e suas respectivas melhorias pode ser a diferença entre a vida e a morte, portanto não seja mesquinho e gaste a contento. Aliás, fique atento à tabela de combinações dos tesouros: certos itens podem ser combinados para que o produto final tenha um preço maior do que as partes individualmente.

Venda armas que não vão ser mais usadas

A dica anterior também se estende aos armamentos utilizados ao longo da campanha. Conforme avançamos, novos tipos de armas ficam disponíveis, tornando as anteriores subutilizadas. Nesses casos, vale a pena vendê-las para obter uma graninha extra. Aproveite, por exemplo, e compre Sprays de Primeiros Socorros, pois eles só estão disponíveis uma vez por capítulo.

Fique atento aos sinais da tela

Resident Evil 4 apresenta diversos tipos de informações úteis na tela, sobretudo no momento das lutas. O comando de parry (mais sobre ele em seguida) e a possibilidade de atacar fisicamente os inimigos estão entre os mais importantes. Tão logo eles apareçam, é importante acionar o botão correspondente para aproveitar a oportunidade.
 
Por exemplo: atirar nas pernas dos inimigos pode disparar um comando na tela para um ataque físico. Se acionado pela frente do inimigo, o ataque físico resulta num chute; se pelas costas, pode resultar num suplex ainda mais mortal. Alguns inimigos grandes não permitem esse recurso e também são atingidos por um chute, mas vale a pena experimentar.

Economizar é preciso

As indicações na tela normalmente ajudam Leon a realizar ações sem depender das armas, ou seja, poupando munição. Tal política é uma ótima pedida, permitindo que o jogador conte com mais “bala na agulha” nos momentos mais decisivos. Uma dica valiosa nesse quesito é agachar e atacar os inimigos sorrateiramente, finalizando-os na hora com a faca. Outras alternativas são levá-los em direção a armadilhas e até mesmo atirar nos objetos que eles seguram, como dinamites e coquetéis molotov, para causar mais dano.

Faca pra que te quero

Com o maior destaque dado ao uso de lâminas, é importante cuidar bem da sua faca. Melhorar a durabilidade dela é fundamental, assim como consertá-la no Mercador sempre que for possível. Além disso, ter algumas facas de cozinha, que são descartadas após alguns usos, é uma boa saída para sempre ter alguma lâmina à disposição para finalizar um inimigo ou executar um parry.

Parry

Falando nele, esse aviso vale principalmente para os jogadores veteranos no Resident Evil 4 original, em que o recurso de parry não existia. A fiel faca de Leon (e as descartáveis encontradas pelos cenários) permitem defender golpes dos inimigos – incluindo alguns que seriam mortais – e por vezes até mesmo criar aberturas para um contra-ataque. O movimento é fundamental para ter sucesso durante a campanha do game, visto que ele pode ser executado tanto em inimigos comuns quanto em chefes.

Tenha um arsenal à sua disposição

Leon precisa gerenciar os itens e equipamentos disponíveis por meio do espaço disponível em uma maleta. Ela pode ser atualizada de tamanho, mas ele sempre será limitado e precisará ser devidamente gerenciado. As prioridades devem ser sempre as armas e as munições, visto que os combates podem ser bastante intensos e consumi-las rapidamente.
 
Em particular, sugiro ao menos quatro armas diferentes à disposição. O game fornece munições de forma aleatória, mesmo que o equipamento não esteja na maleta. Além disso, eles oferecem habilidades distintas para cada situação: escopeta para controle de área, carabina para tiros precisos e/ou a distância, Magnum para maior dano, etc.

Melhore as suas armas

Lembra da dica de vender as armas antigas? Ainda nesse tópico, pode parecer pouco interessante gastar recursos para melhorar os armamentos para logo em seguida vendê-los. Felizmente, aqui temos uma situação bastante favorável: o retorno ao negociar itens aprimorados praticamente compensa em 100% o valor investido. Portanto, melhore sem dó as armas da sua preferência (sugestão para a pistola, cuja munição é mais abundante).

Recarregue sempre que possível

Aproveite qualquer momento possível para recarregar, lembrando de fazer isso para todas as armas equipadas. É fácil ignorar que ainda existe alguma munição disponível para tal fim e nada é pior do que faltar aquele último tiro em um combate. Fique atento à quantidade de Pólvora e Recursos, que possibilitam a criação de mais munições, focando sempre nos calibres mais raros, como a Magnum e o Fúzil.

Recarregue sempre que possível (2)

Calma, não é nenhum erro que os subtítulos sejam iguais: dentre as várias novidades em relação ao original, Resident Evil 4 conta com salvamentos automáticos (não disponíveis na dificuldade mais alta) entre momentos-chave de cada capítulo. Ou seja, é possível utilizar esses checkpoints para recarregar o jogo caso, por exemplo, tenhamos gastado munição em excesso por desatenção em algum encontro.

Conclua as missões do Mercador

RE4 conta com diversas tarefas secundárias para serem concluídas, permitindo ao jogador obter como recompensa Espinélios, que por sua vez podem ser trocados por vários tipos de itens úteis: ervas, tesouros, armas, etc. Em particular, os mapas que mostram a localização dos tesouros pelos cenários são muito valiosos.

Gaste um tempo na Galeria de Tiro

Essa dica é a famosa “duas pelo preço de uma”. Além de ser muito divertida, a Galeria de Tiro tem objetivos que, ao serem cumpridos, rendem fichas. Elas podem, por sua vez, ser usadas para obter chaveiros com efeitos passivos úteis. Até três podem ser equipados por vez, incluindo habilidades como descontos na loja, ervas mais eficientes e até um aumento na velocidade de movimento.

Gerencie a sua maleta

Como dito anteriormente, armas e munições são a prioridade no seu inventário. Entretanto, sempre haverá outros itens disponíveis que também terão suas próprias utilidades. Alguns exemplos importantes: ervas coloridas, que afetam a vida de Leon e podem ser misturadas de várias formas, com destaque para a combinação das três cores diferentes para potencializar os seus efeitos; granadas, incluindo as de luz, que matam com inimigos parasitas na cabeça imediatamente; itens comestíveis como ovos, víboras e peixes, todos com capacidade de recuperação de vida.

Ashley (quase) independente

Enquanto várias porções do jogo colocam a jovem filha do presidente norte-americano sob a proteção do jogador, a tarefa não é tão ingrata como já foi no original. Ela consegue se virar bem, incluindo escapar de armadilhas, pular de locais altos e desviar de projéteis. Dito isso, não espere que ela seja uma agente secreta: confira a condição dela eventualmente e cuidado para não acertá-la (ou deixar alguém fazê-lo) quando ela estiver incapacitada, pois é game over na certa.

Faça uso das configurações

Por fim, uma dica muitas vezes negligenciada por quem gosta de partir direto para a jogatina. O game conta com uma generosa variedade de opções nas suas configurações, incluindo esquemas de controle, auxílio na mira, legendas, câmeras, HUD, entre tantas outras. Ou seja, muitas alternativas para tornar a jogatina mais acessível e confortável.
E aí, leitor? Gostou das dicas para Resident Evil 4? Faltou alguma sugestão? Deixe a tua opinião.
Revisão: Davi Sousa
Siga o Blast nas Redes Sociais
Matheus Senna de Oliveira
é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).