Ludum Dare: um dos maiores game jams do mundo terá sua próxima edição em 28 de abril

Crie jogos rapidamente, sozinho ou em equipe.

em 19/04/2023

Game jams
são eventos em que os participantes devem criar jogos em um curto período de tempo, gerando uma enorme biblioteca que pode ser jogada e avaliada pelo público. O objetivo maior é prover desafios pessoais para criar engajamento nas comunidades de criadores de jogos e aspirantes a desenvolvedores.

Em um game jam, seu protótipo de jogo tentará chamar a atenção em meio a uma grande vitrine, sendo um ótimo ambiente para experimentar novas ideias, desenvolvedores testarem os trabalhos uns dos outros, fornecerem feedback, trocarem experiências e formarem novas equipes. Vários jogos conhecidos no meio independente tiveram início em um game jam e mostraram-se como ideias viáveis para jogos completos e comercializáveis, como Celeste, Goat Simulator, Baba is You e Surgeon Simulator.

Ludum Dare é um dos maiores game jams online do mundo. O nome vem do latim "ofertar um jogo", uma visão concretizada nos mais de 5.000 títulos criados a cada edição. É comum que esses eventos tenham um tema específico, revelado apenas na abertura, mas, nesse caso, o tema não é obrigatório, servindo mais como uma proposta de ponto de partida e uma categoria extra para avaliação.

Para participar, basta se cadastrar na página do Ludum Dare e aguardar o início, na sexta-feira, 28 de abril, às 22h (horário de Brasília). Tradicionalmente, o evento acontece em dois formatos, mas a próxima edição terá uma terceira proposta:
  • The Jam: trabalhe sozinho ou em equipe no prazo de 72 horas, podendo usar elementos previamente construídos, como para o som, os gráficos e o código base.
  • Compo: é o "hard mode", em que você deve trabalhar sozinho e construir todos os elementos do seu jogo a partir do zero, como um compositor; tudo em 48 horas.
  • Extra: novo formato, é como The Jam, mas com prazo máximo de três semanas.
Todos os participantes podem avaliar os demais jogos nas seguintes categorias:
  • Inovação: O inesperado. Coisas em uma combinação única, ou algo tão diferente que é notável.
  • Diversão: O quanto você gostou de jogar. Você olhou para o relógio e descobriu que havia passado cinco horas?
  • Tema: Quão bem um jogo se adequa ao tema. Ele faz algo criativo ou inesperado com o tema?
  • Gráficos: Quão bom é o visual do jogo ou quão eficaz é o estilo visual. Belas obras de arte, excelentes gráficos gerados ou geométricos, encantadora programmer art, etc.
  • Áudio: Quão bom é o som do jogo ou quão eficaz é o design de som. Trilha sonora cativante, efeitos sonoros adequados ao visual, dublagens, etc.
  • Humor: Quão cômico é o jogo. Diálogos engraçados, sons divertidos ou o jogo é tão ruim que é bom?
  • Clima: Narrativa, emoção e vibe que você sente enquanto joga.
  • Geral: Sua opinião geral sobre o jogo, em todos os aspectos importantes para você.
Fonte: Ludum Dare
Siga o Blast nas Redes Sociais
Victor Vitório
Admiro videogame como uma mídia de vasto potencial criativo, artístico e humano. Jogo com os filhos pequenos e a esposa; também adoro metroidvanias, souls e jogos que me surpreendam e cativem, uma satisfação que costumo encontrar nos indies. Veja minhas análises no OpenCritic.