Há muito tempo, em uma galáxia muito distante… Bom, nem tanto. Em novembro de 2019, o mundo recebia Star Wars Jedi: Fallen Order. O jogo trouxe muitas novidades para o universo criado por George Lucas para os videogames. Uma nova história, um novo herói e um título que se tornou o novo expoente de Star Wars no mundo dos games.
Rapidamente, a aventura estrelada pelo então desconhecido Cal Kestis se tornou um favorito dos fãs da franquia, incluindo este que vos escreve, com uma história envolvente e um estilo de gameplay que deu muito certo para os padrões de qualidade que Star Wars merece atualmente.
Em maio de 2022, fomos agraciados com a confirmação de que um novo jogo estava em desenvolvimento, uma continuação da saga de Cal e sua luta pela liberdade em uma nova aventura. Nesta prévia, vamos conferir um pouco mais sobre o que sabemos, o que queremos e o que esperamos de Star Wars Jedi: Survivor.
Uma luta interminável contra a escuridão
Cinco anos se passaram desde a investida de Cal Kestis à fortaleza dos Inquisidores nos momentos finais de Star Wars Jedi: Fallen Order. Com a ajuda de Cere Junda, do capitão Greez e da irmã da noite Merrin, o rapaz conseguiu escapar com o valioso Holocron de Eno Cordova, que possuía informações sobre crianças sensitivas à Força que poderiam se tornar uma nova geração de Jedi.Cal e seus amigos no final de Star Wars Jedi: Fallen Order |
Diferente da situação que vivia até sua fuga de Bracca cinco anos atrás, Cal superou seus traumas de quando presenciou o extermínio dos Jedi durante o expurgo e não precisa mais esconder quem realmente é. Agora um notável cavaleiro Jedi, detentor de habilidades de combate únicas e poderosas, se tornou uma das maiores ameaças ao Império e uma preocupação constante para a opressora força que continua espalhando sua sombria e tirana doutrina pela galáxia.
Cal e seu valente e inseparável amigo BD-1 |
Sua nova jornada o levará a mundos já conhecidos por nós e outros novos. Um exemplo está no trailer mais recente, em que vemos Cal em Coruscant, planeta capital da República que há poucos anos foi tomado pelo Império. Uma das novas localidades é Koboh, um planeta montanhoso que serviu de cenário para muitos dos trechos de gameplay já apresentados em vídeos e imagens oficiais.
Coruscant, a antiga capital da República |
Uma experiência aprimorada
A Respawn Entertainment, que está à frente do desenvolvimento de Star Wars Jedi: Survivor, já revelou em entrevistas que o objetivo na sequência é criar o que eles próprios chamam de “Jedi 2.0”, ou seja, uma versão totalmente melhorada da experiência de jogabilidade apresentada em Star Wars Jedi: Fallen Order.Em princípio, a equipe “terminou” o desenvolvimento do combate de Cal. No primeiro jogo, o jovem possui apenas duas posturas de combate, sendo uma delas obtida bem depois da metade da campanha principal. Em Survivor, Cal terá à sua disposição um total de cinco posturas, sendo três delas já disponíveis desde o início da campanha.
Cal já contará com todas as habilidades que aprendeu em Fallen Order desde o início do jogo |
A quarta postura, chamada de Cross Guard, permitirá que Cal lute com um sabre de luz aprimorado, com uma “lâmina” maior, por assim dizer, semelhante à usada pelo personagem Kylo Ren nos filmes mais recentes da saga. Essa postura permitirá ataques mais fortes, porém mais lentos, e ao custo de uma defesa menos eficiente. Possui alto risco, mas recompensas maiores, visto que é a mais poderosa ofensivamente.
A quinta postura será uma forma de luta pouco convencional para o padrão dos Jedi, em que Cal lutará com um sabre de luz e seu blaster. A equipe da Respawn ainda não deu muitos detalhes sobre como será esse estilo de luta, revelando apenas que ele tem como base o ataque à distância.
Inimigos novos e mais poderosos cruzarão o caminho do Jedi |
Outras novidades já confirmadas para a experiência de jogo em Survivor serão a capacidade de usar animais como montaria para explorar os planetas, além de mapas mais detalhados e cheios de coisas para descobrir. Coletar itens ou usar mais da habilidade única de psicometria, permitindo que sinta Ecos da Força para saber, por meio de objetos ou restos mortais, o que aconteceu em determinadas ocasiões, também são atividades que não ficarão de fora.
A interação com os aliados serão uma novidade no gameplay |
Uma trama cheia de mistérios
Algo que também deverá atrair muito nossa atenção é o roteiro de Star Wars Jedi: Surviror. Assim como seu antecessor, a história do jogo é canônica com o lore de Star Wars. Para ajudá-lo a se situar, os acontecimentos se passam entre os episódios III (A Vingança dos Sith) e IV (Uma Nova Esperança) da série principal, e Rogue One. Nesse período também temos os acontecimentos das séries Obi-Wan Kenobi (2022) e Andor (2022).A trama nos envolverá em uma série de questões sobre os ideais de Cal Kestis em sua luta pela liberdade. Assim como a Aliança Rebelde, que até então aparenta não existir da forma como a conhecemos nos filmes; mas já temos vislumbres de grupos opositores ao Império desde o primeiro jogo, como o liderado por Saw Gerrera em Kashyyyk.
Cal Kestis e a irmã da noite Merrin |
Cere Junda ainda está presente para guiar o herói em sua cruzada |
Mas o mistério maior fica por conta das novas ameaças que Cal enfrentará em sua jornada. A única da qual já temos alguma informação é o brutamontes Rayvis. Ele é um Gen’dai, uma raça de nômades intergalácticos que são quase indestrutíveis e que são capazes de viver por milhares de anos.
Essas criaturas fortemente blindadas são notoriamente difíceis de matar. Sua raça atuou com o Conde Dookan e os Separatistas durante as Guerras Clônicas, e pelo visto Rayvis é um dos que ainda estão na ativa e agora parece servir ao Império.
Rayvis e o homem misterioso aparentam possuir algum interesse em comum |
O que chama a atenção, e agora indo um pouco mais a fundo nesse mistério, nem é o fato de ele não ter um dos braços, mas um detalhe que pode ter passado despercebido para a grande maioria das pessoas que assistiram ao trailer mais recente. O homem usa uma espécie de túnica com uma característica cor dourada e um brasão da Alta República, algo que precede a Ordem Jedi muitos anos antes mesmo de Cal Kestis nascer, além de também saber lutar com um sabre de luz.
A identidade e as intenções do homem são um grande mistério |
“Enquanto lutarmos, a esperança sobrevive.”
Com base em tudo que já sabemos e estamos presumindo, Star Wars Jedi: Survivor tem tudo para se tornar a melhor experiência da franquia já feita para os videogames. Não será uma tarefa das mais fáceis, mas, com o ótimo retrospecto do primeiro jogo, somado ao talento crescente da equipe da Respawn Entertainment, a confiança de que receberemos mais um ótimo jogo situado em uma galáxia tão distante só aumenta, e a expectativa vem de carona.O talento de Cameron Monaghan, intérprete de Cal Kestis e fã declarado de Star Wars, lidera o elenco de astros do jogo, que conta com o retorno de Debra Wilson (Cere Junda), Tina Ivlev (Merrin) e Daniel Roebuck (Greez). Se o próprio Cal Kestis disse durante o trailer de revelação do jogo na cerimônia do TGA do ano passado que este é o melhor jogo de Star Wars de todos os tempos, quem sou eu para duvidar, não é mesmo?
Como um fã de longa data de Star Wars, fico feliz em ver o rumo que os jogos da série estão tomando após um período sombrio e em ver que a própria EA, que também está publicando Star Wars Jedi: Survivor, está dando a importância e a seriedade que a franquia precisa nesse segmento. Acredito que receberemos o melhor jogo de Star Wars da história. E que a Força esteja conosco para curtimos juntos mais esta grande aventura.
Star Wars Jedi: Survivor será lançado em 28 de abril para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.